Terra em extensões triplas

Acesso total utilizadores
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Terra em extensões triplas

Mensagem por lrds »

Uma extensão dessas triplas que se compram em qqer lado avariou, do lado do macho. Cortei-a para lhe pôr uma ficha nova e reparei que só tem 2 condutores. Eu pensava que quando as fichas, tanto macho como fémea, têm aquelas partes metálicas tinham terra. Inclusivé a ficha macho tem aquele buraquinho num quadradinho metálico, pensava que isso era terra!!! Agora como descubro assim a «olho» se têm realmente terra ou não?

É que tenho a uso umas poucas de extensões dessas com arcas, frigoríficos, ferro de engomar, etc... Não sei se não estarei a fazer asneiras.


Inté
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terra em extensões triplas

Mensagem por jorgemiguel4 »

Devem ser dos chineses... já apanhei algumas cá por casa inclusive, que estavam marcadas com capacidade para 16A e depois tinham condutores que mais pareciam fios de cabelo. A maioria delas já derreteu sem fazer disparar o disjuntor de protecção das tomadas onde estavam ligadas. Cuidado com o que liga...

Adiante, para ver se a tripla tem terra ou não, tem que verificar a continuidade entre o pólo de terra da ficha que liga à parede e a própria tripla com um multímetro ou ohmimetro, convém ter um valor inferior a 1 Ohm.
Esta medição deve ser feita com a extensão desligada para não correr riscos.


edit:correção de erro na escrita
Última edição por jorgemiguel4 em 15 mai 2014, 01:00, editado 1 vez no total.
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terra em extensões triplas

Mensagem por lrds »

É o caso, são de 16 A

E na verdade os fios parecem cabelos
Inté
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terra em extensões triplas

Mensagem por jorgemiguel4 »

Então cuidado com isso, algumas só servem para ligar carregadores de telemovel. :lol:
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terra em extensões triplas

Mensagem por lrds »

jorgemiguel4 Escreveu:Devem ser dos chineses... já apanhei algumas cá por casa inclusive, que estavam marcadas com capacidade para 16A e depois tinham condutores que mais pareciam fios de cabelo. A maioria delas já derreteu sem fazer disparar o disjuntor de protecção das tomadas onde estavam ligadas. Cuidado com o que liga...

Adiante, para ver se a tripla tem terra ou não, tem que verificar a continuidade entre o pólo de terra da ficha que liga à parede e a própria tripla com um multímetro ou ohmimetro, convém ter um valor inferior a 1 Ohm.
Esta medição deve ser feita com a extensão desligada para não correr riscos.


edit:correção de erro na escrita
Portanto com um multímetro encosto um polo no que supostamente devia ser terra do macho e outro na femea?
Inté
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terra em extensões triplas

Mensagem por jorgemiguel4 »

Sim, se apitar no teste de continuidade é porque tem.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Terra em extensões triplas

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na verdade para o bem de todos, evitem comprar extensões nos chineses, pois a qualidade deixa muito a desejar, e depois acontecem os imprevistos, os acidentes, e estragos inesperados, etc.
Cpts.
Energy
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terra em extensões triplas

Mensagem por jorgemiguel4 »

ENERGY Escreveu:Boas
Na verdade para o bem de todos, evitem comprar extensões nos chineses, pois a qualidade deixa muito a desejar, e depois acontecem os imprevistos, os acidentes, e estragos inesperados, etc.

Então e depois íamos perder o espectacular fogo de artificio dentro de casa?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Terra em extensões triplas

Mensagem por ENERGY »

Boas
Penso que a generalidade das pessoas, dispensa bem esse fogo de artificio, no entanto muitas pessoas têm e vão continuar a ter esse problema, porque desconhecem o risco desses equipamentos chinocas, e como o dinheiro não abunda, vai de comprar o mais barato que se encontra no mercado.
Depois quando a casa, escritório, armazém, etc, pega fogo é que são elas.
jorgemiguel4 Escreveu:
ENERGY Escreveu:Boas
Na verdade para o bem de todos, evitem comprar extensões nos chineses, pois a qualidade deixa muito a desejar, e depois acontecem os imprevistos, os acidentes, e estragos inesperados, etc.

Então e depois íamos perder o espectacular fogo de artificio dentro de casa?
Cpts.
Energy
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terra em extensões triplas

Mensagem por jorgemiguel4 »

Isso é bem verdade. Um problema ainda maior é marcarem as tomadas como aptas para 16A e depois usarem fio que provavelmente nem é capaz de suportar metade disso. Depois uma pessoa que não percebe nada de electricidade vai a uma loja e vê uma tripla de marca por 15€ e na loja dos chineses ao lado está uma "igual" por 3€, tem escrito que suporta a mesma corrente, etc.. Qual é que a pessoa vai comprar?

Não há nenhuma entidade que fiscalize essas coisas para garantir um mínimo de segurança?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Terra em extensões triplas

Mensagem por nelmindo »

jorgemiguel4 Escreveu:Isso é bem verdade. Um problema ainda maior é marcarem as tomadas como aptas para 16A e depois usarem fio que provavelmente nem é capaz de suportar metade disso. Depois uma pessoa que não percebe nada de electricidade vai a uma loja e vê uma tripla de marca por 15€ e na loja dos chineses ao lado está uma "igual" por 3€, tem escrito que suporta a mesma corrente, etc.. Qual é que a pessoa vai comprar?

Não há nenhuma entidade que fiscalize essas coisas para garantir um mínimo de segurança?
Há, mas...
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 174
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terra em extensões triplas

Mensagem por lrds »

Eu comprava estes artigos de boa fé, embora sempre tinha duvidas sobre a qualidade dos materiais empregues no fabrico delas. Agora que lhe faltasse um condutor é que nunca me tinha passado pela cabeça. Porque a diferença de preço realmente é muita. E tenho em casa uma boa meia dúzia delas. Agora tenho de as testar e ver se realmente há terra ou não. Já me estou a ver a ter uma surpresa desagradável.
Inté
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terra em extensões triplas

Mensagem por jorgemiguel4 »

Ter ou não terra é o menor dos problemas. Não é a falta de terra que as faz derreter e pegar fogo.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Terra em extensões triplas

Mensagem por Mário »

Boas
jorgemiguel4 Escreveu:Ter ou não terra é o menor dos problemas. Errado, é o maior dos problemas

Não é a falta de terra que as faz derreter e pegar fogo.
A Azul.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jorgemiguel4
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 167
Registado: 02 abr 2014, 18:36
Localização: Portugal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terra em extensões triplas

Mensagem por jorgemiguel4 »

A minha ideia é a seguinte:
Só se houver um defeito no isolamento de uma maquina lá ligada, fora isso não estou a ver isso a causar um problema grave. No caso de sobrecarrega os condutores carregados são os primeiros a derreter e se calhar encostar, mesmo que exista um condutor de terra este ainda vai demorar mais um bocado até derreter também e causar o disparo de um suposto diferencial que exista.

Por favor corrijam-me se estiver errado.
Responder

Voltar para “Curiosos”