Boas.
Para que fique a info, a Solvay não é Alemã, e sim Belga ...
Daikin foi a primeira marca a lançar mundialmente equipamentos de ar condicionado a R32 em 2012 com mais de 4 milhões vendidos no Japão. No entanto mais companhias se seguiram: Hitachi, Melco, Panasonic, Fujitsu, Corona, Midea ...
A Goodman lançará produtos R32 nos EUA, e a Melco anuncia o lançamento para a Europa em 2017, se não estou em erro.
Depois quanto ao R-32:
- O GWP tem de ser <750 a partir de 2025.
- Todos os HFC utilizados estarão sujeitos ao abandono progressivo do consumo de HFC.
- Em comparação com o 410A temos menos de 1/3 GWP, 3/4 da carga de fluido e sensivelmente 1/4 do impacto ambiental.
- Devido à eficiência energética superior, o impacto climático total da bomba de calor R-32 é inferior à das bombas de calor com fluidos frigorigéneos com um GWP muito baixo.
- Melhor condutividade térmica.
- Menor viscosidade (menor perda de carga).
- Menor densidade (menor carga de fluido para igual potência e equipamentos mais compactos).
- É uma substância pura (manuseio facilitado e reutilização).
Quanto a pressões wte:
Temps de descarga entre 10 a 20 ºC a mais e pressões equivalentes, nada de especial.
Drop-in & Retrofit: Pelo óleo e também pela temperatura de descarga, etc. não se afigura provável que venha a ser exequível substituir-se o R410A por R32 em equipamentos existentes, IMHO.
Quanto à inflamabilidade:
- A legislação europeia (EN60335-2-40) define o tamanho (em área) mínimo de uma divisão, para instalações com fluidos frigorigéneos inflamáveis, pela fórmula: Área mínima da divisão [m2] = (M / (2,5 x 0,22759 x h0 ))2
Sendo:
M: Carga de R32 [kg]
LII: Limite inferior de inflamabilidade
h0: Altura de instalação do equipamento interior [m]:
0,6 m para instalação no piso / 1,8 m para instalação na parede
1,0 m para instalação na janela / 2,2 m para instalação no tecto
Assim sendo tendo em conta a carga máxima de um multi de 5 p.e., o tamanho mínimo da divisão é 10,4 m2.
- A velocidade de propagação do R32 é muito baixa: 6,7 cm/s (=4 m/min ou 0,24km/h) enquanto a do propano é de 46,4 cm/s.
- Todos os gases inflamáveis precisam de oxigénio para queimar, mas em concentração variável dependente do gás.
- R32 é inflamável no ar quando em concentrações de 14 a 31%, desde que não exista o "triângulo do fogo" estamos bem, tendo em conta o
AIT. Isto no 410A também já era relevante tb visto conter R-32 apesar de ter lá o "policia".
- O R32 queima, mas não explode como o propano!
Bom, já vai longo ...
CumpS!