Fita de Led + Dimmer

Responder
matheusrmr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 mai 2017, 19:57

Fita de Led + Dimmer

Mensagem por matheusrmr »

Olá! Tenho o seguinte esquema no meu quarto:
Uma fonte 12V 2A ligada à corrente elétrica;
Um dimmer controlado por controle remoto ligado à fonte; e
Uma fita de LED 5050 com 5m de comprimento ligado ao dimmer.
Ou seja, tenho: corrente elétrica > fonte > dimmer > fita de LED.
Mesmo quando a fita de LED está desligada, quero dizer, não está emitindo luz, a fonte continua ininterruptamente conectada à tomada, pois eu ativo a luz pelo controle remoto do dimmer, e não ao colocar a fonte na tomada ou ativar algum interruptor do sistema.
Minha pergunta é: quando a fita de LED está desligada, ela deixa de consumir energia ou continua consumindo por causa do dimmer? Ou, pondo de outra forma: o dimmer controla a quantidade de energia que passa pelo circuito (de modo a economizar energia quando a fita de LED está desligada ou usando menos do que 100% da capacidade de iluminação) ou "desperdiça" energia elétrica com resistor ou algo do tipo (de modo a gastar o mesmo tanto estando a fita de LED ligada ou não)?
Aqui está o link do dimmer, caso seja útil para maior esclarecimento: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... r-1000-_JM
A fita de LED é uma comum, do tipo 5050, na cor branco quente.
Muito obrigado desde já!!


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Fita de Led + Dimmer

Mensagem por ENERGY »

matheusrmr Escreveu: 22 mai 2017, 20:12 Olá! Tenho o seguinte esquema no meu quarto:
Uma fonte 12V 2A ligada à corrente elétrica;
Um dimmer controlado por controle remoto ligado à fonte; e
Uma fita de LED 5050 com 5m de comprimento ligado ao dimmer.
Ou seja, tenho: corrente elétrica > fonte > dimmer > fita de LED.
Mesmo quando a fita de LED está desligada, quero dizer, não está emitindo luz, a fonte continua ininterruptamente conectada à tomada, pois eu ativo a luz pelo controle remoto do dimmer, e não ao colocar a fonte na tomada ou ativar algum interruptor do sistema.
Minha pergunta é: quando a fita de LED está desligada, ela deixa de consumir energia ou continua consumindo por causa do dimmer? Ou, pondo de outra forma: o dimmer controla a quantidade de energia que passa pelo circuito (de modo a economizar energia quando a fita de LED está desligada ou usando menos do que 100% da capacidade de iluminação) ou "desperdiça" energia elétrica com resistor ou algo do tipo (de modo a gastar o mesmo tanto estando a fita de LED ligada ou não)?
Aqui está o link do dimmer, caso seja útil para maior esclarecimento: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... r-1000-_JM
A fita de LED é uma comum, do tipo 5050, na cor branco quente.
Muito obrigado desde já!!

Boas
Qualquer equipamento mesmo ligado apenas em standby está a consumir, mas claro consumos mínimos, mas que vários standby em simultâneo ligados 24H/dia/365dias anos, ao final do ano pode representar dezenas ou centenas de euros deitados desnecessariamente fora.
Cpts.
Energy
matheusrmr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 mai 2017, 19:57

Re: Fita de Led + Dimmer

Mensagem por matheusrmr »

Tem algum jeito de eu mensurar esse gasto? Tipo, fazer uma verificação com algum aparelho e calcular uma projeção de gastos?
Grato!
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”