electricistas sem solução

Bloqueado
Ana Maria
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 18 mar 2017, 04:06
Agradecimento recebido: 1 vez

electricistas sem solução

Mensagem por Ana Maria »

Boa noite,

Pensei que não viria tão cedo pedir ajuda, mas hoje foi o 3 electricista que tive por cá e não me deu solução ao que pretendo será que alguém pode ajudar?

junto envio esquema do que já tenho ligado e material.

Passo a explicar o que preciso:
Tenho um motor trifásico que liga e desliga com um sensor de patilha mecânico.

Preciso de um atraso no arranque ou seja quando o sensor der sinal para trabalhar ele só trabalha depois de 30 segundos e quando pede para parar para logo (de imediato).

A seguir, este motor nunca pode trabalhar mais de 30 minutos, quando atinge este limite de tempo para, e não trabalha mais até que alguém vá ao quadro e desligue e volte a ligar o botão,além disso quando atinge os 30 min. preciso de um contacto seco para receber um alarme em como atingiu os 30 min.

Por ultimo o meu alarme tem uma saída a rele e pretendo desligar este motor (sistema) e passado umas horas pretendo liga-lo da mesma forma.

Este esquema e email foi feito com este 3 "electricista" pois ninguém me conseguiu ajudar mas é o que há por esta zona.


link do esquema: https://ufile.io/ba3781
Agradeço desde já a vossa colaboração

Bons "choques"
Ana


aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por aureliocoimbra »

Não consigo ver nada.

Bons "choques", Ana.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por ENERGY »

Boas
Tudo o que indica é possível fazer, embora eu não consiga aceder ao seu esquema enviado, basta que mande fazer um Quadro Elétrico equipado de acordo com estas suas necessidades, e depois é só passar cabo entre Q.E e Central de alarme e começar a ligar.
Claro que se chama um Eletricista de Construção Civil, a grande maioria não está virada para este tipo de trabalhos, terá de ser alguém com conhecimentos de motores, automatismos, etc.
Pode sempre chamar uma empresa de furos, piscinas, etc, que eles têm pessoal especializado nessa área, e resolvem-lhe o assunto.


Ana Maria Escreveu: 18 mar 2017, 23:04 Boa noite,

Pensei que não viria tão cedo pedir ajuda, mas hoje foi o 3 electricista que tive por cá e não me deu solução ao que pretendo será que alguém pode ajudar?

junto envio esquema do que já tenho ligado e material.

Passo a explicar o que preciso:
Tenho um motor trifásico que liga e desliga com um sensor de patilha mecânico.

Preciso de um atraso no arranque ou seja quando o sensor der sinal para trabalhar ele só trabalha depois de 30 segundos e quando pede para parar para logo (de imediato).

A seguir, este motor nunca pode trabalhar mais de 30 minutos, quando atinge este limite de tempo para, e não trabalha mais até que alguém vá ao quadro e desligue e volte a ligar o botão,além disso quando atinge os 30 min. preciso de um contacto seco para receber um alarme em como atingiu os 30 min.

Por ultimo o meu alarme tem uma saída a rele e pretendo desligar este motor (sistema) e passado umas horas pretendo liga-lo da mesma forma.

Este esquema e email foi feito com este 3 "electricista" pois ninguém me conseguiu ajudar mas é o que há por esta zona.


link do esquema: https://ufile.io/ba3781
Agradeço desde já a vossa colaboração

Bons "choques"
Ana
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Mário »

Boas

Contactor
relé térmico
2 relés
botões de marcha e paragem
e pouco mais.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Ana Maria
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 18 mar 2017, 04:06
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Ana Maria »

Boa tarde,

Desculpem se o link que deixem ontem não funciona, mas este que deixo agora já funciona.

