Nova instalação de candeeiro de teto e tomada

Acesso total utilizadores
Responder
rkarmo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 29 mai 2020, 00:26
Localização: Lisboa

Nova instalação de candeeiro de teto e tomada

Mensagem por rkarmo »

Olá pessoal,

É o meu primeiro post no fórum. Preciso de ajuda com umas instalações que pretendo fazer.
De notar que não entendo do assunto e apenas sei o que andei a ler aqui no fórum e por aí em vídeos e afins.
Então, quero instalar um candeeiro no tecto de um quarto, que apenas tem duas pré instalações para candeeiros de parede. Tem uma caixa de derivação no cimo da porta.
A minha ideia é: trocar o interruptor atual por outro com dois botões e fazer a ligação do novo candeeiro ao segundo botão. Para isso, "estudei" as opções e tentei descobrir eu a melhor maneira de o fazer. Faz sentido utilizar o cabo fase que já existe e derivar para os dois botões, ligar o botão ao candeeiro e o neutro ir para a caixa de derivação? As ligações ao candeeiro serão feitas fora da parede, por isso isto significava uma calha do botão ao candeeiro e outra deste à caixa de derivação.
Outra opção seria utilizar uma das pré instalações que não está a ser utilizada e estender os cabos até ao teto, mas desta forma haveria apenas um botão que ligava tanto o do tecto como o da parede ao mesmo tempo, que era algo que não queria.
Alguma sugestão?

Mais uma coisa, perto da cama não existem tomadas, apenas a meio da parede lateral. Há problema de a partir desta tomada fazer puxada para outra, e ficar com duas funcionais? Ou fico melhor em fazer puxada da caixa de derivação? (Não sei se tem os cabos próprios para tomadas)

Obrigado a todos.


Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Nova instalação de candeeiro de teto e tomada

Mensagem por Duende »

Bom dia,

A sua apresentação aqui no fórum é algo que podia começar por fazer antes das instalações eléctricas.
Contudo, tudo o que colocou é só aceitável se, o quadro eléctrico estiver devidamente dimensionado e protegido para esses "acrescentos" que pretende fazer.

PS:. Para sua segurança e os demais tenha em atenção que, os vídeos não o ensinam a ser electricista, existem cuidados muito minuciosos e regras de aplicação como de segurança que, muitas vezes não são explicados, e poderão pôr em risco pessoas, animais e béns materiais.

Cumprimentos
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Nova instalação de candeeiro de teto e tomada

Mensagem por pedro caetano »

boas, em principio aquilo que diz que faz esta correto, não nego tanto no candieiro como na tomada esta pode derivar da outra que esta lá pois deve ser o circuito das tomadas e a caixa por cima da porta é da luz. agora pergunto se se sente com coragem de fazer o serviço? cuidado todo ele é pouco- cump
rkarmo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 29 mai 2020, 00:26
Localização: Lisboa

Re: Nova instalação de candeeiro de teto e tomada

Mensagem por rkarmo »

Obrigado pelos comentários.
Realmente não é de todo inteligente aventurar-me em coisas que desconheço e que podem trazer problemas.
Sendo assim, a opção mais segura é utilizar apenas a instalação que já existe para alimentar o novo candeeiro e ficam os dois a acender ao mesmo tempo, e deixo-me de invenções para novas ligações.

Obrigado.
Responder

Voltar para “Curiosos”