electricistas sem solução

CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Correndo o risco de alguém se aproveitar comercialmente, anexo uma possível solução, sem automatos, logo menos onerosa a médio/longo prazo:
ARRANQUE COM TIMERS.pdf
(10.34 KiB) Transferido 148 vezes
Cps
A. Castro


aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por aureliocoimbra »

CF,Lda Escreveu: 26 mar 2017, 16:28 Vivam.
Correndo o risco de alguém se aproveitar comercialmente, anexo uma possível solução, sem automatos, logo menos onerosa a médio/longo prazo:ARRANQUE COM TIMERS.pdf
Cps
A. Castro
É por participações deste tipo, que tenho muito gosto em acompanhar este FORUM.
Aprendo com quem sabe mais do que eu e não tem problemas em partilhar.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por ohmico »

Boas,

caro LVirtual, não respondo a mensagens privadas, portanto não vou responder à sua, mais a mais, pelos assuntos que trato em privado, fora do forum, costumo cobrar.

Se quer que o seu esquema seja apreciado, só o poderá (deverá) ser aqui no fórum.

Também seria interessante que trocasse por miúdos aquilo que escreveu, para que todos pudéssemos perceber onde pretendia chegar.

Não leve a mal, mas vir aqui questionar o funcionamento do fórum, acusando os foristas de falta de altruísmo, aceito, mas que seja com argumentos válidos e perceptíveis por todos.

Ohmico
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: electricistas sem solução

Mensagem por LVirtual »

ohmico Escreveu: 26 mar 2017, 19:45 Boas,

caro LVirtual, não respondo a mensagens privadas, portanto não vou responder à sua, mais a mais, pelos assuntos que trato em privado, fora do forum, costumo cobrar.

Se quer que o seu esquema seja apreciado, só o poderá (deverá) ser aqui no fórum.

Também seria interessante que trocasse por miúdos aquilo que escreveu, para que todos pudéssemos perceber onde pretendia chegar.

Não leve a mal, mas vir aqui questionar o funcionamento do fórum, acusando os foristas de falta de altruísmo, aceito, mas que seja com argumentos válidos e perceptíveis por todos.

Ohmico
eu nao acusei ninguem, os argumentos validos e perceptiveis por todos sao aqueles que vossa excelencia e restantes "luminarias" tem estado a apresentar aqui neste debate. sinceramente parece-me que ha aqui da vossa parte algum excesso de "DDT". Só porque "vivem" aqui ha anos e se sentem o suprasumo da sabedoria ficaram todos ofendidos com o facto de eu ter ajudado um utilizador do forum em pouco mais de 3 dias a resolver o problema que vossas excelencias nao souberam ou nao quiseram. nao vi nenhum de voçes se chegarem à frente com uma soluçao tecnica eficaz, alias nao apresentaram nenhuma soluçao. O Sr. Ohm deve ser algo semelhante a Deus para nao responder a mensagens privadas. prefere lavar roupa suja em publico. Ja agora quanto cobra para me responder em privado? Se nao sabe, todos os formatos de forum possuem um sistema de mensagens privadas precisamente para resolver problemas de comunciaçao e para falar de assuntos que nao devem encher o topico de spam, se calhar nao sabe o que é spam, aconselho o google para pesquisar acerca de spam. è gratis e fiavel.
Ja tem ai o meu desenho para avaliar se poem em risco a segurança de pessoas e bens. Sabe que acusar sem fundamento para isso, tambem é crime?

Realmente o que me parece que esta a existir aqui com duas ou tres luminarias que trazem o rei na barriga de casa para o forum é uma grandessissima dor de cotovelo. Parece-me que andava todos aqui às escondidas a tentar chegar a um desenho final para ver se o conseguiam vender em privado à suposta "cliente" e como eu, para alem do asalopes fui o unico a chegar-se a frente e tentar ajudar a autora do topico de boa vontade, ficaram todos a espumar. se calhar estraguei-lhes os negocios por PM, pois sei lá. A autora do topico nao me referiu nenhum outro contacto de mais alguem, nem tinha que o fazer.

So sei que no sabado mesmo com aquela funcionalidade a menos que o asalopes detectou o circuito ficou a funcionar exactamente conforme era esperado com a limitaçao referida. entretanto, ja seguiu uma nova versao com a correcçao do "bug".
Vossa Excelentissima Senhoria tambem ja possui uma copia desse mesmo desenho corrigido bem como outra pessoa que a mereceu pelo esforço que teve.

