Sistema de avaliação de PQ e TIM publicado em Diário da Repú

Responder
Avatar do Utilizador
ManuelCosta
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 26 nov 2009, 13:12
Localização: Porto/Beja

Sistema de avaliação de PQ e TIM publicado em Diário da Repú

Mensagem por ManuelCosta »

O sistema de avaliação dos peritos qualificados (PQ) e técnicos de instalação e manutenção de edifícios e sistemas (TIM) no Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE) - portaria 66/2013, da lei nº 58/2013, - foi hoje publicado em Diário da República.
A portaria estipula os conteúdos programáticos dos exames teóricos para PQ-I e PQ-II, que avaliam conhecimentos, entre outros, no âmbito do SCE, envolvente, comportamento térmico, inércia térmica, sistemas de iluminação ou ventilação.
São ainda definidos os conteúdos programáticos dos exames teóricos e práticos para TIM das categorias TIM-II E TIM-III, como é exemplo o circuito frigorífico, bombas, caldeiras, bombas de calor, solar térmico, climatização e iluminação.
Os exames teóricos quer para PQ, quer para TIM do SCE são realizados através de um sistema de avaliação online – Plataforma de Gestão da Avaliação – que tem como principais funcionalidades assegurar o acesso à inscrição, gerar um exame único por candidato e informar sobre os resultados obtidos. O calendário de exames será divulgado no sítio Web da Agência para a Energia (ADENE).
Sobre os cursos de formação, é definido que estes devem ser previamente comunicados à Direcção- Geral de Energia e Geologia pelas entidades formadoras.
Nesta portaria são ainda estabelecidos os requisitos de elegibilidade das entidades formadoras do SCE para efeitos de certificação.

Fonte: http://edificioseenergia.pt/pt/noticia/ ... arepublica


Manuel Costa
Responder

Voltar para “Eficiência Energética”