Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por admin »

Nao sei se a justificação para ligar o disjuntor motor desta forma protecção falta de fase
disjuntor motor.JPG
pagina 42
Anexos
WEG-disjuntores-motores-linha-mpw-50009822-catalogo-portugues-br.pdf
(7.47 MiB) Transferido 201 vezes


Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por nelmindo »

Qualquer uma delas é válida.
Os disjuntores e os relés térmicos, alguns são sensíveis à falta de fase. Logo na situação monofásica, os pólos devem estar todos preenchidos.
Avatar do Utilizador
admin
Admin
Admin
Mensagens: 4660
Registado: 02 set 2006, 13:05
Localização: Algarve
Enviou: 106 vezes
Agradecimento recebido: 139 vezes
Contacto:

Re: Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por admin »

Muito obrigado pelo esclarecimento Um bom ano para ti ;)
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por edeluz »

Olá,

Vamos imaginar que me obra apenas temos material trifásico e pretendemos ligar um motor monofásico. Este esquema está correcto? XXXXXXXXXXXX/1Al0hD.jpg

Obrigado
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por ohmico »

Boas,

será melhor explicar o que pretende fazer.

Se pretende ligar o motor basta um contactor, se por acaso o que pretende é fazer uma inversão de marcha então não é assim.

Ohmico
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por edeluz »

Olá, Obrigado pela resposta,

Apenas estou a criar uma situação, para exercício.
Mas sim, o objectivo é ter um inversor de marcha, mas para um motor monofásico, com material de trifásico.

No esquema que passei faço a proteção contra curto no Q1 e atraveś dos dois contactores inverto o sentido de marcha, através da comutação da fase/neutro - neutro/fase.
Por fim, faço a proteção contra sobrecorrente no F1.

Isto é a minha visão das coisas :D Onde estou a errar?
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por edeluz »

Estou a experimentar no CADe_SIMU e não funciona, apenas funciona um sentido, pelo KM1. A razão de não funcionar será por causa do tipo de motor?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por joao-pt »

Estás a fazer a inversão do sentido de rotação de um motor monofásico trocando nos terminais de alimentação a fase com o neutro? Se calhar está aí a resposta.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por edeluz »

Pois, isto não é tão simples como nos motores CC :D Estou a ler sobre o assunto e vejo que os motores CA tem 6 terminais e que a inversão tem que ser feita de outra maneira.

Mas não existem motores CA apenas com dois fios? :shock: Ou estou a confundir tudo?

Obrigado

[UPDATE1]
Uma vez que CA não tem sentido, não basta trocar a polaridade?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por ohmico »

Boas,

talvez esta imagem o ajude.
GURCa.jpg
GURCa.jpg (30.2 KiB) Visto 2633 vezes
Ohmico
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por ohmico »

Boas,
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por LVirtual »

edeluz Escreveu: 30 ago 2017, 13:23 Pois, isto não é tão simples como nos motores CC :D Estou a ler sobre o assunto e vejo que os motores CA tem 6 terminais e que a inversão tem que ser feita de outra maneira.

Mas não existem motores CA apenas com dois fios? :shock: Ou estou a confundir tudo?

Obrigado

[UPDATE1]
Uma vez que CA não tem sentido, não basta trocar a polaridade?
Corrente Alterna nao tem polaridade, uma vez que é alternada.
O termo "polaridade" so se aplica na Corrente Contínua.

Um motor 220V Mono apenas com um enrolamento roda sempre no mesmo sentido independentemente da ligação da Fase e do Neutro.

Para se inverter a direção da rotaçao é preciso um motor com pelo menos dois enrolamentos.
Basta reparar nos motores dos estores por exemplo ou dos portoes automaticos. Tem sempre três fios.
Um comum onde liga o Neutro e dois fios onde liga a Fase conforme o sentido que desejamos em que o motor rode.
Ou vice-versa. Mas a preferencia da boa pratica manda ligar o ponto comum das bobines à Linha identificada como Neutro na instalação electrica.


edit:
entretanto andando a pesquisar imagens de ligaçoes de motores de dois enrolamentos encontrei aqui no proprio forum um esquema de ligaçao para um motor de estores que exemplifica lindamente todo o circuito:
download/file.php?id=2383

este esquema esta no topico:
viewtopic.php?t=6299#p34967
Última edição por LVirtual em 30 ago 2017, 14:17, editado 1 vez no total.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por edeluz »

Obrigado pelas explicações :D
Agora percebo! Apenas com uma bobine ele não inverte nada!

