Mitsubishi Mzs-ge35va

Responder
Cardoso34
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 01 ago 2017, 11:15

Mitsubishi Mzs-ge35va

Mensagem por Cardoso34 »

Bom dia

Tenho um split Mitsubishi Mzs-ge35va que queimou a pc board da maquina interior. Mandei vir uma nova da marca e depois de a montar mal liguei a potencia o fusível da mesma estourou. Será que alguém me pode ajudar a resolver isto. Desde já agradeço a ajuda que me possa dar.


Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Mitsubishi Mzs-ge35va

Mensagem por LVirtual »

se o fusivel estoirou é porque ha um curto-circuito nalgum lado. verifica todas as cablagens e ligaçoes.
ainda bem que o fusivel da nova estava mais atento do que a da anterior. com sorte a placa continua ainda operacional depois de substituires o fusivel...
has-de ter ai alguma coisa mal ligada ou com o isolamento cortado.
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Cardoso34
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 01 ago 2017, 11:15

Re: Mitsubishi Mzs-ge35va

Mensagem por Cardoso34 »

Obrigado pela ajuda vou inspeccionar melhor a maquina para ver se descubro alguma coisa
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Mitsubishi Mzs-ge35va

Mensagem por Mário »

Boas
Cardoso34 Escreveu: 01 ago 2017, 11:25 Bom dia
Tenho um split Mitsubishi Mzs-ge35va que queimou a pc board da maquina interior. Mandei vir uma nova da marca e depois de a montar mal liguei a potencia o fusível da mesma estourou. Será que alguém me pode ajudar a resolver isto. Desde já agradeço a ajuda que me possa dar.
Oh Cardoso, tens uma placa avariada e intalas uma nova sem veres porque avariou? É ser corajoso.
Mede o ventilador e compressor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Cardoso34
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 01 ago 2017, 11:15

Re: Mitsubishi Mzs-ge35va

Mensagem por Cardoso34 »

isso eu ja fiz antes de instalar a placa nova e os valores que o compressor e o ventilador me dao sao normais. por isso vim aqui ver e alguem me consegue ajudar
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Mitsubishi Mzs-ge35va

Mensagem por LVirtual »

quando os fusiveis duma placa eletronica rebentam regra geral é curto circuito entre o positivo ou fase e massa ou neutro da placa.
se a primeira queimou era porque o que esta a provocar o curto circuito agora nao deixava passar muita corrente para rebentar logo.

eventualmente o fusivel da segunda placa estava mais bem dimensionado dentro da margem de erro para actuar antes de queimar os componentes de entrada de alimentaçao da placa.
pela minha experiencia de muitos anos, quando um fusivel duma placa eletronica rebenta é porque ha curto circuito directo na linha de alimentaçao da placa.

cardoso verifica todas as coisas que estao ligadas na placa. uma delas esta a provocar curto circuito directo e a deitar tudo abaixo.

Na primeira vez o disjuntor do aparelho nao desligou?
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Cardoso34
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 01 ago 2017, 11:15

Re: Mitsubishi Mzs-ge35va

Mensagem por Cardoso34 »

Nao o dijuntor da maquina nao disparou em conversa com um amigo meu que ja trabalhou na Mitsubishi ele diz que o mais provável e ser o ventilador da unidade interior
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Mitsubishi Mzs-ge35va

Mensagem por LVirtual »

Cardoso34 Escreveu: 01 ago 2017, 15:27 Nao o dijuntor da maquina nao disparou em conversa com um amigo meu que ja trabalhou na Mitsubishi ele diz que o mais provável e ser o ventilador da unidade interior
Ricos disjuntores. ;)
num curto directo que queima fusiveis e placas e proteção contra curtos nada... ;)

entao verifica o ventilador muito bem antes de voltares a ligar a placa com um fusivel novo. e tem atençao que o fusivel deve ser de igual valor que o original...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Mitsubishi Mzs-ge35va

Mensagem por Mário »

