Duas lâmpadas, quatro interruptores, uma confusão

Responder
mamsalel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 18 out 2020, 18:46
Localização: Porto

Duas lâmpadas, quatro interruptores, uma confusão

Mensagem por mamsalel »

Olá meus caros!

Sou leitor de longa data e já fui muito ajudado aqui pelo fórum mas hoje registei-me porque não consigo encontrar solução para o meu problema.

No meu hall de entrada tenho 2 lâmpadas.
- Uma delas (a lâmpada A) está ligada a dois interuptores de escada que acendem ou apagam a luz quando lhes carrego (tudo normal)
- A outra lâmpada (lâmpada B) está ligada a um interruptor que também lhe permite acender/apagar (tudo normal)

O problema está no quarto interruptor: é um interruptor com dois botões (de lustre, pelo que me lembro de ler o nome) que basicamente controla tudo o resto. Um destes dois botões se estiver numa determinada posição, impede que a lâmpada A seja controlada pelos outros dois (como se fosse uma master switch). O outro botão faz o mesmo para a lâmpada B.

Gostava de conseguir que este outro interruptor fizesse o mesmo que os outros (ligar/desligar a lâmpada correspondente) sem impedir os outros de funcionar.

Muito obrigado por qualquer ajuda que me possam dar. :)


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Duas lâmpadas, quatro interruptores, uma confusão

Mensagem por pedro caetano »

boas. faça um desenho ou uma foto para se conseguir perceber, assim é de facto uma grande confusáo. cump
rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Duas lâmpadas, quatro interruptores, uma confusão

Mensagem por rio »

E principalmente se conseguires põe o número de fios em cada interruptor
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Duas lâmpadas, quatro interruptores, uma confusão

Mensagem por lcmmonteiro »

mamsalel Escreveu: 18 out 2020, 18:52 Olá meus caros!

Sou leitor de longa data e já fui muito ajudado aqui pelo fórum mas hoje registei-me porque não consigo encontrar solução para o meu problema.

No meu hall de entrada tenho 2 lâmpadas.
- Uma delas (a lâmpada A) está ligada a dois interuptores de escada que acendem ou apagam a luz quando lhes carrego (tudo normal)
- A outra lâmpada (lâmpada B) está ligada a um interruptor que também lhe permite acender/apagar (tudo normal)

O problema está no quarto interruptor: é um interruptor com dois botões (de lustre, pelo que me lembro de ler o nome) que basicamente controla tudo o resto. Um destes dois botões se estiver numa determinada posição, impede que a lâmpada A seja controlada pelos outros dois (como se fosse uma master switch). O outro botão faz o mesmo para a lâmpada B.

Gostava de conseguir que este outro interruptor fizesse o mesmo que os outros (ligar/desligar a lâmpada correspondente) sem impedir os outros de funcionar.

Muito obrigado por qualquer ajuda que me possam dar. :)
Se esse interruptor impede os 2 comutadores de escada ligar e desligar o mesmo ponto de luz então não é comutco de escada mas sim um interruptor de lustre.

A questão agora passa pelo que quer fazer?

Comndar os 2 pontos de luz através de comutação de escada ou não.

Explique o que realmente pretende.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Duas lâmpadas, quatro interruptores, uma confusão

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro "mamsalel "

Face ao seu pedido de ajuda, e após ler o texto por si publicado, permita-me que lhe faça uma pergunta?

Esse comando que permite ligar e desligar as duas lâmpadas em simultâneo, são novos ou foram trocados recentemente?

Face ao descrito, acredito apenas que será uma de duas coisas!

1º - Se o comutador de escada duplo foi trocado recentemente pode estar com as ligações trocadas. Sendo o comutador escada inicial
e nunca trabalhou bem, podemos estar perante duas opções. Ou mal ligado ou então dito aparelho é mesmo um comutador de lustre.

2º - Pode estar na presença de um comutador de lustre (este aparelho é idêntico ao comutador escada duplo) caso não exista má ligação dos
condutores ao aparelho comando de iluminação.

É muito fácil perceber se estamos perante um ou outro. Dicas para perceber as diferenças entre esles.

Um comutador e escada duplo apresenta na sua ligação duas teclas tal como o comutador de lustre. Então qual a diferença?
A diferença está na quantidade de fios a ligar (dito isto) - o comutador escada duplo apresenta na parte de trás 6 pontos de ligação,
logo apresenta 6 fios, enquanto o comutador escada apresenta apenas 3 pontos de ligação e apenas três fios para ligação.

Dado o descrito no texto parece-me haver uma má ligação nesse aparelho de duas teclas (comutador escada duplo), pois é muito comum
na execução da obra haver troca de condutores na respectiva ligação.

Cptos

JAG
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Duas lâmpadas, quatro interruptores, uma confusão

Mensagem por Faiante »

Olá amigo " mamsalel "

Peço desculpa por não ter referido uma terceira hipótese de avaria, se o dito aparelho funcionou bem até algum tempo e, deu avaria agora
poderá ter a haver com uma outra situação decorrente do espelho estar a forçar as teclas de ligação, devido a empeno que o aparelho apresente.



Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”