Mas explorando ainda mais o assunto, se tiver uma bobine apenas, tanto faz de que lado ligo a fase, pois uma vez corrente alternada, por si só já inverte o sentido! (espero ter explicado bem o meu raciocínio)
Mas se por default ele gira apenas para um lado, o que dita o "tal lado" (sentido do rotor)?

No caso de duas bobines o que dita o sentido é Interruptor Centríguo, daí os 3 fios. Um para fase, segundo para neutro e terceiro para interruptor. Correcto?
O caso do capacitor sei o seguinte. O capacitor tem a tarefa de dar o sentido ao rotor. Pois dependendo da maneira como é energizado, fase/neutro ou neutro/fase, é que vai descarregar a sua tensão. Essa descarga é que vai ditar o sentido, funcionando como impulsos. Certo?
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por LVirtual »

edeluz Escreveu: 30 ago 2017, 14:16 Obrigado pelas explicações :D
Agora percebo! Apenas com uma bobine ele não inverte nada!

Mas explorando ainda mais o assunto, se tiver uma bobine apenas, tanto faz de que lado ligo a fase, pois uma vez corrente alternada, por si só já inverte o sentido! (espero ter explicado bem o meu raciocínio)
Mas se por default ele gira apenas para um lado, o que dita o "tal lado" (sentido do rotor)?

No caso de duas bobines o que dita o sentido é Interruptor Centríguo, daí os 3 fios. Um para fase, segundo para neutro e terceiro para interruptor. Correcto?
O caso do capacitor sei o seguinte. O capacitor tem a tarefa de dar o sentido ao rotor. Pois dependendo da maneira como é energizado, fase/neutro ou neutro/fase, é que vai descarregar a sua tensão. Essa descarga é que vai ditar o sentido, funcionando como impulsos. Certo?
Errado. No caso das duas bobines, cada bobine obriga o motor a rodar num sentido. o interruptor centrifugo pode existir ou nao.
Ja mexi em muitos motores electricos por dentro e por fora e em nenhum deles tinha interruptor centrifugo. e eram motores que rodavam em dois sentidos opostos.

Num motor electrico, é o campo magnetico gerado pelas bobines que determina o sentido da rotaçao, agora porque é que rodam sempre para o mesmo lado os motores de 1 bobine ja nao sei bem, mas usando um ditado popular ha-de ser para o lado que o motor roda melhor. ;)

No caso do condensador (capacitor é portugues do brasil mal escrito.) estas errado tambem.
O condensador serve para ajudar o motor no arranque, se nao for o condensador a enviar um pico de corrente mais alto que a corrente de trabalho o motor pura e simplesmente nao gera binario suficiente para arrancar.

Os motores electricos de CA em uso na industria, so muito raramente tem a velocidade controlada por pulsos. so os que usam variadores de velocidade é que sao regulaveis nesse aspecto. a esmagadora maioria dos motores nao precisa de grandes regulaçoes de velocidade nas aplicaçoes em que sao usados.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Disjuntore Motor ligar motor monofasica

Mensagem por edeluz »

Então já ando a confundir tudo! :D

Obrigado pelas respostas.
Por exemplo, neste vídeo ( ele tem um motor com 6 fios, logo 3 bobines! O que ele faz, para inverter o sentido de rotação, é trocar a fase/neutro. Neste frame (XXXXXXXXXXXX/zBuTfC.jpg) conseguimos ver a chapa de características do motor. Nela é explicado quais as ligações para inverter o sentido de marcha!

Resumo, para facilitar a leitura

1-Motores DC, basta alterar a polaridade para que assim se obtenha a mudança de sentido de rotação;
2-No caso de AC não faz sentido falar de polaridade, pois não existe;
3-Temos motores AC com uma bobine apenas. Onde o motor apenas roda num sentido;
4-Para que o motor possa rodar em mais do que um sentido é necessário que o mesmo tenha pelo menos 3 bobines. Onde o neutro deve ligar no ponto comum das bobines. Dos dois fios que sobram, ambos ligam à fase. Obviamente que não devem ser ligado em simultâneo :lol:
5-O condensador apenas serve para colocar o motor a funcionar. Pois não existe binário suficiente para arrancar. (Mas sei que existe uma montagem onde o condensador tem outra função. Lembro-me de conversarmos que o condensador é que vai fazer de fase virtual....tenho que ver onde se aplica isso);
6-Interruptor centrifugo tenho que ver para que serve.

Estou certo?
Obrigado

[UPDATE1]
Sendo assim, para inverter o sentido de rotação no monofásico (apenas faz sentido falar monofásico em AC, certo?) é mais simples do que estava a imaginar. Pois com 3 fios, no caso de motores com 2 bobines, basta fazer a troca nos contactores, com recurso na mesma a dois contactores. Correcto?
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”