Derreter ferro com alta corrente

Responder
Gustavo Garcia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 18 jul 2018, 23:41
Localização: Santa Catarina

Derreter ferro com alta corrente

Mensagem por Gustavo Garcia »

Olá pessoal, eu pretendo fazer um aparelho para derreter ferro com alta corrente, caso vocês percebam algo de errado, ou alguma coisa perigosa demais me avisem. Bem pretendo pegar um transformador de microondas, e retirar a bobina secundaria(que produz 2000volts) e colocar no lugar dessa bobina, umas duas voltas de uma fio encapado, de uns 15 a 20mm, e segundo muitos videos da internet, só fazendo isso, eu consigo um aparelho com baixa voltagem, e com corrente alta, capaz de fazer um prego ficar incandescente em pouco tempo. Penso que não tenha algo muito perigoso, já que isso produzira em torno de uns 12 volts, dependendo o numero de voltas do fio que irei colocar, e uma corrente alta, o que teoricamente, não da choque. Queria algumas opiniões, e observações sobre o projeto, desde já agradeço a vocês.


helioneves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 131
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Localização: Soure
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Derreter ferro com alta corrente

Mensagem por helioneves »

pelo que percebi, tirou a ideia de videos da net... eu também já vi esses videos, em que usavam umas poucas voltas de fio de cobre grosso no lugar do secundário de um transformador de microondas para fazer uma "maquina de soldar por pontos" artesanal... sim, a tensão desenvolvida nessas voltas de fio é baixa, pois é dada pela relação N1/N2, em que N1 é o numero de espiras do primario, e N2 é o numero de espiras do secundário, ou seja, das tais voltas de fio... com a corrente é o inverso disso, N2/N1, mas é preciso ter em conta qual é a indutancia do primario do transformador.
Agora, depende do que realmente quer fazer com isso; quer soldar ferro, ou quer derreter ferro? É que são precisas energias diferentes para cada caso...
Uma nota: quanto maior for a condutibilidade ( fio mais grosso, mais curto, melhor condutor ) das tais voltas de fio que quer colocar, maior vai ser a corrente gerada, até à saturação do transformador.
Responder

Voltar para “Protótipos Elétricos”