Quanto aos electricistas que vieram cá são os faz tudo montam bombas, fazem canalização, e electricidade. Por aqui é o que arranjo por isso peço a vossa ajuda agora com o esquema vejam lá o que podem fazer.

https://drive.google.com/open?id=0B9bJt ... E5vUGFJekU

Bom fim de semana

Atenção aos "choques"

Ana
Ana Maria
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 18 mar 2017, 04:06
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Ana Maria »

Estava a ver os apontamentos que fiz com o electricista e o primeiro rele temporizado que aparece da esquerda para a direita está com a função A o outro com a H.

link dos especificações dos reles - http://docs-europe.electrocomponents.co ... 3dc0c9.pdf
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por aureliocoimbra »

Não sei porque não há-de funcionar?
Ana Maria
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 18 mar 2017, 04:06
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Ana Maria »

Vamos ver se explico

Ao fim do temporizador H atingir os 30 min. o sistema para e não tenho contacto seco ( ou aberto ou fechado) para alarme(só para esta paragem no caso de atingir os 30 min.). Além disso se alguém tocar no sensor mecânico ativa novamente o sistema o que não devia acontecer, o sistema só deve iniciar depois de desligar e ligar o botão por exemplo.

E quanto ao ligar e desligar o sistema remotamente está bem feita a ligação?

Obrigado a todos
Ana
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por aureliocoimbra »

Os homens dos esquemas já por aí aparecem
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Mário »

Boas
Ana Maria Escreveu: 20 mar 2017, 19:47 Vamos ver se explico
Ao fim do temporizador H atingir os 30 min. o sistema para e não tenho contacto seco ( ou aberto ou fechado) para alarme(só para esta paragem no caso de atingir os 30 min.). Além disso se alguém tocar no sensor mecânico ativa novamente o sistema o que não devia acontecer, o sistema só deve iniciar depois de desligar e ligar o botão por exemplo.
E quanto ao ligar e desligar o sistema remotamente está bem feita a ligação?
Obrigado a todos
Ana
Quando falas de contactos secos, lembro-me de que és "Avicultora", Ok. Os relés temporizadores são de contacto inversor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Ana Maria
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 18 mar 2017, 04:06
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Ana Maria »

Olá, bom dia a todos

Quando falo em contactos secos utilizo esta expressão pois foi o que o electricista disse mas o nome não é este agora baralhei me????
Quanto a pergunta que o Mário me fez não sei responder, sei que o material eléctrico é da marca sheneider (não sei se é assim que se escreve) e as referências estão no esquema.

Obrigado,

Ana
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Mário »

Ana Maria Escreveu: 21 mar 2017, 09:31 Olá, bom dia a todos
Quando falo em contactos secos utilizo esta expressão pois foi o que o electricista disse mas o nome não é este agora baralhei me????
Quanto a pergunta que o Mário me fez não sei responder, sei que o material eléctrico é da marca sheneider (não sei se é assim que se escreve) e as referências estão no esquema.
Obrigado,
Ana
Sim o nome é esse, mas uma Avicultora estar a usá-lo, não é comum.
Eu sei e vi as referencias, tens contacto inversor nos temporizadores.
Se tens o botão de marcha na posição "NC" arranca em automático.
Também não é necessário utilizares o contacto 13-14 para o conta-horas.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Ana Maria
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 18 mar 2017, 04:06
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Ana Maria »

Então vejam o se tem de fazer por aqui para ter isto sff:

1 - Ao fim do temporizador que esta em H atingir os 30 min. o sistema para e não tenho contacto seco ( ou aberto ou fechado) para alarme(só para esta paragem no caso de atingir os 30 min.)

2 - Além disso se alguém tocar no sensor mecânico ativa novamente o sistema o que não devia acontecer, o sistema só deve iniciar depois de desligar e ligar o botão por exemplo.

3 - E quanto ao ligar e desligar o sistema remotamente está bem feita a ligação?

cump.
Ana
Ana Maria
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 18 mar 2017, 04:06
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Ana Maria »

Liguei agora ao electricista que não se entende com isto e quanto ao 13 e 14 vão ligar a um modulo externo a este quadro que conta as horas de trabalho do motor.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: electricistas sem solução

Mensagem por LVirtual »

boa tarde.
precisa de um relé temporizado com atraso a operaçao e de um com atraso á desoperaçao, assim por alto lendo tudo na diagonal.
se quiser entrar em contacto comigo por mp dou-lhe um desenho disso em condiçoes.
A minha area de sempre é a automaçao por isso é facil para mim fazer um sistema desses.

...................
Com um pequeno automato consegue isso tudo e muito mais funçoes futuras.
entretanto estive a procurar reles temprizados que sirvam e a fazer um pequeno esquema temporal das funçoes necessarias.

Imagem

veja se é isso que precisa.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Bloqueado

Voltar para “Esquemas Elétricos”