HARMONICOS

Responder
ggonella
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 20 jul 2017, 01:14
Agradecimento recebido: 1 vez

HARMONICOS

Mensagem por ggonella »

DESEJARIA SABER SE ALGUEM SABE ALGO PARA DISCUTIR SOBRE HARMÔNICOS DE TORQUE,ISTO É MECÂNICO.
COMO SÃO FORMADOS E O QUE OCASIONAM NOS MOTORES.


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: HARMONICOS

Mensagem por nelmindo »

ggonella Escreveu: 24 jul 2017, 23:01 DESEJARIA SABER SE ALGUEM SABE ALGO PARA DISCUTIR SOBRE HARMÔNICOS DE TORQUE,ISTO É MECÂNICO.
COMO SÃO FORMADOS E O QUE OCASIONAM NOS MOTORES.
As origens são várias e os resultados também...
Provocam desgaste prematuro nos rolamentos, fadigas nos veios e no limite podem arrancar os motores das sapatas...
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: HARMONICOS

Mensagem por Mário »

Boas

Tem haver com as frequências principais da vibração, que por sua vez faz aparecer as "sub-harmónias" que podem dar origem a ressonância ou não.
Um dos problemas actuais, é a instalação de velocidade variável (vsd) em alguns equipamentos que não foram preparados para ter (vsd).

No forum há diversa informação sobre o assunto.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: HARMONICOS

Mensagem por luisilva78 »

"HARMÔNICOS" não sei o que é.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: HARMONICOS

Mensagem por LVirtual »

Ao pesquisar por harmônicos de torque porque nao conhecia e fiquei curioso fui parar a uma tese de pós-graduação em Engenharia Mecãnica de um aluno
do Centro Técnologico da Universidade Federal Fluminense em que faz "UM ESTUDO COMPARATIVO DOS HARMÔNICOS DE TORQUE GERADOS PELOS
INVERSORES DE TENSÃO DE FREQUÊNCIA VARIÁVEL" que penso que poderá ajudar a esclarecer esta questão pelo que li assim enviesado.

http://www.mec.uff.br/pdfteses/GiovanniGonella2007.pdf

Penso que estas teses sejam publicas por isso nao deve haver problemas em postar aqui o link do pdf, mas se a Administraçao entender que é melhor nao ter aqui o link, pode retira-lo ha vontade. ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ggonella
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 20 jul 2017, 01:14
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: HARMONICOS

Mensagem por ggonella »

Senhores:
Nelmindo
LVirtual
Silvio Santos
A tese de mestrado é de minha autoria e por isto é que desejaria discutir o assunto.
A tese mostra em ambiente Matlab e experimental, que os harmônicos de torque provocam danos consideráveis aos motores elétricos ao longo do tempo.
Para tentar minimizar esses efeitos o que mostro é que com a quantidade maior de níveis de saída do inversor os danos são menores, isto é, os níveis testados foram de três e cinco( sempre ímpares ), mas podemos ter uma infinidade de níveis, mas com isto os inversores ficarão mais caros, pois são acrescidos de componentes eletrônicos e também capacitores.
ok
ggonella ( Giovanni Gonella)
Obs.: A tese é livre para ser postada e lida por todos, agradeceria comentários sobre harmônicos de torque para acrescentar mais conhecimentos.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: HARMONICOS

Mensagem por LVirtual »

ggonella Escreveu: 31 jul 2017, 20:14 Senhores:
Nelmindo
LVirtual
Silvio Santos
A tese de mestrado é de minha autoria e por isto é que desejaria discutir o assunto.
A tese mostra em ambiente Matlab e experimental, que os harmônicos de torque provocam danos consideráveis aos motores elétricos ao longo do tempo.
Para tentar minimizar esses efeitos o que mostro é que com a quantidade maior de níveis de saída do inversor os danos são menores, isto é, os níveis testados foram de três e cinco( sempre ímpares ), mas podemos ter uma infinidade de níveis, mas com isto os inversores ficarão mais caros, pois são acrescidos de componentes eletrônicos e também capacitores.
ok
ggonella ( Giovanni Gonella)
Obs.: A tese é livre para ser postada e lida por todos, agradeceria comentários sobre harmônicos de torque para acrescentar mais conhecimentos.
Giovanni é preciso ter pontaria para na unica pesquisa que fiz ter encontrado a tua tese e nem ter reparado na igualdade dos apelidos. ;)
Sendo assim pode-se dizer que "estamos em casa".
Se o google me indicou essa tese é porque deve ser a melhor explicaçao que existe sobre Harmonicas de Torque. O Google é sábio... ;)

Sendo a tese de tua autoria e vindo tu aqui pedir apoio complementar, nada melhor que produzir um debate serio e sábio entre todos os membros deste forum, que achas? ;)

LVirtual ou Silvio Santos é a mesma coisa.
LVirtual é o meu nickname neste forum e em muitos outros sitios da internet.
Na vida real sou apenas Silvio. ;)
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
ggonella
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 20 jul 2017, 01:14
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: HARMONICOS

Mensagem por ggonella »

Ok LVirtual ou Silvio:
Na verdade os Inversores provocam este tipo de distúrbio mecânico, além dos elétricos já conhecidos.
Entre eles podemos citar as vibrações nos enrolamentos e nos mancais( rolamentos) e aquecimento que ao longo do tempo provocam muitas perdas em paradas para manutenções, isto quando as manutenções não são preditivas.
Uma alternativa surgiu com a produção de motores especiais aqui no Brasil pela WEG, que minimizam em muito essas perdas, mas para os inversores com muitos níveis as perdas são bem menores e como disse anteriormente esses inversores são muito caros, mas dependendo do preço do motor de potência elevada, vale a pena investir nesse tipo de inversor.
Desejaria receber alguns detalhes e fotos se possível de motores com este tipo de desgaste provocado pelos harmônicos de torque.
Saudações GG
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: HARMONICOS

Mensagem por Mário »

Boas "ggonella "

Dá uma vista por aqui
viewtopic.php?f=99&t=19475

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Eficiência Energética”