Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

J. R.
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 13 mar 2008, 01:11

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por J. R. »

Boas!
Não querendo ampliar as coisas, alem de já estarmos longe da razão do tópico, penso que ambos os colegas estão certos embora em sintonia diferente.
Ora vejamos!

Passo a citar:
“Pois, é que não pertenço à velha guarda e é nessa que me tento apoiar, visto que Portugal está a perder muito, com o pessoal que deixa ir para a reforma, sem deixar um pouco da experiencia partilhada. Era essa a minha intenção.”

- Concordo em parte consigo!
Embora segundo a minha opinião, e falo por mim, eu atravessei um bocado essa velha guarda, mas segundo as técnicas da velha guarda também já vão ficando ultrapassadas aparecendo no mercado novas normas e tipos de material e técnicas que vão ajudando cada vez mais um instalador, podendo aplicar-se pormenores que se vão adquirindo ao longo dos anos de experiencia de trabalho.
Obviamente que sou da opinião que se deve partilhar essas informações.
Mas também á que evoluir no conhecimentos dessas técnicas e normas que hoje em dia nos são exigidas.

Continuando e passando a citar:
“ Portugal está a sofrer de um problema, que já está a arrastar-se uns bons anos para cá. Perderam-se as escolas industriais e agora anda-se a enganar os "industriais" com escolinhas.
Agora também alguns industriais, perderam os funcionários que tinham pela smias variadas razões (reforma, vida melhor em outro lado, etc) e depois querem substituir um funcionário especializado, pelo processo de recrutamento criados por teóricos. No final a empresa não sai be servida e o funcionário não fica realizado. Ista dava tema para um tópico de discussão.”

- Já não concordo tanto com isso, mas em parte tem certa razão!
Continua a haver escolas industriais, só no distrito de Setúbal existe umas quantas.
Em relação às escolinhas, penso que se está a referir ao RVCC. (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), ok!
Foi uma forma do estado conseguir que a taxa de insucesso escolar não ultrapassa-se a media europeia, mas!
Há sempre um mas,
Há que reconhecer que dá um certo jeito, pois vejamos, eu tenho carteira profissional desde 1988 tirei-a como Ajudante e ao fim de alguns anos em 1994 renovei-a para Oficial mas como não tinha o 9º Ano da escolaridade não podia inscrever-me na D.G.E., só ao fim destes anos inscrevi-me no RVCC acabei o 9º ano e só com isso é que pude inscrever-me na respectiva.
Não foi pelo facto de andar numa escola técnica que adquiri o meu estatuto profissional, digamos que o RVCC deu uma ajudita só para aquele papel.
- Em relação a substituírem funcionários.
Penso que o culpado será sempre o estado que permite uma situação dessas, e se eles aprovarem a gora a nova lei do trabalho, então ai será o descalabro total.
É lógico que não posso concordar com esse tipo de atitudes.

Em relação á outra questão, e passando a citar:
“o que procuram é justamente pessoas que saibam como fazer o trabalho ainda que com pouco conhecimento teórico e isso também se aplica aos recem formados pelas escolinhas de que fala, ( embora melhor que nada). E isto sempre com o mesmo objectivo, pagar-lhes salários o mais miseráveis possível!!! Deve saber que neste pais existe uma enorme oferta de gente sobrediplomada que esta no desemprego ou então em empregos que não lhes correspondem em nada!... Por experiência própria garanto que este problema não afecta só países do 3° mundo como o nosso. Países como a Espanha e a França também assim se passa!!! Por isso meu caro no meio disto tudo lembre-se que para essas empresas não valemos mais que um alicate ou outra ferramenta...”

- Por mais que me custe tenho de admitir que a realidade dos dias que correm é assim
E não é só na área dos grandes industriais, hoje em dia também se aplica nos pequenos empresários, não só por conta de outrem como também por conta própria, existe muita concorrência mas má concorrência no sector, só para dar uma ideia, eu já tive situações em que um construtor me confronta com orçamentos por metade do meu e estamos a falar por exemplo, numa moradia simples os valores rondam entre os 2.500€ e os 3.000€ já com material e mão de obra, agora vejam, metade, e eu pergunto como, e digo entregue, é impossível concorrer com isso.

- Conclusão:
Penso que ambos tem certa razão no que dizem mas só que em perspectivas diferentes.

