Esquema quadro de comando

Responder
tiago_cunha
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 23 out 2014, 10:14

Esquema quadro de comando

Mensagem por tiago_cunha »

Boa tarde,

Na sequência do desenvolvimento de um projecto para um complexo comercial, foi me solicitado a elaboração de um quadro de comando para ligar / desligar à distância todas as tomadas elétricas da àrea de vendas.
Estaremos a falar de imensos circuitos de tomadas ( mais de 60 circuitos), que irão alimentar essencialmente luminárias Led's de exposição e algumas máquinas de corte de madeira.

O cliente solicitou que apenas fosse criado um botão de pressão ou de chave para ligar / desligar todos esses circuitos. O objectivo seria ao abrir ou fechar a loja, com apenas uma operação ser possível ligar / desligar todos os circuitos.

A questão com que me prendo é que para ativar / desativar tantos circuitos a partir de um ponto, tenho que ter cuidado com as correntes de arranque e por conseguente prever relés temporizados, apara fazer o escalonamento da entrada de serviço dos vários circuitos.

Alguém tem um esquema semelhante à descrição que refiro acima, que me possa ajudar na elaboração do projecto.

Cumprimentos,

TC


ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Esquema quadro de comando

Mensagem por ohmico »

Boas,

não percebo "corrente de arranque" pois por ex. todas as máquinas de cortar madeira que refere deverão ficar em off mesmo que religue o comando.

Manda a segurança.

Ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Esquema quadro de comando

Mensagem por ENERGY »

tiago_cunha Escreveu: 22 fev 2018, 17:34 Boa tarde,

Na sequência do desenvolvimento de um projecto para um complexo comercial, foi me solicitado a elaboração de um quadro de comando para ligar / desligar à distância todas as tomadas elétricas da àrea de vendas.
Estaremos a falar de imensos circuitos de tomadas ( mais de 60 circuitos), que irão alimentar essencialmente luminárias Led's de exposição e algumas máquinas de corte de madeira.

O cliente solicitou que apenas fosse criado um botão de pressão ou de chave para ligar / desligar todos esses circuitos. O objectivo seria ao abrir ou fechar a loja, com apenas uma operação ser possível ligar / desligar todos os circuitos.

A questão com que me prendo é que para ativar / desativar tantos circuitos a partir de um ponto, tenho que ter cuidado com as correntes de arranque e por conseguente prever relés temporizados, apara fazer o escalonamento da entrada de serviço dos vários circuitos.

Alguém tem um esquema semelhante à descrição que refiro acima, que me possa ajudar na elaboração do projecto.

Cumprimentos,

TC
Boas
Vai utilizar por exemplo um telerruptor associado a vários contatores, comandado por botão de pressão que aciona o telerruptor, e este por sua vez vai alimentar a bobine dos diversos contatores.
No que diz respeito às maquinas de corte, por questões de segurança, estas devem ser sempre desligadas/ligadas na maquina, embora o circuito de alimentação posso ser também ligado/desligado através de um desses contatores.
O botão de pressão terá obrigatoriamente de ser instalado fora do alcance do publico.
Cpts.
Energy
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Esquema quadro de comando

Mensagem por ENERGY »

ENERGY Escreveu: 22 fev 2018, 19:57
tiago_cunha Escreveu: 22 fev 2018, 17:34 Boa tarde,

Na sequência do desenvolvimento de um projecto para um complexo comercial, foi me solicitado a elaboração de um quadro de comando para ligar / desligar à distância todas as tomadas elétricas da àrea de vendas.
Estaremos a falar de imensos circuitos de tomadas ( mais de 60 circuitos), que irão alimentar essencialmente luminárias Led's de exposição e algumas máquinas de corte de madeira.

O cliente solicitou que apenas fosse criado um botão de pressão ou de chave para ligar / desligar todos esses circuitos. O objectivo seria ao abrir ou fechar a loja, com apenas uma operação ser possível ligar / desligar todos os circuitos.

A questão com que me prendo é que para ativar / desativar tantos circuitos a partir de um ponto, tenho que ter cuidado com as correntes de arranque e por conseguente prever relés temporizados, apara fazer o escalonamento da entrada de serviço dos vários circuitos.

Alguém tem um esquema semelhante à descrição que refiro acima, que me possa ajudar na elaboração do projecto.

