Comutador de escada duplo - lexman

walkabouts999
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 07 ago 2021, 22:52
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes

Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por walkabouts999 »

Boa noite a todos!

A dúvida que tenho, peço desculpa se já alguém a respondeu mas honestamente não consigo resolver com as soluções de outros posts.

Comprei este comutador na Leroy, para substituir um antigo que estava rachado mas não estou a conseguir o que pretendo. O anterior, um interruptor duplo, ligava independente a luz da cozinha e a luz do armário. Com este adaptador não estou a “atinar”.. da parede saem 3 fios , 1 de fase e mais 2, o da cozinha e o do armário.

Eu presumo que preciso de fazer uma ponte algures, mas quando o faço, só consigo è acender as duas luzes em simultâneo..

Por favor, alguém “iluminado” que me ajude?

Imagem


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por lcmmonteiro »

Bom dia.

Indica que precisa de um comutador de lustre para acender e apagar dois pontos de luz individuais.

No entanto a foto que partilha e de um comutador de escada duplo.

Neste caso necessita ligar a fase no ponto 2 e 5 por forma a alimentar as duas comutações.

Depois um dos outros 2 retornos fios pode ligar no 1 ou 4 e o outro fio no 3 ou 6.

Espero ter sido útil.

Cumprimentos
walkabouts999
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 07 ago 2021, 22:52
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes

Re: Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por walkabouts999 »

lcmmonteiro Escreveu: 08 ago 2021, 09:16 Bom dia.

Indica que precisa de um comutador de lustre para acender e apagar dois pontos de luz individuais.

No entanto a foto que partilha e de um comutador de escada duplo.

Neste caso necessita ligar a fase no ponto 2 e 5 por forma a alimentar as duas comutações.

Depois um dos outros 2 retornos fios pode ligar no 1 ou 4 e o outro fio no 3 ou 6.

Espero ter sido útil.

Cumprimentos
Caro lcmmonteiro, muito mas muito obrigado! Problema resolvido! Profundamente agradecido pela pronta e certeira resposta!
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " walkabouts999 "


Espero que já tenha executado as ligações corretas, para que tudo fique bem depois de todo o tempo de espera de uma resposta condizente.

Então vamos lá ao que interessa.

1º - Pela imagem postada, direi que se trata de um comutador de escada duplo e, o que o amigo pretende é um comutador de lustre.


2º - Um comutador de escada duplo poderá exercer as mesmas funções de um comutador de lustre, desde que esteja bem ligado.


3º - Desde que a fase entre pelo 1 deverá sair pelo número 6 e assim trabalha como um comutador de lustre.

Espero ter ajudado.

Cptos

JAG
walkabouts999
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 07 ago 2021, 22:52
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes

Re: Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por walkabouts999 »

Boas Faiante!

Graças ao vosso pronto auxílio está tudo a funcionar como pretendido! Muito obrigado pelo apoio desta comunidade muito especial! Peço desculpa de ter aparecido “à papo-seco” sem uma apresentação, mas estava mesmo a dar um nó na cabeça!

Mil agradecimentos e zero choques para todos!
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro " walkabouts999 "

Sempre ao dispor, não só do amigo mas de todos aqueles que mais precisam.

O meu bem haja amigo!

Cptos

JAG
Caneco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 11 mar 2022, 20:01
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por Caneco »

Boa noite.
Peço a vossa ajuda para resolver aqui um quebra-cabeças.
Tenho um comutador de escada dupla (da Schneider série Miluz ED) para ligar dois pontos de luz. Tenho dois fios castanhos e um preto e só estou a conseguir ligar cada uma individualmente. Tenho seis buracos em cima e seis em baixo. Em cima, da esquerda para a direita, diz 2 1 2. Em baixo, da esquerda para a direita 1 2 1.
Obrigada.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por luisilva78 »

Será isto?
IMG_2258.jpg
Se sim, tem que ligar o fio preto em (1), fazer uma ponte entre os dois terminais (1) e ligar os castanhos nos terminais L1 e L2.
Caneco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 11 mar 2022, 20:01
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por Caneco »