Boas

Se os motores estão bons, vê o cabo de interligação entre unidades, pode haver um curto-circuito entre condutores ou à massa.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Mitsubishi Mzs-ge35va

Mensagem por joao-pt »

LVirtual Escreveu: 01 ago 2017, 16:32
Cardoso34 Escreveu: 01 ago 2017, 15:27 Nao o dijuntor da maquina nao disparou em conversa com um amigo meu que ja trabalhou na Mitsubishi ele diz que o mais provável e ser o ventilador da unidade interior
Ricos disjuntores. ;)
num curto directo que queima fusiveis e placas e proteção contra curtos nada... ;)
Se o fusível queimou, interrompeu o circuito, o disjuntor não tem (nem deve) de disparar.
Avatar do Utilizador
LVirtual
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 390
Registado: 23 fev 2017, 23:30
Localização: Carcavelos
Enviou: 83 vezes
Agradecimento recebido: 49 vezes
Contacto:

Re: Mitsubishi Mzs-ge35va

Mensagem por LVirtual »

joao.pt Escreveu: 01 ago 2017, 18:15
LVirtual Escreveu: 01 ago 2017, 16:32
Cardoso34 Escreveu: 01 ago 2017, 15:27 Nao o dijuntor da maquina nao disparou em conversa com um amigo meu que ja trabalhou na Mitsubishi ele diz que o mais provável e ser o ventilador da unidade interior
Ricos disjuntores. ;)
num curto directo que queima fusiveis e placas e proteção contra curtos nada... ;)
Se o fusível queimou, interrompeu o circuito, o disjuntor não tem (nem deve) de disparar.
eu referia-me a primeira placa que queimou sem rebentar fusiveis nem disparar o disjuntor...

de qualquer maneira se numa instalaçao electrica os disjuntores e diferenciais sao sempre os ultimos a desligar depois dos fusiveis ou placas dos aparelhos arderem nao tou a ver para que servirao...
Silvio Santos - http://www.s-tronika.com
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Mitsubishi Mzs-ge35va

Mensagem por Mário »

Boas
LVirtual Escreveu: 01 ago 2017, 18:17 eu referia-me a primeira placa que queimou sem rebentar fusiveis nem disparar o disjuntor...
de qualquer maneira se numa instalaçao electrica os disjuntores e diferenciais sao sempre os ultimos a desligar depois dos fusiveis ou placas dos aparelhos arderem nao tou a ver para que servirao...
Os disjuntores com ou sem diferencial, servem só para proteger os condutores até ao equipamento. Se há necessidade de proteger o equipamento, essa protecção é efectuada pelo fabricante do equipamento.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
JMCOUTO20
Curioso
Curioso
Mensagens: 39
Registado: 28 set 2014, 11:50
Localização: Sintra
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Mitsubishi Mzs-ge35va

Mensagem por JMCOUTO20 »

Boa tarde. Msz é a interior mural correcto?~tenta ligar a placa com a ficha do motor da alheta (swing) desligado.

Abraço
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Mitsubishi Mzs-ge35va

Mensagem por ENERGY »

LVirtual Escreveu: 01 ago 2017, 16:32
Cardoso34 Escreveu: 01 ago 2017, 15:27 Nao o dijuntor da maquina nao disparou em conversa com um amigo meu que ja trabalhou na Mitsubishi ele diz que o mais provável e ser o ventilador da unidade interior
Ricos disjuntores. ;)
num curto directo que queima fusiveis e placas e proteção contra curtos nada... ;)

entao verifica o ventilador muito bem antes de voltares a ligar a placa com um fusivel novo. e tem atençao que o fusivel deve ser de igual valor que o original...
Boas
O eventual curto circuito está para lá da proteção fusível, que será mais sensível que a do disjuntor, daí ter queimado o fusível, e não ter disparado o disjuntor.
Até porque a alimentação do QE ao aparelho, é por norma na unidade exterior, daí o fusível protege os equipamentos derivados dessa placa na unidade interior, que terão um menor consumo, logo fusível mais sensível que o disjuntor.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”