Termoacumulador 3.000 W - Desligar ou não desligar?

papacurvas
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 25 abr 2020, 16:21
Localização: Moita
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Termoacumulador 3.000 W - Desligar ou não desligar?

Mensagem por papacurvas »

justme Escreveu: 02 mai 2020, 12:56 Outra coisa que tambem poupa é baixar-lhes o set-point ou aumentar-lhes o diferencial do termostato (quando possivel) e obviamente o melhorar o isolamento, quer da máquina/instalação quer dos espaços envolventes.
Verdade, o meu é de rodinha só com ponteiro de temperatura, com a utilização fui marcando "pontos" neste momento tenho 3, um para verão outro para inverno e outro para meia estação.

Vejo sempre muitas queixas sobre termoacumuladores, quanto aos seus custos, mas a maior parte é por má utilização/dimensionamento
- Pontos de saída com caudal altíssimo;
- Localização a "KM´s" dos pontos de saída;
- Isolamento de tubagens insuficientes;
- …...


asalopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 412
Registado: 23 jun 2008, 13:02
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Termoacumulador 3.000 W - Desligar ou não desligar?

Mensagem por asalopes »

Olá,

O colega “justme” tocou numa das questões mais importantes da gestão de energia térmica, a temperatura.

Por razões económicas, nas águas quentes sanitárias (AQS) devemos utilizar sempre a temperatura mais baixa que sirva o processo, quero no entanto recordar que, na produção e no armazenamento, devemos olhar com respeito para o número mágico dos 60°C pois, abaixo vou favorecer o desenvolvimento da “Legionella” e acima dos 60 graus vou aumentar as probabilidades de incrustações (calcário) nos depósitos e tubagens.


Cumprimentos.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Termoacumulador 3.000 W - Desligar ou não desligar?

Mensagem por justme »

Olá,

correto, é uma solução de compromisso.

Penso que há mesmo termo-acumuladores que tentam contornar essa situação permitindo que geralmente a temperatura esteja abaixo dos 60ºC por razões de economia.

Mas rotineiramente essa temperatura é elevada a esse valor, por um determinado periodo de tempo com o intuito de prevenir o desenvolvimento de colónias de legionela.

Este procedimento é rotineiro e automático, isto é, é uma função implementada no próprio aparelho e que pode ser ativada.

A garantia efetividade desta estrategia de desinfeçao não sei se se pode garantir ao longo de toda a instalação...

Um abraço
Responder

Voltar para “Eficiência Energética”