Muito sinceramente parece-me que alguns utilizadores aqui e porque ja conseguiram obter um certo "estatuto" andam apenas a querer ter direito a tudo por se sentirem os DDT's aqui do forum.

Já que a administraçao do forum tem estado a seguir este topico e porque ja conhece as razoes que me levaram a proceder aos restantos contactos a a autora do topico via PM (ate podia ter sido tudo por telefone, nao podia? e voçes ficavam ainda a saber menos do que sabem), requeiro à ADMINISTRAÇAO que se pronuncie aqui acerca disto tudo com base naquiloq ue conhece sobre o assunto e que se calhar, pois nao sei, mas que crie novas regras ou imponha as ja existentes se forem suficientes para regular futuras situaçoes destas e ate mesmo esta.

Agradeço que o admin nao se limite apenas a por likes nalguns comentarios mas que puxe dos galoes e intervenha como lhe compete.
Obrigado.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: electricistas sem solução

Mensagem por LVirtual »

aureliocoimbra Escreveu: 26 mar 2017, 18:00
CF,Lda Escreveu: 26 mar 2017, 16:28 Vivam.
Correndo o risco de alguém se aproveitar comercialmente, anexo uma possível solução, sem automatos, logo menos onerosa a médio/longo prazo:ARRANQUE COM TIMERS.pdf
Cps
A. Castro
É por participações deste tipo, que tenho muito gosto em acompanhar este FORUM.
Aprendo com quem sabe mais do que eu e não tem problemas em partilhar.
Se tivesses mando MP a pedir que te mandasse o desenho ate to mandava sabes?
mas lá está, voçes nao usam as MP's. a menos que alguem lhes pague...
Afinal ALTRUISMO é so na parte que convem para parecer bem...
Voçes por acaso sabem que o forum pode ser acusado de andar a divulgar esquemas completos de equipamentos comercias gratuitamente? sabem ou nao?
Este desenho serve para todos os aviarios do pais e do mundo, nao foi apenas um problema academico que foi resolvido.
Tão sabios numas coisas e tao pouco inteligentes noutras... :(

ja agora, eu nao usei automatos...
Se o Ohm quiser que te envie o meu desenho por MP.
ups, esquecime, ele nao usa MP's de borla. vais ter que lhe pagar para ele te enviar o meu desenho... ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por aureliocoimbra »

lol
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Pedro Mihuel »

Dona Ana, volto a fazer o pedido de quando puder envie-me o esquema que o LVirtual fez por favor, gostava muito de ver qual a solução dele e comparar com os demais.
CF,Lda Escreveu: 26 mar 2017, 14:54 Vivam.
Lamento, mas este tópico vem provar duas coisas:
o meu gradual afastamento de à algum tempo a esta parte e também aquilo que já tinha manifestado a alguns responsáveis deste forum: que alguns tópicos têm sido resolvidos por mp's...
Obviamente que este fórum é de entre-ajuda ... e este não tem culpa que a ajuda que é prestada seja aproveitada por terceiros para fins profissionais; é um risco que este fórum e seus utilizadores correm... qualquer fórum, desta natureza não está livre que isso venha a acontecer.
Uma coisa é certa, que é contra-natura deste fórum resolver os posts por mp, é; mas este fórum será aquilo que os seus administradores, moderadores e utilizadores quiserem que seja, criando ou não mecanismos de defesa dos interesses dos seus utilizadores.

Cps
A. Castro
Concordo totalmente .Se todos os posts fossem resolvidos por MP...de que é que servia este forum?
Eu sou contra MP.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por Mário »

Boas

Se já todos expressaram o seus pontos de vista, creio que está na hora de encerrar o tópico.

O forum é de partilha de técnicos, para técnicos!

O Forum aceitou que quem não é dos electrões possa fazer perguntas, é nos "Curiosos" viewforum.php?f=56 , porque ai as respostas são mais simples.

Trabalhos de casa não se fazem no Forum, podemos dar uma ajuda, mas têm que ter algo para dialogo (é como pescar).

Efectuarem perguntas sobre determinados esquemas é normal, mas tem que haver dialogo, não basta dizer "contacto seco" porque foi o que "outro disse ou escreveu" anda-se perto, mas muito longe do restante.