Peço desculpa por intrometer-me na vossa discussão, não quero com isto ofender ninguém, mas é o meu ponto de vista em relação as vossas opiniões, embora posa haver um certo gelo no meio ambas tem uma certa razão.

Cumprimento
João Ramalho
:D :P


Prof. Pardal
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 29 out 2007, 18:03
Localização: portugal

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por Prof. Pardal »

E também o meu caso caro colega Varejo....Também estou por conta própria a um ano... Mas isso não me impede de ser sincero e continuar a pensar dessa forma... Conheço os dois lados da coisa e posso falar disso!... Quanto ao Sr. J.R. felicito-o por sua intervenção!... Estou muito de acordo com aspectos que focou!... Alem disso a discussão necessitava urgentemente uma disjunção antes que os elementos aquecessem ainda mais, obrigado a Si...
nelo315
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 08 mai 2008, 15:55

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por nelo315 »

mas o que se passa com estes electricistas, já não sabem o principio básico da electricidade ou estão à espera que a corrente eléctrica se conduza agora com menos fios
fguedes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 15 mai 2008, 08:16

Resposta às duvidas de como fazer uma comutação de escada

Mensagem por fguedes »

Junto em anexo representação esquematica do esquema de comutação de escada.
analisem com atenção e verão que é fácil.
Se necessitarem também do esquema de comutação de escada duplo também poderei fazer.
Anexos
comutacao_escada.JPG
comutacao_escada.JPG (32.3 KiB) Visto 2805 vezes
rui barraco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 22 jul 2008, 21:46

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por rui barraco »

ligaçao do comutador de escada ,e a seguinte- o neutro vai direto a um dos polos das lampadas, tal como ofio de terra. a fase vai direta ao ligador que esta sozinho no primeiro comutador. no ligador que esta sozinho no segundo comutador vai um fio direto as duas lampadas. os restantes ligadores dos comutadores são ligados entre si com dois fios
Carvalhal prof.
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 01 ago 2008, 12:27
Localização: Porto

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por Carvalhal prof. »

aos comutadores de escada so vai a fase e as linhas de vai e bem nada mais neutro e terra e as lampadas
silva2008
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 173
Registado: 29 mai 2008, 20:23
Localização: Açores

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por silva2008 »

Viva

esta foi "do ca" ta bem afinal




cumprimentos
Melhores cumprimentos
ferreira
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 01 jan 2008, 21:05
Localização: Porto

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por ferreira »

Aqui vai um esquema eléctrico de uma comutação de escada. Espero que ainda ainda vá a tempo.
Cumprimentos..
Anexos
Comutação de escada.bmp
Comutação de escada.bmp (1.65 MiB) Visto 2568 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por Duzia12 »

Tá mal o esquema a fase vai ao comutador
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por Duzia12 »

Com.escada antiga.jpg
Com.escada antiga.jpg (17.81 KiB) Visto 2545 vezes

Esta montagem antiga só com uma lâmpada "poupa" um conductor

Experimentem
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por nelmindo »

boa, nunca tinha pensado nesta combinação.

Mas posso seguramente afirmar que se trata de um esquema pouco convencional. Não digo que não funcione, porque funciona!!!
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por Duzia12 »

Não é permitido
ferreira
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 01 jan 2008, 21:05
Localização: Porto

Correcção ao esquema da comutacão de escada

Mensagem por ferreira »

Peço desculpa , por lapso sinalizei a fase a ir directa á lâmpada. Pois na verdade não é assim! O neutro é que vai directo á lâmpada e a fase é que corta na aparelhagem de manobra. Aqui vai um esquema corrigido.
Anexos
Comutação de escada simples.bmp
Comutação de escada simples.bmp (1.65 MiB) Visto 2513 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por Duzia12 »

Cintinua mal
Avatar do Utilizador
ze ganhao
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 30 nov 2008, 15:50
Localização: Santarém

Re: Comutação de Escada- alguém sabe fazer o esquema

Mensagem por ze ganhao »

Boas, eu sou apenas um curioso na matéria e pergunto.
Será que assim também funciona o comutador de escada?
Desculpem o desenho mal feito, mas acho que dá para perceber...
cumprimentos e obrigada pelos esclarecimentos
Anexos
12.bmp
(3.98 MiB) Transferido 110 vezes
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”