Certificação gases fluorados

Responder
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Mário »

Boas

"Mensagempor vhmoliveira » 23 jul 2015, 00:25
Boas
Em muito se fala na certificação dos gases florados, mas quando 1 é mau, aparecem 2 ou 3 "salvadores" e anda-se nisso vezes sem conta.
600, 700...1000 € por 30, ou 40 horas de formação!!!! e os exames, com taxas de reprovação superiores a 50%!!!
que M***A de lobby os técnicos e futuros técnicos estão a alimentar!!!
depois sabe-se de situações em que basta dizer que havia uma fuga e que não deu para recuperar nada.
é triste."

O mais engraçado que não tem piada, é que para manuseamento de gases conseguiram que o pessoal tivesse formação técnica em refrigeração.

O que raio tem o manuseamento de gases com afinações? e não só. Se o problema era o ozono e depois o efeito de estufa, o que afinar válvulas de controlo (cpe, kv... etc.) tem a ver com o ambiente. Mas enfim.
Eu nunca fiz "curvas" não entra na minha área, qualquer dia trato de fazer a certificação.

Cump.
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Elenando
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 01 abr 2015, 23:57
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Elenando »

Aqui vai um esquema de ligação das mangueiras para ajuda na prova de Recolha do Óleo, da prática dos Gases Fluorados.
Anexos
Esquema.Mangueiras.jpg
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Acho que este diagrama não está bem...

Cps
A. Castro
JMCOUTO20
Curioso
Curioso
Mensagens: 39
Registado: 28 set 2014, 11:50
Localização: Sintra
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por JMCOUTO20 »

CF,Lda Escreveu:Vivam.
Acho que este diagrama não está bem...

Cps
A. Castro
tambem fiquei com essa sensação sobretudo porque não acho que seja necessário ter duas mangueiras ligadas na garrafa ao mesmo tempo e a bomba de vácuo juntamente com a baixa (?).
t3rangel
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 19 mai 2015, 14:19

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por t3rangel »

[/quote]

tambem fiquei com essa sensação sobretudo porque não acho que seja necessário ter duas mangueiras ligadas na garrafa ao mesmo tempo e a bomba de vácuo juntamente com a baixa (?).[/quote]

Bom dia.
Eu não tenho permissão para ver o esquema acima, no entanto já fiz o exame prático, e sim, temos duas mangueiras ligadas na garrafa. Uma que vem da bomba de recolha e entra na garrafa, na torneira de vapor, e outra que sai da torneira de liquido da garrafa, ao manómetro, que só se usa no final, para meter o fluido de novo na instalação.

Cumprimentos
8) Tiago Rangel
psmaia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 24 set 2015, 14:41

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por psmaia »

Boa tarde! Vou ter exame brevemente e gostava de saber se alguém me pode enviar exemplos de perguntas que possa sair no exame. Agradeço imenso se me poderem ajudar.
O meu mail é [email protected]

Cumprimentos
luis varela
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 22 set 2015, 13:04
Enviou: 2 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por luis varela »

Boa tarde! Vou ter exame brevemente e gostava de saber se alguém me pode enviar exemplos de perguntas que possa sair no exame. Agradeço imenso se me poderem ajudar.
O meu mail é [email protected]
flaviomatos
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 22 fev 2015, 12:34

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por flaviomatos »

Boa tarde! Vou ter exame agora no inicio de novembro e gostava de saber se alguém me pode enviar exemplos de perguntas que possa sair no exame tanto pratico como teórico. Agradeço imenso se me poderem ajudar.
O meu mail é [email protected]
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Mestreclima »

Boas
Já fiz a algum tempo
devo dizer que por norma sai 10 a 15 perguntas sobre o decreto lei e ambiente
e o resto é sobre frio. Saíram perguntas sobre peças e maquinas que nunca tinha ouvido falar. algumas respondi por intuição fazendo uma leityra possivel do que poderia fazer , outras foi cruz ao calha. podes errar 8 perguntas.
Fomos 10 a exame passaram 4 e tive uma pessoa que pela primeira vez acertou as 40 perguntas.
POr exame são disponíveis 4 exames de escolha aleatória pelo computador.
penso que seria ingrato (devo dizer que tambem já não me lembro das perguntas, na altura estamos concentrados em fazer que não se liga as perguntas para memoria.
De qualquer maneira ha varios colegas que já disponibilizaram as perguntas aqui no forum, só tens que consultar.
O esquema de recolha esta bem feito.
Boa sorte
Cump.

