Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

voopoo
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 mai 2019, 17:15
Localização: Aveiro

Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por voopoo »

Olá,

Pedia ajuda nesta situação a quem puder.
Será expectável o diferencial (julgo que seja - assinalei-o nas fotos) do meu quadro eléctrico disparar por uma avaria no forno eléctrico da casa do vizinho (casa geminada) ou não seria de todo suposto acontecer?

Obrigado pela atenção
Paulo
Anexos
IMG_20190522_173010.jpg
IMG_20190522_172953.jpg
IMG_20190522_172932.jpg


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por joao-pt »

É um interruptor diferencial de 30 mA. É o único diferencial na instalação? Esse diferencial está a dar proteção em que circuitos?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por lcmmonteiro »

Se o seu diferencial atua é porque existe um "parasita" na sua instalação.

Deve analisar se esse ID está a proteger todos os circuitos desse quadro ou só alguns.

Bem como tentar identificar o momento em que o ID atua. Se é por defeito na sua instalação ou se por defeito da rede ou até mesmo do condutor terra do edifício. Por vezes também acontece o ID já ter alguns anos e poder já ter algum defeito.

Existem alguns casos em que em instalações partilhadas podem interverir com outras mas são casos isolados e que devem ser devidamente analisados.

No entanto duvido muito que o problema que indica na casa do vizinho esteja a interverir na sua instalação. Contudo e como referi por vezes em algumas instalações deficientes tais como as muito antigas podem surgir casos semelhantes
voopoo
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 mai 2019, 17:15
Localização: Aveiro

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por voopoo »

joao-pt Escreveu: 22 mai 2019, 18:50 É um interruptor diferencial de 30 mA. É o único diferencial na instalação? Esse diferencial está a dar proteção em que circuitos?
Olá João muito obrigado por responder/ajudar.

Eu penso que seja o único porque quando este se desliga, fico sem electricidade na casa, parece dar protecção a todos os restantes circuitos (tomadas e lâmpadas).

Os outros 2 disjuntores ao lado desse tal diferencial desligam lâmpadas:
Diferencial / Lâmpadas (Quarto+Wc) / Lâmpadas (Sala + cozinha + hall + corredor)
voopoo
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 mai 2019, 17:15
Localização: Aveiro

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por voopoo »

lcmmonteiro Escreveu: 22 mai 2019, 21:23 Se o seu diferencial atua é porque existe um "parasita" na sua instalação.

Deve analisar se esse ID está a proteger todos os circuitos desse quadro ou só alguns.

Bem como tentar identificar o momento em que o ID atua. Se é por defeito na sua instalação ou se por defeito da rede ou até mesmo do condutor terra do edifício. Por vezes também acontece o ID já ter alguns anos e poder já ter algum defeito.

Existem alguns casos em que em instalações partilhadas podem interverir com outras mas são casos isolados e que devem ser devidamente analisados.

No entanto duvido muito que o problema que indica na casa do vizinho esteja a interverir na sua instalação. Contudo e como referi por vezes em algumas instalações deficientes tais como as muito antigas podem surgir casos semelhantes
Olá cmmonteiro,

Obrigado por responder/ajudar.
Aparentemente estará a proteger todos os restantes circuitos, porque ao desligar esse desliga tudo na casa.

Suspeito que possa ser do condutor terra do edifício mas como já tivemos outras experiências fora do comum nesta casa (ex1: existia um cabo que vinha do nosso quadro e que ia fornecer energia a um motor de água do vizinho e que entretanto já desliguei da derivação que havia no sotão)/ ex2: desligar a luz da cozinha provocava interferência na TV da sala / ex3:quadro disparar dia sim dia não às 7:10 - estes 2 úiltimos exemplos deixaram de ocorrer sem intervenção) fiz a pergunta;

Pela lógica que segui, se a minha instalação é realmente independente da do vizinho a minha electricidade não deveria de disparar por um problema eléctrico na casa dele. Mas pelo que estou a entender pode então acontecer e não significar que haja partilha de instalação das 2 habitações.

Tirei umas fotos do que está no hall / contadores de electricidade caso dê mais alguns ideias.
Isto são duas casas geminadas em que a as garagens estavam a alugar a terceiros daí os 4 contadores.

