Comutação de escada em 3 pontos

rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por rainbow »

sepviri Escreveu: 21 abr 2021, 18:25 Agradeço a sugestão mas não quero abdicar de ter a possibilidade manual de ligar/desligar as luzes. E além disso não previ tubagem no tecto para esse PIR, e não quero colocar calhas tecnicas quando tenho outras alternativas dentro da tubagem exstente.

Acho que vou tentar a ideia do BlackMetal descrita no ficheiro IMG_20210419_0002.pdf.
Por acaso alguém vê algum problema nesse esquema?
Boa noite.
Como já foi referido por dois colegas, poderá acontecer que a luz fique ligada (até se aperceber de tal), uma vez que não conseguirá distinguir se foi ligada pelo comutador ou pelo detector.
Usando outra solução, por exemplo, um interruptor em série com o detector, ficará dependente do interruptor, sendo que a iluminação não ligará automaticamente caso o interruptor esteja desligado.
Assim de repente, sem considerar uma solução mais complexa, parece-me que haverá sempre algum "entrave".
Não analisei o esquema a fundo, mas poderá ter problemas ao "injetar" 230V na saída do detector.
Porque não quer abdicar da possibilidade de ligar ou desligar manualmente?


sepviri
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 mar 2021, 09:24
Localização: Palmela
Enviou: 1 vez

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por sepviri »

ohmico Escreveu: 21 abr 2021, 19:17 Boas,

só uma perguntinha, como é que vai distinguir se a luz está acesa pelo detector ou pelo comutador?

Ohmico
A resposta curta é: não vou!
Aparentemente não existe uma solução simples para isso, e portanto ou colocaria um sensor em série com o interruptor (e ficava dependente dele), ou coloco em paralelo e aí corro o "risco" de me esquecer que acionei as luzes pelo interruptor!
sepviri
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 18 mar 2021, 09:24
Localização: Palmela
Enviou: 1 vez

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por sepviri »

rainbow Escreveu: 21 abr 2021, 21:09
Porque não quer abdicar da possibilidade de ligar ou desligar manualmente?
Pode ser só torrice minha, não digo que não, mas caso o sensor avarie por algum motivo, com o interruptor manual tenho sempre essa alternativa.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por joao-pt »

Podes sempre instalar um telerruptor, assim nunca fica por desligar.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por rainbow »

joao-pt Escreveu: 25 abr 2021, 16:25 Podes sempre instalar um telerruptor, assim nunca fica por desligar.
Boa noite.
Pode explicar como ficaria esse circuito?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por joao-pt »

rainbow Escreveu: 25 abr 2021, 21:37
joao-pt Escreveu: 25 abr 2021, 16:25 Podes sempre instalar um telerruptor, assim nunca fica por desligar.
Boa noite.
Pode explicar como ficaria esse circuito?
Circuito normal do telerruptor (conforme imagem em anexo) e em paralelo com este circuito o circuito do sensor.
Imagem
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por ohmico »

Boas

Ohmico
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por rainbow »

joao-pt Escreveu: 26 abr 2021, 21:12
rainbow Escreveu: 25 abr 2021, 21:37
joao-pt Escreveu: 25 abr 2021, 16:25 Podes sempre instalar um telerruptor, assim nunca fica por desligar.
Boa noite.
Pode explicar como ficaria esse circuito?
Circuito normal do telerruptor (conforme imagem em anexo) e em paralelo com este circuito o circuito do sensor.
De que maneira é que o uso do telerruptor em substituição dum interruptor manual vai possibilitar que a iluminação nunca fique por desligar?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por pedro caetano »

boas. isso é um rele com temporizador? assim ja percebi . cump
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Esse aparelho parece-me ser um automàtico de escada e nao um teleruptor
Cps
A. Castro

joao-pt Escreveu: 26 abr 2021, 21:12 [quote=rainbow post_id=137676 time=1619383077 user_id=13825]
joao-pt Escreveu: 25 abr 2021, 16:25 Podes sempre instalar um telerruptor, assim nunca fica por desligar.
Boa noite.
Pode explicar como ficaria esse circuito?
Circuito normal do telerruptor (conforme imagem em anexo) e em paralelo com este circuito o circuito do sensor.
Imagem
[/quote]
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por pedro caetano »

boas . é um outro tipo de telerutor, é parecido com um automatico de escada mas não é . cump
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por joao-pt »

rainbow Escreveu: 28 abr 2021, 13:54 De que maneira é que o uso do telerruptor em substituição dum interruptor manual vai possibilitar que a iluminação nunca fique por desligar?
Um telerruptor não é a mesma coisa que um interruptor, o uso é diferente e a aplicação também. O autor do tópico pediu uma solução para o problema inicial, foram apresentadas algumas soluções, depois foi colocado o problema de não saber se a iluminação estava ligada pelos interruptores ou pelo sensor de movimento. Eu apresentei o uso do telerruptor como solução, com as devidas alterações à instalação. Atenção que não é um telerruptor qualquer, é temporizado, tal como a temporização que tem o sensor.
pedro caetano Escreveu: 28 abr 2021, 18:07 boas. isso é um rele com temporizador? assim ja percebi . cump
É um telerruptor temporizado, em inglês é relay. Mas em inglês telerruptor é relay por isso pode-se chamar também relé temporizado.
CF,Lda Escreveu: 28 abr 2021, 19:16 Vivam.
Esse aparelho parece-me ser um automàtico de escada e nao um teleruptor
Cps
A. Castro
Não é, é um telerruptor temporizado. É um Legrand 4.124.01.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por rainbow »

joao-pt Escreveu: 28 abr 2021, 22:31 Não é, é um telerruptor temporizado. É um Legrand 4.124.01.
Boa tarde.
Estive a confirmar no catálogo da Legrand. De facto, chamam-lhe telerruptor temporizado, mas na minha opinião não é mais que um automático de escada.
Para mim, um telerruptor é um dispositivo biestável, ou seja, com 2 posições estáveis (como um interruptor manual normal).
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por nelmindo »

rainbow Escreveu: 29 abr 2021, 15:08
joao-pt Escreveu: 28 abr 2021, 22:31 Não é, é um telerruptor temporizado. É um Legrand 4.124.01.
Boa tarde.
Estive a confirmar no catálogo da Legrand. De facto, chamam-lhe telerruptor temporizado, mas na minha opinião não é mais que um automático de escada.
Para mim, um telerruptor é um dispositivo biestável, ou seja, com 2 posições estáveis (como um interruptor manual normal).
Os automáticos de escada por norma não dão para anular o tempo. Aliás até costumam "somar", "zerar" ou "reiniciar" o tempo que estava a decorrer.
A designação "telerrutor temporizado" foi criado porque junta a funcionalidade do automático de escada (desligar o circuito ao fim de algum tempo) e a do telerrutor, de ligar e desligar quando o operador quiser.

Além destes ainda há os "televariadores", que são telerruptores com a função de dimmer.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Comutação de escada em 3 pontos

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Um automàtico de escada funciona de forma diferente de um teleruptor.
Como alguém jà disse, um teleruptor, a cada impulso na sua bobine, muda de estado, sem controlo de tempo...
A Legrand que lhe chame o que quiser, mas em 1990 esse dispositivo jà era comercializado pela Crouzet e era designado por temporizador.
Hà muitas agencias bancàrias, na zona norte, equipadas com esse dispositivo para controlar o funcionamento do ar condicionado durante 1a hora, depois do horàrio normal de funcionamento.
Nao divulgo o nome dessa entidade por razoes de ética, os que fazem manutençao de climatizaçao nessas agencias sabem do que falo.

Cps
A. Castro
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”