É isto mesmo, @luissilva78. Funcionou! Espectacular, muito obrigada pela sua ajuda e disponibilidade.
Mas agora tenho aqui outros 3 ou 4 quebra cabeças, pois não são iguais. Têm muitos mais fios.
Indo por partes. Por exemplo no meu Hall de entrada, tenho dois interruptores (um em cada parede) que servem para acender e apagar quatro luzes led no tecto.
Num queria ligar um comutador simples. O que tenho lá dentro agora Tem 3 fios, dois castanhos e um preto.
Como devo proceder?
O outro é mais complexo. Tem quatro fios castanhos e um preto. Como ligar a este comutador de escada duplo da Scheider?
Obrigada!
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por luisilva78 »

No caso anterior o que tinha era um comutador de lustre e foi substituído por um comutador de escada duplo.
O comutador de escada, permite acender e apagar o mesmo ponto de luz em 2 pontos diferente (no fundo e no cimo das escadas, por exemplo). Isto apenas para se perceber is nomes que têm cada aparelho (não sei o que é um comutador simples)
Nesse sitio onde tem 3 fios devia estar montado um comutador de escada, o outro devia ser um comutador de escada duplo.
Sendo assim, no primeiro caso, deve ligar o preto em L1 e os 2 castanhos em (1) e (2).
No segundo caso, deve ligar os pretos, um em L1 e o outro em L2. Os castanhos liga em (1) e (2). Apenas tem que achar os pares correctos (a esta distância não consigo).
Caneco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 11 mar 2022, 20:01
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por Caneco »

Obrigada pela prontidão.
Consegui ligar o comutador de escada que tinha só os 3 fios.
Mas quando o comutador de escada duplo está desligado o outro deixa de funcionar. E vice versa.

Nesta ligação do comutador de escada duplo há 5 fios. Afinal só um é preto, os outros quatro são castanhos, embora me pareça que sejam 2 de fase pois têm corrente.

Na verdade este comutador de escada duplo deveria estar a ligar dois pontos de luz, o do Hall e um no exterior da casa.

Não sei se esta descrição ajuda a que se faça luz…

Ligando os quatro fios como me disse, fica um a sobrar.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por luisilva78 »

Agora baralhei-me. Falou em comutador de escada duplo e não reparei que tinha falado de 5 fios (4 castanhos e 1 preto). Se é assim isso deve ser um inversor de grupo. Quantas teclas tinha o aparelho original? 2 ou 1?
Se for um inversor de gruip tem que trocar por outro igual se não isso não vai funcionar.
Caneco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 8
Registado: 11 mar 2022, 20:01
Localização: Lisboa
Enviou: 2 vezes

Re: Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por Caneco »

Ai caramba, a minha nabice. O original tinha duas teclas (uma ligava a luz do Hall, outra a do exterior).
Isto quer dizer que com esta peça (comutador de escada duplo ) não funciona? Só mesmo com o inversor de grupo?
Obrigada mais uma vez!
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por luisilva78 »

Se o original tinha 2 teclas, então tem o aparelho certo. Sendo assim, isso está a fazer de interruptor + comutador de escada. O preto deverá ser a fase "do interruptor". 2 dos castanhos serão saídas para os pontos de luz; os outros 2 castanhos deverão ser os que fazem a comutação.
Sendo assim, 1 dos que faz a comutação deverá ter fase, para encontrar o outro, actuando o outro comutador deve trocar. Esses 2 são ligados no (1) e no (2). O preto liga no outro (1). Os castanhos dos pontos de luz liga nos L1 e L2.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 288
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Comutador de escada duplo - lexman

Mensagem por mromeiro »

Para ajudar a perceber para que servem os vários fios, o porquê de entrar 1 do e sairem 2, etc., envio uma imagem de um esquema de comutação de escada (retirada da página https://faimelectrico.blogs.sapo.pt/4929.html ).
Anexos
015 - Comutacao Escada.JPG
015 - Comutacao Escada.JPG (18.28 KiB) Visto 14882 vezes
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”