Ligar UPS

Responder
IFT
Curioso
Curioso
Mensagens: 76
Registado: 29 jan 2020, 12:55
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez

Ligar UPS

Mensagem por IFT »

Boa tarde.
Pretendo utilizar uma UPS de 5vKA para alimentar alguns dos circuitos em casa (algumas tomadas, alguns pontos de iluminação, etc.) qual a melhor forma? Alguém tem algo parecido em casa que possa partilhar esquemas e material necessário, sendo que a minha casa tem dois quadros, um por piso.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ligar UPS

Mensagem por joao-pt »

Antes de tudo tens de definir quais são os circuitos que ficam alimentados pela UPS, se já tens a instalação elétrica da casa feita terás de trabalhar com circuitos e não com equipamentos como seria desejável. Depois de definidos os circuitos tens de perceber se a UPS de 5kVA chega, se não chegar tens duas opções, retiras da lista alguns circuitos ou compras uma UPS de maior potência.

Além dos 5kVA há ainda a considerar outros aspetos, por exemplo a potência ativa kW (inferior aos 5kVA), a duração que pretendes (mais tempo/minutos = maior volume/mais baterias), entre outros aspetos.

A instalação terá de ser alterada para separar os circuitos alimentados pela UPS dos alimentados pela rede, alterações nos quadros elétricos, proteções, etc. É um trabalho para ser realizado por um técnico.
IFT
Curioso
Curioso
Mensagens: 76
Registado: 29 jan 2020, 12:55
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez

Re: Ligar UPS

Mensagem por IFT »

Obrigado. Tenho um eletricista que fará o trabalho, queria neste momento perceber o nível de alterações à rede existente.
A separação de circuitos tem de ser para um quadro diferente ou pode ficar no mesmo?
A ligação da UPS aos circuitos selecionados do quadro tem utilizar diferencial ou outro tipo de proteção?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ligar UPS

Mensagem por joao-pt »

Idealmente quadro de UPS. Os circuitos selecionados deverão estar protegidos. Ver também o manual/recomendações do fabricante da UPS.
eliopinto
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 04 dez 2019, 16:11
Localização: porto

Re: Ligar UPS

Mensagem por eliopinto »

O ideal é mesmo colocar outro quadro para fazer a distinção do QE/QE UPS. Assim fica um trabalho excelente. Mas ter sempre atenção as características da UPS para a sua utilização.
rnbc
Curioso
Curioso
Mensagens: 58
Registado: 26 dez 2017, 04:49
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ligar UPS

Mensagem por rnbc »

A experiência que eu tenho é com UPS industriais, e depois com pequenas, mais caseiras. Essa com 5 kVA fica no meio...

Normalmente para UPS grandes coloca-se um quadro específico alimentado pela UPS só para os circuitos assistidos. Esse quadro pode ser parte de um quadro maior, mas costuma ter uma porta separada, embora parte de um mesmo conjunto de armários.

Para as pequenas o normal é serem instaladas no mesmo armário de 19" que tem o equipamento assistido, portanto alimentam diretamente as réguas que depois alimentam o equipamento de rede, servidores, etc...

Nem sei se o RTIEBT permite um quadro com dois pontos de alimentação... mas caso permita tem de estar muito bem assinalado, senão pode dar asneira: a pessoa acha que cortou a energia e não cortou! Ou quer cortar a energia numa emergência e não consegue.

Já agora, deixe isso preparado para poder fazer bypass à UPS, porque ela vai falhar mais vezes do que imagina, e vai precisar de trocar baterias, ventoinhas, etc...
IFT
Curioso
Curioso
Mensagens: 76
Registado: 29 jan 2020, 12:55
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez

Re: Ligar UPS

Mensagem por IFT »

rnbc Escreveu: 31 jan 2020, 13:58 A experiência que eu tenho é com UPS industriais, e depois com pequenas, mais caseiras. Essa com 5 kVA fica no meio...

Normalmente para UPS grandes coloca-se um quadro específico alimentado pela UPS só para os circuitos assistidos. Esse quadro pode ser parte de um quadro maior, mas costuma ter uma porta separada, embora parte de um mesmo conjunto de armários.

