Que tipo de equipamento usar

Responder
skelt
Curioso
Curioso
Mensagens: 65
Registado: 21 jan 2008, 23:29
Localização: Lisboa
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Que tipo de equipamento usar

Mensagem por skelt »

Boas estou com umas dúvidas se alguém me poder ajudar agradecia tenho uma comporta eléctrica q faz o enchimento de um lago a comporta tem um motor eléctrico que a queria fazer subir e descer com um botão em um quadro eléctrico mas não sei q tipo de equipamento devo usar no quadro vou anexar uma foto do esquema q vinha com a comporta...
Anexos
IMG_20170322_141020.jpg
IMG_20170322_160105.jpg


Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Que tipo de equipamento usar

Mensagem por Mestreclima »

Boas,
o mais em conta
1-Botão/ comutador para dar ordem de subida e descida
2- contactores trifasicos de preferencia com contactos auxiliares NC e NO
1-Relé termico para protecção do motor
2-fins de curso para defenir posição maxima e minima da comporta
Cump.

Rochinha
Nataniel
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 23 set 2016, 09:42
Localização: Luanda Angola
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes
Contacto:

Re: Que tipo de equipamento usar

Mensagem por Nataniel »

Bom dia

1º Vê as características do Motor (Corrente e tensão nominal e Potencia do Motor) para saber que tipo de arranque terá o motor.
2º Se for arranque directo com inversão de marcha faça como Mestreclima disse, Mas acrescenta aí seccionador fusivel.

Eu aconselho procurar um electricista, é preciso saber a secção de fios, amperagem dos contactores e as condições local onde será instalado o Quadro para determinar o IP.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Que tipo de equipamento usar

Mensagem por Mário »

Boas
skelt Escreveu: 22 mar 2017, 17:58 Boas estou com umas dúvidas se alguém me poder ajudar agradecia tenho uma comporta eléctrica q faz o enchimento de um lago a comporta tem um motor eléctrico que a queria fazer subir e descer com um botão em um quadro eléctrico mas não sei q tipo de equipamento devo usar no quadro vou anexar uma foto do esquema q vinha com a comporta...
1º Preenche o perfil.

2º O actuador que tens é para accionar "algo" com movimento de 90º. Não sei a que chamas comporta, tens que dar mais informação.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
skelt
Curioso
Curioso
Mensagens: 65
Registado: 21 jan 2008, 23:29
Localização: Lisboa
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Que tipo de equipamento usar

Mensagem por skelt »

Mário Escreveu: 23 mar 2017, 09:33 Boas
skelt Escreveu: 22 mar 2017, 17:58 Boas estou com umas dúvidas se alguém me poder ajudar agradecia tenho uma comporta eléctrica q faz o enchimento de um lago a comporta tem um motor eléctrico que a queria fazer subir e descer com um botão em um quadro eléctrico mas não sei q tipo de equipamento devo usar no quadro vou anexar uma foto do esquema q vinha com a comporta...
1º Preenche o perfil.

2º O actuador que tens é para accionar "algo" com movimento de 90º. Não sei a que chamas comporta, tens que dar mais informação.

Cump.
Mário
Boas, sim é algo q vai subir e descer a 90º anexei uma imagem como exemplo
Anexos
comporta-de-aco-inoxidavel.jpg
comporta-de-aco-inoxidavel.jpg (7.38 KiB) Visto 1132 vezes
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Que tipo de equipamento usar

Mensagem por Mário »

Boas

Ok, já vi o tipo de comporta, mas o actuador que tens dá para isso? creio que não (posso não estar a ver).
Creio que necessitas é de um motoredutor trifásico, que faça descer e ou subir a porta através do fuso, ou um cilindro hidráulico de duplo efeito, mas o motoredutor aparentemente fica melhor.

Podes subir tudo ou parcial, também podes pôr um encoder e ele vai parar no ponto certo.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Que tipo de equipamento usar

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Caro Skelt, o que é que vai controlar a abertura/fecho da comporta? O ser humano? Boias de nível? Outros dispositivos?

Cps
A. Castro
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”