Muito Obrigado por tudo
Paulo
Anexos
IMG_20190523_180352.jpg
IMG_20190523_180337.jpg
IMG_20190523_180326.jpg
IMG_20190523_180319.jpg
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por joao-pt »

A minha recomendação é que chames um eletricista para ver toda a instalação. Se possível, separar alguns circuitos e colocar mais um diferencial.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por lcmmonteiro »

As fotos mostram algumas curiosidades

Na primeira foto no lugar do dcp tem cabos com ligadores porque?

Na foto dos contadores e pode até ser pelo reflexo mas parece me que há por aí algo de errado...

Parece me que há umas misturas aí pelo meio...

Contacte alguém devidamente credenciado para analisar essa instalação coletiva e individual...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por Mário »

Boas

O disjuntor é trifásico, o contrato é de trifásico?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
voopoo
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 mai 2019, 17:15
Localização: Aveiro

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por voopoo »

joao-pt Escreveu: 23 mai 2019, 18:50 A minha recomendação é que chames um eletricista para ver toda a instalação. Se possível, separar alguns circuitos e colocar mais um diferencial.
Ok obrigado !

cumprimentos
Paulo
voopoo
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 mai 2019, 17:15
Localização: Aveiro

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por voopoo »

lcmmonteiro Escreveu: 23 mai 2019, 19:10 As fotos mostram algumas curiosidades

Na primeira foto no lugar do dcp tem cabos com ligadores porque?

Na foto dos contadores e pode até ser pelo reflexo mas parece me que há por aí algo de errado...

Parece me que há umas misturas aí pelo meio...

Contacte alguém devidamente credenciado para analisar essa instalação coletiva e individual...
Pois.. também não faço ideia, vai para um tubo e desconheço o resto do percurso...
A vontade tem vindo a ser essa realmente mas o tempo vai passando e só nos lembramos quando ocorrem anomalias.

Obrigado pela ajuda
Cumprimentos
Paulo
voopoo
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 mai 2019, 17:15
Localização: Aveiro

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por voopoo »

Mário Escreveu: 23 mai 2019, 21:05 Boas

O disjuntor é trifásico, o contrato é de trifásico?

Cump.
Mário
Olá Mário e obrigado por responder.
Não sei precisar.

O disjuntor (pelo aquilo que encontrei da referência 607166 é da série NIP e indica ser de 2P classe AC tipo BPC240/030 ) como poderei verificar se será trifásico? Não tenho acesso ao contrato e na factura só consigo ver potência contratada/CPE.
(anexei imagens )

Cumprimentos
Paulo
Anexos
id disjuntor 607166 - 2.png
id disjuntor 607166.png
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por lcmmonteiro »

Não esse disjuntor que o Mário referiu mas sim o da EDP o dcp o limitador de potencia

Pelo tamanho parece ser de 4 pólos normalmente utilizado em contratos trifásicos.
voopoo
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 22 mai 2019, 17:15
Localização: Aveiro

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por voopoo »

Ois de novo e obrigado,

Anexei fotos, não sei se o DCP será o contador que é onde consigo aceder no menu e ver que está configurado com 6.90 kVas
O equipamento é o ZIV modelo 5CTM e na tabela diz single phase portanto não deve ser trifásico!
Anexos
ziv 5ctm.png
ziv 5ctm.png (376.46 KiB) Visto 1961 vezes
ziv 5ctm tos.png
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por lcmmonteiro »

Está última imagem é o contador de energia.

Os novos modelos já contemplam o limitador de potencia.

A questão era relativamente à sua primeira foto onde mostra o quadro. Ai sim tem um DCP que aparenta ser trifásico.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Diferencial dispara - avaria no forno de vizinho

Mensagem por Mário »

Boas
lcmmonteiro Escreveu: 28 mai 2019, 07:52 Está última imagem é o contador de energia.
Os novos modelos já contemplam o limitador de potencia.
A questão era relativamente à sua primeira foto onde mostra o quadro. Ai sim tem um DCP que aparenta ser trifásico.
Sim, é tetrapolar. Se quando do projecto eléctrico era para ser trifásico, não vejo nenhum disjuntor trifásico mas também não faz falta, se não houver motores trifásicos.
Devem ter feito contrato de mono, mas não vejo nada para que tenham posto o DCP tetrapolar.

Como vá foi dito, tem que chamar um técnico de electricidade para inspecionar a instalação eléctrica toda.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”