Eu pessoalmente, sou contra o Forum aberto a não técnicos. Temos das mais diversas áreas de membros inscritos, e até alguns que nada dizem. Normalmente peço o Perfil preenchido, se não querem, não preenchem, são livres de o fazer e eu sou livre de responder ou não.

Por MP, respondo aos amigos, são os que partilham o forum de forma assídua e alguns têm o meu nº directo.

Sobre se pedir um esquema, ou mesmo serviço "pro-bono" eu não me pronuncio, mas eticamente não fica bem.
Se há duvidas, vamos discutir as duvidas técnicamente no forum, se querem pedir um esquema sempre podem ir ao "Ofertas de emprego" viewforum.php?f=31 e ai pedirem um serviço, mas a ser tratado por MP, fora do Forum.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Sr L.Virtual,. se esta msg era para mim enganou-se
Em primeiro lugar não lhe dei autorização para me tutear;
Em segundo lugar Altruista é aquele que dá, que partilha com terceiros, sem pedir nada em troca, não aquilo que vocé fez;
Em terceiro lugar, não, não sou da sua terra;
Sabe como nasceram as tripas à moda do Porto?
Nao se dê ao trabalho, eu respondo: partilha!... É isto que se faz na minha terra
Em quarto lugar não tenho que mandar MP a pedir esquema nenhum seja a quem for; se o seu legitimo propriétário não quiser partilhar é lá com ele; mas cabe a pergunta: porque é que partticipa?
Em quinto lugar nao vou preso coisa nenhuma por divulgar seja o que for porque esse diagrama é original, saiu da minha cabeça, bem como todos os outros por mim publicados, e desenhados pela minha mão e não, não é válido para todos os aviários desse país, porque cada um tem as suas especificidades, ou voçê viu mais algum aviário por aqui?
Em sexto e ultimo lugar foi o sr que disse que o assunto se resolvia com um automato...


Cps
A. Castro

LVirtual Escreveu: 26 mar 2017, 21:31
aureliocoimbra Escreveu: 26 mar 2017, 18:00
CF,Lda Escreveu: 26 mar 2017, 16:28 Vivam.
Correndo o risco de alguém se aproveitar comercialmente, anexo uma possível solução, sem automatos, logo menos onerosa a médio/longo prazo:ARRANQUE COM TIMERS.pdf
Cps
A. Castro
É por participações deste tipo, que tenho muito gosto em acompanhar este FORUM.
Aprendo com quem sabe mais do que eu e não tem problemas em partilhar.
Se tivesses mando MP a pedir que te mandasse o desenho ate to mandava sabes?
mas lá está, voçes nao usam as MP's. a menos que alguem lhes pague...
Afinal ALTRUISMO é so na parte que convem para parecer bem...
Voçes por acaso sabem que o forum pode ser acusado de andar a divulgar esquemas completos de equipamentos comercias gratuitamente? sabem ou nao?
Este desenho serve para todos os aviarios do pais e do mundo, nao foi apenas um problema academico que foi resolvido.
Tão sabios numas coisas e tao pouco inteligentes noutras... :(

ja agora, eu nao usei automatos...
Se o Ohm quiser que te envie o meu desenho por MP.
ups, esquecime, ele nao usa MP's de borla. vais ter que lhe pagar para ele te enviar o meu desenho... ;)
aureliocoimbra
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 163
Registado: 28 jun 2012, 13:08
Localização: Coimbra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por aureliocoimbra »

Vi passar por aqui um "pintainho" ;)
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por asalopes »

Olá,

Caro "LVirtual", obrigado por voltares a partilhar a nova versão do teu esquema.

Apreciação:
1) Agora já tem botoneira de controlo remoto - BOM.
2) Continua a não ter protecção térmica - INSEGURO.
3) O motor nunca funciona - DESASTROSO.

Agora pergunto eu:
E se a "Ana Maria" tivesse "comprado" logo a primeira versão.

Recomendo que uses um programa de simulação para facilitar a construção de esquemas.
Sugiro o CADe-SIMU porque é "freeware", muito simples de utilizar e muito "leve" (cerca de 5 Mb).

Respeito o teu trabalho e admiro a tua persistência.
Posso garantir, talvez, que nunca farás tantos erros como os que já cometi.
Não desistas.


Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: electricistas sem solução

Mensagem por LVirtual »

Lopes, obrigado pelas tuas palavras simpaticas.
Mas volto a dizer-te o relé termico esta lá no desenho.
que mais preciso de te dizer para o veres lá?.
eu tenho p CADe-SIMU. inicialmente ate tinha começado a desenhar isto nesse programa, mas desisti.
Prefiro fazer os esquemas no Microsoft Visio e quando é preciso transcrevo para a linguagem de contactos.
è um habito que adquiri ha mais de 20 anos desenhar tudo no Visio, nao conheço melhor software para desenho livre que esse.
permite criar bibliotecas de simbolos para tudo. Desenho tudo lá. Quando é preciso converto para os formatos convencionais.
O que neste caso nao foi preciso, ate porque segundo palavras dos destinatarios, nao tiveram uma unica duvida quanto às ligaçoes a fazer nem a reconhecer todos os elementos do desenho. Palavras deles, nao minhas.
Quando crio esquemas de automatismos, simulo sempre tudo mentalmente, nunca me habituei aos simuladores de software.
Se nao conseguir ver a "maquina" a trabalhar mentalmente nem vale a pena tentar desenha-la. Nao vai sair nada de jeito.
Por isso demorei 2 dias tambem por causa dos trabalhos que estava a fazer em simultaneo, para avisar que ja tinha desenho.

Mas o motor funciona, dentro daquela limitaçao que detectaste tudo funciona como previsto, palavras dos destinatarios no sabado a noite.
pergunta-lhes que eles te informam se funciona ou nao... ;)

De qualquer maneira obrigado por seres assim. Ainda foste o unico com bom senso e compreensao superior de todo este problema.
;)
asalopes Escreveu: 27 mar 2017, 14:21 Olá,

Caro "LVirtual", obrigado por voltares a partilhar a nova versão do teu esquema.

Apreciação:
1) Agora já tem botoneira de controlo remoto - BOM.
2) Continua a não ter protecção térmica - INSEGURO.
3) O motor nunca funciona - DESASTROSO.

Agora pergunto eu:
E se a "Ana Maria" tivesse "comprado" logo a primeira versão.

Recomendo que uses um programa de simulação para facilitar a construção de esquemas.
Sugiro o CADe-SIMU porque é "freeware", muito simples de utilizar e muito "leve" (cerca de 5 Mb).

Respeito o teu trabalho e admiro a tua persistência.
Posso garantir, talvez, que nunca farás tantos erros como os que já cometi.
Não desistas.


Cumprimentos.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: electricistas sem solução

Mensagem por asalopes »

Olá,

Caro "LVirtual":
1) Mantenho que esta 2ª. versão do Esquema não permite sequer o funcionamento do motor. É fazer a simulação algures!
2) Vou repetir uma afirmação que fiz inicialmente: "... a protecção por relé térmico não aparece sequer no circuito de comando."

Como compreenderás eu sei que o relé térmico andá por lá (no circuito de potência), mas é meramente decorativo.
Não estando representado no circuito de comando (e também ligado na própria instalação) não representa protecção nenhuma.


Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: electricistas sem solução

Mensagem por LVirtual »

epá, pronto tá bem, fica la com a bicileta ou com o relé.
Este é um problema que ja deixei para tras. O esquema foi, feito funciona, tudo o que esta a montante ou a jusante do que me foi pedido, não é preocupaçao minha. ;)
por acaso ja transcreveste isso para ladder e simulaste?
se sim agradeço que mo digas.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: electricistas sem solução

Mensagem por LVirtual »

asalopes Escreveu: 27 mar 2017, 15:42 2) Vou repetir uma afirmação que fiz inicialmente: "... a protecção por relé térmico não aparece sequer no circuito de comando."
Como compreenderás eu sei que o relé térmico andá por lá (no circuito de potência), mas é meramente decorativo.
Não estando representado no circuito de comando (e também ligado na própria instalação) não representa protecção nenhuma.
depois de te ter lido isto ha bocado ainda estou a pensar no que escreves-te. ;)
ja percebi o que queres dizer. tinha visto esse pormenor quando viz a segunda versao com o rele de encravamento, ficou registado para transmitir isso duma forma mais directa aos destinatarios sem ter que alterar o desenho, senao nao tarda o probono fica mais proprejuizo...
Alem disso ja nao tinha espaço junto ao Pushbutton sem ter que alterar mais um bocado o desenho. mas considera-o como estando lá, por assim dizer.
agora estava a ficar preocupado com o facto de nao estar a apanhar os teus azuis...
:D
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Bloqueado

Voltar para “Esquemas Elétricos”