Cumprimentos,

TC
Boas
Vai utilizar por exemplo um telerruptor associado a vários contatores, comandado por botão de pressão que aciona o telerruptor, e este por sua vez vai alimentar a bobine dos diversos contatores.
No que diz respeito às maquinas de corte, por questões de segurança, estas devem ser sempre desligadas/ligadas na maquina, embora o circuito de alimentação posso ser também ligado/desligado através de um desses contatores.
O botão de pressão terá obrigatoriamente de ser instalado fora do alcance do publico.
Boas
E se pretender pode por comodidade, pode até usar um IH para fazer o "serviço do botão de pressão" e já não precisa do telerruptor.
Cpts.
Energy
tiago_cunha
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 23 out 2014, 10:14

Re: Esquema quadro de comando

Mensagem por tiago_cunha »

Bom dia,

Quando me refiro a corrente de arranque, refiro-me às tomadas que irão alimentar vários candeeiros e luminárias LED de exposição.
Relativamente às máquinas de corte estas não são relevantes pois estarão em repouso quando activarmos os contactores por meio do referido quadro de comando.

O Cliente pede para que use apenas um botão de pressão. Assim necessitaria de associar aos contactores/telerruptores, relés temporizados, por forma a evitar que todos estes circuitos não sejam actuados ao mesmo tempo, por forma a evitar picos de corrente nos contactores ou telerruptores.

Cumprimentos

TC
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Esquema quadro de comando

Mensagem por ohmico »

Boas,

talvez fosse bom começar por indicar qual a potencia em jogo nesse quadro, pois as soluções podem ser várias consoante a carga de que se estiver a falar.

Até lá tudo o que lhe for recomendado não passam de "bocas".

Omico
tiago_cunha
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 23 out 2014, 10:14

Re: Esquema quadro de comando

Mensagem por tiago_cunha »

Boa tarde,

No edifício existirão cerca de 3 quadros distribuidos pelo edifício que alimentarão as referidas tomadas, que essencialmente alimentarão candeeiros e projectores Led.

Todos os circuitos de alimentação às referidas tomadas conterão um contactor ou telerruptor associado (ainda não decidi qual utilizar).

Todas as tomadas que estamos a falar serão de currente estipulada de 16A monofásicas para instalação em calha DLP.

Junto à entrada do edifício, na recepção existirá um quadro de comando de tomadas, em que o D.O pretende instalar um unico botão de pressão que fará atracar os vários contactores associados aos circuitos de tomadas referidos, instalados nos 3 quadros elétricos distribuidos pelo edifício.

O meu problema prende-se com o facto de ao fazer atracar todos os contactores em simultâneo, as correntes de arranque que se irão gerar por causa dos picos dos Led's seja de tal forma elevada que prejudique a instalação fazendo disparar algum quadro elétrico.

Por forma a evitar esse problema, penso que uma solução poderá passar por preverrelés temporizados no referido quadro de comando das tomadas por forma a evitar o problema da corrente de arranque gerada pelos picos dos Led's.

O objectivo é o quadro de comando alimentar as bobines dos contactores instalados nos 3 quadros elétricos acima referidos.

A potência total dos vários circuitos de tomadas que alimentarão os candeeiros e projectores LED será de cerca de 60 KVA, uma vez que estamos a falar de várias projectores e candeeiros LED de exposição para venda.

A minha dúvida prende-se com o facto de como irei fazer o comando temporizado dos vários contactores, escalonando a entrada dos diversos circuitos em tempos diferentes, ou seja, por exemplo se tivermos 100 circuitos de tomadas, comandar o arranque destes circuitos 20 a 20 por exemplo.

Cumprimentos,

TC
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Esquema quadro de comando

Mensagem por Mário »

Boas

Usa contactores com temporização.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Esquema quadro de comando

Mensagem por LVirtual »

Pode usar Relés Temporizados com Atraso à Operação, cada um configurado com tempos diferentes para atracar os contactos de saida que por sua vez alimentarão as bobines ou dos telerruptores ou as dos contactores a usar.
O mesmo interruptor serve para alimentar a operação dos reles temporizados, visto que o sinal de comando destes relés normalmente é a 230V.
Podem ser todos comandados pelo mesmo sinal em paralelo e com as temporizaçoes de arranque desfasadas em modo cascata.
Nos reles com atraso á operação os contactos ficam sempre activos apos a temporizaçao iniciada pela alimentaçao do rele.
para iniciar novamente esta temporizaçao é necessario desligar a alimentaçao do rele ou do sinal de comando e voltar a ligar, que no caso é eprfeito para o que pretende.

deixo aqui um folheto deste tipo de reles da finder mas tambem pode ser de outra marca qualquer. serve apenas como exemplo visto ter diagramas de funcionamento destes reles.

https://gfinder.findernet.com/assets/Se ... /S80PT.pdf
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Esquema quadro de comando

Mensagem por ohmico »

Boas,

1- Parto do princípio que os 60kVA se dividem pelos três quadros, o que daria 20kVA cada e que estamos a falar de alimentações trifásicas com cargas distribuidas.