Para as pequenas o normal é serem instaladas no mesmo armário de 19" que tem o equipamento assistido, portanto alimentam diretamente as réguas que depois alimentam o equipamento de rede, servidores, etc...

Nem sei se o RTIEBT permite um quadro com dois pontos de alimentação... mas caso permita tem de estar muito bem assinalado, senão pode dar asneira: a pessoa acha que cortou a energia e não cortou! Ou quer cortar a energia numa emergência e não consegue.

Já agora, deixe isso preparado para poder fazer bypass à UPS, porque ela vai falhar mais vezes do que imagina, e vai precisar de trocar baterias, ventoinhas, etc...
Agradeço mais esta partilha de informação.
Novo quadro está fora de questão, uma vez que a habitação está concluída…
A UPS em causa será da APC com os 5Kva. Devido ao elevado peso da UPS, irei excluir coloca-la no bastidor, pois apesar de ainda ter espaço, o bastidor está fixado na parede.
Em relação ao bypass também já pensei nisso, pode partilhar a forma (com material a utilizar) de o fazer?

Alguém aqui pode esclarecer se é obrigatório o quadro adicional?
dennisboy
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 15 dez 2019, 14:28
Localização: Peniche
Enviou: 1 vez

Re: Ligar UPS

Mensagem por dennisboy »

Automatic transfer switch, encontra-se muita soluções no youtube.
IFT
Curioso
Curioso
Mensagens: 76
Registado: 29 jan 2020, 12:55
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez

Re: Ligar UPS

Mensagem por IFT »

dennisboy Escreveu: 01 fev 2020, 21:39 Automatic transfer switch, encontra-se muita soluções no youtube.
Boas!
Obrigado, já vi algumas coisas sobre o assunto.
A questão do quadro separado é mesmo obrigatório?
Ou seja, tendo espaço no quadro atual, não posso passar cabos da UPS para colocar o material necessário do ATS.
Não encontrei nada da Hager sobre ATS.
Alguma recomendação de material para montar o sistema que pretendo?
Obrigado
dennisboy
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 15 dez 2019, 14:28
Localização: Peniche
Enviou: 1 vez

Re: Ligar UPS

Mensagem por dennisboy »

Nos Chinocas, mas ai não temos a Homologação Portuguesa :?
Mas acho que na hager são os ( Hager 30-40 Amp Automatic Changeover Switch )
IFT
Curioso
Curioso
Mensagens: 76
Registado: 29 jan 2020, 12:55
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez

Re: Ligar UPS

Mensagem por IFT »

dennisboy Escreveu: 04 fev 2020, 21:09 Nos Chinocas, mas ai não temos a Homologação Portuguesa :?
Mas acho que na hager são os ( Hager 30-40 Amp Automatic Changeover Switch )
Material chinoca está fora de questão!!!
Em hager.pt não encontro o material que indica.
Algum outro aconselhado, de marca aceitável?
IFT
Curioso
Curioso
Mensagens: 76
Registado: 29 jan 2020, 12:55
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez

Re: Ligar UPS

Mensagem por IFT »

Boa tarde.
Soluções para efetuar a inversão rede/UPS, o que sugerem?
Posso fazê-lo, por exemplo, com o Inversor Modular da Hager SFT240?
IFT
Curioso
Curioso
Mensagens: 76
Registado: 29 jan 2020, 12:55
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez

Re: Ligar UPS

Mensagem por IFT »

Boa noite.
Esperando que todos se encontrem bem, gostaria de questionar se alguém por aqui tem experiência em instalar inversores modulares como o Hager SFT240.
Pretendo saber que aparelhos devem existir a montante e a jusante destes inversores e se estes obedecem à regra de proteção das secções tal como os disjuntores, ou seja, o modelo de 40A garante a proteção de condutores de 10mm² ou os inversores devem alimentar disjuntores de 2P estes por sua vez alimentarem os circuitos pretendidos?

Obrigado e cumprimentos.
IFT
Curioso
Curioso
Mensagens: 76
Registado: 29 jan 2020, 12:55
Localização: Vila Real
Enviou: 1 vez

Re: Ligar UPS

Mensagem por IFT »

Ninguém?!?!?!?
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”