Rochinha
Portento
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 05 mai 2011, 12:22
Localização: Porto
Enviou: 1 vez

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Portento »

Exmos. Srs.

Boa tarde.

A algum tempo que venho acompanhando o forum, no entanto o que me leva a escrever tem a ver com o assunto e pode ser que alguem esteja interessado:

A minha empresa é da Zona do Porto e estamos interessados na contratação de um técnico credenciado para manuseamento de gases fluorados.

Se alguem estiver interessado ou se souberem de alguém que possa estar por favor informem.

Peço o favor de resposta por aqui ou envio mensagem privada.

Agradeço contato.

Obrigado

RAR
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Hidrocube »

Boas.

Com a facilidade que a CERTIF/AIPOR dá a certificação não deve ter dificuldade em arranjar "toneladas" de técnicos na zona norte. :evil:

CumpS!

ZIP
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
Portento
Curioso
Curioso
Mensagens: 13
Registado: 05 mai 2011, 12:22
Localização: Porto
Enviou: 1 vez

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Portento »

Hidrocube Escreveu:Boas.

Com a facilidade que a CERTIF/AIPOR dá a certificação não deve ter dificuldade em arranjar "toneladas" de técnicos na zona norte. :evil:

CumpS!

ZIP
Boas,

A verdade é que existem poucos (mas bons - esperemos nós) técnicos credenciados.

É um curso bastante exigente e que quase na totalidade das vezes não informam o porquê de reprovar no exame prático, levando muitas vezes o técnico a repetir o mesmo erro, mesmo até por desconhecimento do que efetuou mal.

Tudo tem a sua exigência em qualquer curso nesta área, acredito que seja por boas intenções esta lei, no entanto os valores do curso (E sua repetição) são bastante altos e o processo deveria ser mais "transparente".

Mitos urbanos dizem que certas empresas levam os funcionários no mesmo dia a exame (Tecnicos de frio com pouca e muita experiência) e todos eles passam, mas são conversas paralelas que muitas vezes não correspondem à verdade e que por vezes servem para desculpar a reprovação nos mesmo cursos.

RAR
Hidrocube
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 113
Registado: 11 jan 2015, 22:16
Localização: Sintra
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes
Contacto:

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Hidrocube »

Boas.

Por vezes não é o técnico que faz mal, eles desejam que vá a direito e se for a curvar já não é o suficiente. Mas não é por aí que se reprova, pois as provas são divididas por pontuação, o que não se leva ao chumbo com tanta facilidade ... tudo bem que se tem que fazer 140 pontos em 200, e que uma soldadura vale 36 pontos, o que é criticável é a maneira que fazem o exame com coisas que nada tem a ver com recolha (gestão de fluido).

Conseguiram que alguns ficassem com noções do circuito frigorífico, e outros que "comem" meio mundo andando o outro meio a comer também.

Depois encontram-se na praça TIM's e Flurados que nem uma soldadura sabe fazer, e nem sabem o que se passa dentro dum circuito frigorífico como alguns "electrocanalizadores" que por aqui passam e comentam.

Boa sorte!

CumpS!

ZIP :P
Existe 10 tipos de pessoas, umas conhecem o código binário e outras não.
vsilves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 10 nov 2015, 09:09

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por vsilves »

Boas pessoal

fiz o Exame no passado Setembro teórico e pratico com aproveitamento se poder ajudar em alguma questão
kezman
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 15 jan 2015, 23:19
Enviou: 1 vez

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por kezman »

Boas!Algum colega tem uma base de dado em ficheiro com as questoes que pode sair no exame teorico de gases fluorados sff?e dos relatorios que é feito durante as provas alguem sabe algo sobre isso!mto obrig.
o meu email é [email protected]
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”