2- A este nível não estou a ver problema em que o corte seja total por quadro.

3- Como não pode andar a misturar circuitos entre quadros, a solução, em minha opinião, passa por instalar três botoneiras independentes que farão o corte do contactor que diz instalar em cada quadro.

4- Como o corte passa a ser parcial por quadro, não necessita de inventar soluções que mais tarde ou mais cedo irão causar distúrbios/avarias na exploração da instalação.

Ohmico
tiago_cunha
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 23 out 2014, 10:14

Re: Esquema quadro de comando

Mensagem por tiago_cunha »

Boa tarde caro ohmico,

O contactor não é para meter à cabeça do quadro, mas sim nos circuitos terminais (circuitos de tomadas), pois o quadro alimenta outros circuitos também, como por exemplo iluminação, iluminação de segurança, entre outros.

O objectivo é so cortar os circuitos de tomadas. Os circuitos de iluminação tem um controlo independente, funcionaraão com DALI.

Por esse motivo não poderei fazer um corte à cabeça do quadro, mas sim nos vários circuitos de tomadas.

O objectivo é ter um unico botão de pressão que faça isso.

O corte aos circuitos em si não constitui um problema. O problema prende-se com a activação dos contactores, pois se ligar todos os contactores ao mesmo tempo, vou ter problemas com as correntes de arranque. Por isso falar de uma solução com relés temporizados, embora possam existir outras soluções economicamente mais viáveis.

Cumprimentos,

TC
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Esquema quadro de comando

Mensagem por ohmico »

tiago_cunha Escreveu: 01 mar 2018, 18:25 Boa tarde caro ohmico,

O contactor não é para meter à cabeça do quadro, mas sim nos circuitos terminais (circuitos de tomadas), pois o quadro alimenta outros circuitos também, como por exemplo iluminação, iluminação de segurança, entre outros.

O objectivo é so cortar os circuitos de tomadas. Os circuitos de iluminação tem um controlo independente, funcionaraão com DALI.

Por esse motivo não poderei fazer um corte à cabeça do quadro, mas sim nos vários circuitos de tomadas.

O objectivo é ter um unico botão de pressão que faça isso.

O corte aos circuitos em si não constitui um problema. O problema prende-se com a activação dos contactores, pois se ligar todos os contactores ao mesmo tempo, vou ter problemas com as correntes de arranque. Por isso falar de uma solução com relés temporizados, embora possam existir outras soluções economicamente mais viáveis.

Cumprimentos,

TC
Boas,

não sei se me fiz entender, mas quando referi corte geral por quadro, tanto pode ser através de um contactor como de vários.

De qualquer maneira vai ter de fazer cortes individuais (independentes) por quadro, por causa da mistura de circuitos.

Quanto à carga o amigo é que sabe...

Ohmico
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Esquema quadro de comando

Mensagem por ENERGY »

tiago_cunha Escreveu: 01 mar 2018, 18:25 Boa tarde caro ohmico,

O contactor não é para meter à cabeça do quadro, mas sim nos circuitos terminais (circuitos de tomadas), pois o quadro alimenta outros circuitos também, como por exemplo iluminação, iluminação de segurança, entre outros.

O objectivo é so cortar os circuitos de tomadas. Os circuitos de iluminação tem um controlo independente, funcionaraão com DALI.

Por esse motivo não poderei fazer um corte à cabeça do quadro, mas sim nos vários circuitos de tomadas.

O objectivo é ter um unico botão de pressão que faça isso.

O corte aos circuitos em si não constitui um problema. O problema prende-se com a activação dos contactores, pois se ligar todos os contactores ao mesmo tempo, vou ter problemas com as correntes de arranque. Por isso falar de uma solução com relés temporizados, embora possam existir outras soluções economicamente mais viáveis.

Cumprimentos,

TC
Boas
Porque razão não coloca o sistema DALI a faz o que pretende, penso que o sistema DALI já estará interligado nos 3 Quadros Elétricos, basta associar uns relés nesses 3 Quadros Elétricos para comandar essas tomadas, e reprogramar o sistema DALI, nada mais simples e fácil de resolver.
Com o sistema DALI pode fazer a ligação com botão de pressão, através de IH, etc, etc.
Penso que esta seja a solução mais simples, mais eficaz e com menos custos, inclusive até pode comandar o fluxo luminoso das luminárias, pois no Inverno vai necessitar de mais luz, enquanto que no Verão necessitará de menos luz, e estas até podem só ligarem quando alguem esteja no espaço, poupando assim energia, etc, etc.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”