Pedido de ramal à EDP

Acesso total utilizadores
Responder
duarte74

Pedido de ramal à EDP

Mensagem por duarte74 »

Boa noite!
Para perceber se estou a ser bem informado peço ajuda e esclarecimentos.
Tenho um projecto aprovado para uma habitação, onde consta uma ficha electrotécnica com a potência de 13,8kVA.
A casa é numa aldeia, agora disseram-me que preciso para iniciar as obras de pedir uma ligação do ramal à EDP.
O que preciso de fazer para isso?


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Pedido de ramal à EDP

Mensagem por ENERGY »

Boas
Deve contatar um Eletricista para lhe tratar do assunto, pois vai necessitar tambem de termo de responsabilidade de Execução/Exploração, e da instalação do respetivo Quadro de Obras etc. ou então entregue todo esse trabalho ao Empreiteiro de Construção.
duarte74 Escreveu:Boa noite!
Para perceber se estou a ser bem informado peço ajuda e esclarecimentos.
Tenho um projecto aprovado para uma habitação, onde consta uma ficha electrotécnica com a potência de 13,8kVA.
A casa é numa aldeia, agora disseram-me que preciso para iniciar as obras de pedir uma ligação do ramal à EDP.
O que preciso de fazer para isso?
Cpts.
Energy
duarte74

Re: Pedido de ramal à EDP

Mensagem por duarte74 »

ENERGY Escreveu:Boas
Deve contatar um Eletricista para lhe tratar do assunto, pois vai necessitar tambem de termo de responsabilidade de Execução/Exploração, e da instalação do respetivo Quadro de Obras etc. ou então entregue todo esse trabalho ao Empreiteiro de Construção.
duarte74 Escreveu:Boa noite!
Para perceber se estou a ser bem informado peço ajuda e esclarecimentos.
Tenho um projecto aprovado para uma habitação, onde consta uma ficha electrotécnica com a potência de 13,8kVA.
A casa é numa aldeia, agora disseram-me que preciso para iniciar as obras de pedir uma ligação do ramal à EDP.
O que preciso de fazer para isso?
esse termo pode ser assinado por um eng. electrotécnico ou tem de ser mesmo o electricista que executa?
Vou à EDP tratar como se fosse um pedido de viabilidade?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Pedido de ramal à EDP

Mensagem por ENERGY »

Boas
Sim, nesta primeira fase vai à EDP solicitar a viabilidade, e não necessita para já de nada assinado por Engº ou Técnico.
Depois com a viabilidade concretizada, vai ter de contratar uma Empresa credênciada para lhe tratar do ramal.
Depois com o Quadro de Obras instalado, para fazer contrato de fornecimento de energia para obras, já vai ter de apresentar o Termo de Responsabilidade de Execução/Exploração, conforme a potência a contratar, e a respetiva Licença de Obras, ou documento equivalente.

duarte74 Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Deve contatar um Eletricista para lhe tratar do assunto, pois vai necessitar tambem de termo de responsabilidade de Execução/Exploração, e da instalação do respetivo Quadro de Obras etc. ou então entregue todo esse trabalho ao Empreiteiro de Construção.
duarte74 Escreveu:Boa noite!
Para perceber se estou a ser bem informado peço ajuda e esclarecimentos.
Tenho um projecto aprovado para uma habitação, onde consta uma ficha electrotécnica com a potência de 13,8kVA.
A casa é numa aldeia, agora disseram-me que preciso para iniciar as obras de pedir uma ligação do ramal à EDP.
O que preciso de fazer para isso?
esse termo pode ser assinado por um eng. electrotécnico ou tem de ser mesmo o electricista que executa?
Vou à EDP tratar como se fosse um pedido de viabilidade?
Cpts.
Energy
duarte74

Re: Pedido de ramal à EDP

Mensagem por duarte74 »

ENERGY Escreveu:Boas
Sim, nesta primeira fase vai à EDP solicitar a viabilidade, e não necessita para já de nada assinado por Engº ou Técnico.
Depois com a viabilidade concretizada, vai ter de contratar uma Empresa credênciada para lhe tratar do ramal.
Depois com o Quadro de Obras instalado, para fazer contrato de fornecimento de energia para obras, já vai ter de apresentar o Termo de Responsabilidade de Execução/Exploração, conforme a potência a contratar, e a respetiva Licença de Obras, ou documento equivalente.
Mas é assim, eu a viabilidade já a tenho, foi juntamente com o projecto para a câmara.
Agora só quero pedir o ramal para começar com a obra. Nesse ponto é que pergunto? A mim disseram-me que podia ser um eng. electrotécnico a fazer um pedido na EDP para o ramal, que bastava fazer o pedido e apresentar um termo de responsabilidade. Depois disso, a EDP dava-me o orçamento e eu tinha de chamar uma empresa credência para fazer o trabalho.
Depois disso, chamaria o electricista para montar o quadro de obras e para passar o termo de Responsabilidade de Execução/Exploração, é assim?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Pedido de ramal à EDP

Mensagem por ENERGY »

