Dúvida sobre orçamento

Acesso total utilizadores
Responder
João Morgado

Dúvida sobre orçamento

Mensagem por João Morgado »

Antes de mais, boa noite.

Venho a este fórum ciente que sou um completo ignorante em termos de orçamentos e valores de reparações feitos na área de eletricidade.

Situação: À Dois meses uma tomada de parede começou com picos de corrente. Desliguei a extensão que tinha lá ligada mas não a substituí. Ironia das ironias, ontem à tarde aprontei-me a comprar uma nova tomada com o intuito de a substituir hoje à tarde. Antes que pudesse efetuar a troca, a bela tomada decidiu incendiar-se do nada (não tinha nada ligada a ela), sem que diferencial ou disjuntor disparasse. Apesar do aparato, o incêndio foi apenas resultado do curto circuito que derreteu a proteção da cabelagem. A questão é que todas as tomadas dessa divisão (por estarem no mesmo circuito) deixaram de ter corrente. Com disjuntor ligado ou desligado, não tinha relevância. Cortei os fios da tomada e isolei-os com fita isoladora. Como é domingo e preciso de corrente na divisão para exercer o meu trabalho, decidi ligar a uma "empresa" de reparações que está 24 horas disponível.
Depois do primeiro contacto telefónico, aprontaram-se a vir cá a casa durante a tarde de hoje, apesar de não me conseguirem disponibilizar um orçamento (diziam que tinham de avaliar a situação primeiro, o que parece-me mais que compreensível). Depois de dois senhores eletricistas chegarem cá a casa, não apresentaram orçamento e meteram logo mão à obra. Depois de uns 30 a 40 minutos de trabalho, e de terem puxado a cabelagem da tomada em curto circuito e colocado umas peças (não foi substituída) de forma a, deduzo eu, os cabos não se tocarem, terem substituído uma outra tomada que estava partida por outra (tomada nova que foi facultada por mim) e de terem mexido no quadro (desparafusarm-no, fizeram testes de amperagem e pouco mais), combraram-me 425 euros. 75 pela deslocação, 90 pela mão de obra, 180 pela reparação do curto circuito (a tudo isto acresceu 79 de IVA). O serviço foi feito por um serviço de piquete de urgência. A minha questão prende-se apenas por este valor ser normal ou não? É que se for, muito bem, mal de mim criticar algo que desconheço por completo. Apesar de achar que o orçamento devia ser apresentado logo de forma inicial depois de feita a avaliação. Para depois depender do cliente aceitar o orçamento ou não e suportar os custos de deslocação. Agradecia que me pudessem dar pelo menos uma luz em relação à normalidade deste procedimento e mais uma vez obrigado.

Cumprimentos,
J. Morgado


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Dúvida sobre orçamento

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Amigo, não conheço nenhuma dessas empresas de "reparações 24 horas", mas uma coisa é certa. Foi roubado. Mas à grande.
É claro que isto é apenas a minha opinião, uma vez que uma empresa pode praticar os preços que bem entender (é mais ou menos assim).
Sem conhecer bem o enquadramento legal, eu sugeria que apresentasse uma reclamação na DECO.
Por curiosidade, já pagou ou ainda está por pagar?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Dúvida sobre orçamento

Mensagem por ENERGY »

Boas
Nunca se deve mandar fazer reparação, sem uma estimativa de custos, ou orçamento.
Caso contrário pode acontecer destes imprevistos, tanto na eletricidade, como na reparação auto, etc, etc.
Os profissionais envolvidos é que sabem o que encontraram na instalação, e o carater de urgência que lhes foi solicitado pelo cliente, etc.
Cpts.
Energy
luis.

Re: Dúvida sobre orçamento

Mensagem por luis. »

Isto é que é categoria!!! Repararam a avaria e ainda aproveitaram para lhe limpar a carteira. E tudo pelo mesmo preço!!! 2 em 1
Pedro Mihuel
Curioso
Curioso
Mensagens: 82
Registado: 16 mar 2011, 13:53
Localização: Lisboa
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Dúvida sobre orçamento

Mensagem por Pedro Mihuel »

A deslocação foi cara por ser de piquete,mas a mesma foi durante um fim de semana ou fora das horas do serviço regular?

90 EUROS PELA MÃO DE OBRA por 40 minutos dois homens, isso deve dar cerca de 100 euros hora. São electricistas ou advogados?
180 pela reparação do curto circuito ???? Mas isto não está incluído na mão de obra? Será o preço das peças? 3 Wagos de ligação???? 1 ou 2 euros???

Já pagou?
Passaram factura?

E já agora, qual o nome dessa empresa, para nunca os chamar!

E confirmo ...foi roubado mas á bruta.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Dúvida sobre orçamento

Mensagem por CAOR »

Também gostava de ser assim!
Aqui na minha zona se levo 20 euros de deslocação e 25 ver avaria e conhecendo-me dizem que estou a roubar!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Dúvida sobre orçamento

Mensagem por ENERGY »

Boas
Por isso não faço qualquer trabalho junto de casa, pois eles pensam que por estar-mos ali ao lado, podemos e devemos fazer quase de borla, mas se algo corre mal, quem tem de assumir as responsabilidades.
Assim eles levam com estes e outros artistas, que é para abrirem os olhos, pagam e não bufammmmm.

CAOR Escreveu:Também gostava de ser assim!
Aqui na minha zona se levo 20 euros de deslocação e 25 ver avaria e conhecendo-me dizem que estou a roubar!
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Curiosos”