Boas
Sim, se já tem a Ficha Eletrotécnica visada pela EDP, ou seja carimbada pela EDP, pode ser um Engº Eletrotécnico a tratar do assunto, ou um Técnico.

duarte74 Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Sim, nesta primeira fase vai à EDP solicitar a viabilidade, e não necessita para já de nada assinado por Engº ou Técnico.
Depois com a viabilidade concretizada, vai ter de contratar uma Empresa credênciada para lhe tratar do ramal.
Depois com o Quadro de Obras instalado, para fazer contrato de fornecimento de energia para obras, já vai ter de apresentar o Termo de Responsabilidade de Execução/Exploração, conforme a potência a contratar, e a respetiva Licença de Obras, ou documento equivalente.
Mas é assim, eu a viabilidade já a tenho, foi juntamente com o projecto para a câmara.
Agora só quero pedir o ramal para começar com a obra. Nesse ponto é que pergunto? A mim disseram-me que podia ser um eng. electrotécnico a fazer um pedido na EDP para o ramal, que bastava fazer o pedido e apresentar um termo de responsabilidade. Depois disso, a EDP dava-me o orçamento e eu tinha de chamar uma empresa credência para fazer o trabalho.
Depois disso, chamaria o electricista para montar o quadro de obras e para passar o termo de Responsabilidade de Execução/Exploração, é assim?
Cpts.
Energy
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Pedido de ramal à EDP

Mensagem por damon »

Olá,

Tenho umas duvidas,
a semana passada pedi a ligação a rede BT de uma moradia em construção
já não me lembro qual é o procedimento (há anos que não peço isso...)
tem de fazer um quadro de obra improvisado com contador e portinhola OU posso pedir um ramal definitivo? já com ligação a cx de contador e portinhola no murete?
seria melhor acho eu!
Pois eu acho que na EDP perguntaram se queria ligação definitiva e disse que sim!

E depois qual é o procedimento a seguir? vem um tecnico, recebo uma carta e depois?
obg
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Pedido de ramal à EDP

Mensagem por Mario Lopes »

Viva,

Para solicitar um ramal de obras é necessário ter um ponto de entrega executado. Poder ser um murete(provisório ou definitivo), ou um casinhoto de obras com uma portinhola instalada.
- Entrega uma ficha electrotécnica + termo de execução + licença de obra se caso disso, na EDP, e ai eles abrem um PFE, e depois paga o custo de potência.
- Após estar pago o técnico da edp tem 15 dias para se deslocar ao local para orçamentação.
- Irá receber uma carta se tiver custos acrescidos - paga novamente.
- Depois escolhe um empreiteiro para execução de ramal. Após estar tudo executado é atribuído um CPE.
- Com o CPE se for caso de obras tem as seguintes opções:
1ª opção - potência inferir a 10,35. termo e execução do técnico e os documentos do cliente e faz um contrato de obras que terá a duração da licença de obra.
2 ª opção - potência superior a 10,35. termo e execução e exploração do técnico e os documentos do cliente e faz um contrato de obras que terá a duração da licença de obra. ( O termo de exploração deverá acrescentar valor extra aos encargos o técnico).

- Ramal definitivo.o processo é semelhante. Caso o ramal existente seja de obras terá que ir á edp pedir viabilidade para definitivo( irá ser aberto um novo PFE, e terá encargos).
Depois do orçamentado por parte da edp, e liquidado os valor caso seja necessário irá ter um CPE definitivo.
Com esse cpe Se P> 10,35 kva terá que recorrer a uma entidade certificadora. Se a P<= 10,35, o técnico submete na plataforma da edp, e ai poderá executar o contrato definitivo.
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Pedido de ramal à EDP

Mensagem por Electroo »

Mario Lopes Escreveu: 10 mai 2018, 14:51 Se a P<= 10,35, o técnico submete na plataforma da edp, e ai poderá executar o contrato definitivo.
Sr . Mário qual é a plataforma que fala? será a da DGEG ? SIRESP?
Mario Lopes Escreveu: 10 mai 2018, 14:51 1ª opção - potência inferir a 10,35. termo e execução do técnico e os documentos do cliente e faz um contrato de obras que terá a duração da licença de obra.
2 ª opção - potência superior a 10,35. termo e execução e exploração do técnico e os documentos do cliente e faz um contrato de obras que terá a duração da licença de obra. ( O termo de exploração deverá acrescentar valor extra aos encargos o técnico).
Sr. Mário onde posso encontrar esta informação disponível?
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 250
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Localização: Telheiras - Lisboa
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Pedido de ramal à EDP

Mensagem por Mario Lopes »

Electroo,

Falha minha, o técnico submete na DGEG, que por sua vez informa a EDP.
Em relação á outra informação poderá consultar aqui.
https://www.edpdistribuicao.pt/pt/profi ... et2017.pdf
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Pedido de ramal à EDP

Mensagem por damon »

Obrigado por ter respondido,
vou esperar que receba a carta!
Mas espero que até la o pedreiro tenha chumbado as caixas que la deixei...
Responder

Voltar para “Curiosos”