Certificação gases fluorados

Responder
idoneo
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 12 jan 2007, 22:46

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por idoneo »

Boa tarde pessoal.

Alguém consegue arranjar o esquema mecânico da maqueta com as válvulas KVL, KVP, etc...

Cumprimentos.

Idóneo


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Mário »

Boas
idoneo Escreveu:Boa tarde pessoal.
Alguém consegue arranjar o esquema mecânico da maqueta com as válvulas KVL, KVP, etc...
Cumprimentos.
Idóneo
Sim.
Mas também podes fazer a apresentação.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
leandroboura
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 23 out 2016, 11:47

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por leandroboura »

Boas a todos,

Finalizei na sexta o curso de preparação para o exame de fluorados na APIEF. Quarta vou a exame e posso dar dicas do que lá fazem
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Mário »

Boas
leandroboura Escreveu:Boas a todos,
Finalizei na sexta o curso de preparação para o exame de fluorados na APIEF. Quarta vou a exame e posso dar dicas do que lá fazem
E ensinaram a preencher relatórios?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
João Paulo Mesquita
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 25 jan 2017, 11:26
Enviou: 1 vez

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por João Paulo Mesquita »

Boa tarde. Uma dúvida para quem já tirou o certificado de manuseamento de gases fluorados. Antes de efectuar o exame prático dão aulas dos procedimentos? Isto é preparação da prática para o exame final. Obrigado
Avatar do Utilizador
cduque
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 01 ago 2014, 10:27
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por cduque »

Boas,
Antes do exame prático os examinadores dão uma explicação do que é cada prova e do material e instrumentos que existem, daquilo que se espera de cada uma, mas não ensinam nada. Se a pessoa não souber como é que as mangueiras se ligam e onde, não são eles que vão dizer.
Cmpts
CDuque
DiogoMG
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 29 ago 2020, 23:07
Localização: Albufeira
Enviou: 2 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por DiogoMG »

Boas!Algum colega tem uma base de dado em ficheiro com as questoes que pode sair no exame teorico de gases fluorados sff?e dos relatorios que é feito durante as provas alguem sabe algo sobre isso!mto obrig.
o meu email é [email protected]
leandroboura Escreveu: 23 out 2016, 11:52 Boas a todos,

Finalizei na sexta o curso de preparação para o exame de fluorados na APIEF. Quarta vou a exame e posso dar dicas do que lá fazem
DiogoMG
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 29 ago 2020, 23:07
Localização: Albufeira
Enviou: 2 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por DiogoMG »

Boa noite.
Sei que já passou uns anitos desde este post mas em breve irei fazer o teste e toda a ajuda será bem vinda. Se possível ainda enviar as perguntas agradecia. O meu mail é o seguinte. [email protected]
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por vmcb »

Boa Tarde caros Users,

Quase há 1 ano que deixou de ser aqui colocada qualquer informação sobre este tema.

No meu caso, tenho de renovar o certificado e com a situação da pandemia, a presença física nas instalações da entidade que faz os exames, deixou de ser possível (pelo menos no que diz respeito a quem somente vai renovar) acredito que com algumas restrições, a parte prática seja feita presencialmente, como óbvio...

Como tal, foi-me enviada informação de fazer a renovação do exame, via Skype. :roll:

Queira algum dos usuários do fórum dizer se já fez o mesmo?

O exame via vídeo conferência, é apenas uma "entrevista" com perguntas ditas pelo engenheiro, quanto tempo é a duração deste exame?

Agradeço desde já alguma informação neste sentido.
Cumprimentos,
vmcb
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 328
Registado: 16 out 2011, 22:26
Localização: Mealhada
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Mestreclima »

vmcb Escreveu: 20 jul 2021, 14:55 Boa Tarde caros Users,

Quase há 1 ano que deixou de ser aqui colocada qualquer informação sobre este tema.

No meu caso, tenho de renovar o certificado e com a situação da pandemia, a presença física nas instalações da entidade que faz os exames, deixou de ser possível (pelo menos no que diz respeito a quem somente vai renovar) acredito que com algumas restrições, a parte prática seja feita presencialmente, como óbvio...

Como tal, foi-me enviada informação de fazer a renovação do exame, via Skype. :roll:

Queira algum dos usuários do fórum dizer se já fez o mesmo?

O exame via vídeo conferência, é apenas uma "entrevista" com perguntas ditas pelo engenheiro, quanto tempo é a duração deste exame?

Agradeço desde já alguma informação neste sentido.
Boas, eu fui lá no ano passado, presencial no Porto. Fiz pratica ai uns 20 minutos, recolha de gás, tirar oleo e voltar a meter. No teórico mais uns 20 minutos com algumas perguntas só sobre a informação que enviaram( sobretudo legislação).
Cump.

Rochinha
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Faiante »

Boas meus caros –
Relativamente ao assunto supracitado, permitam-me eu vos faça duas ou três pequenas observações, em relação ao tema dos gases fluorados.

1º - Gostava de saber se todos os participantes neste fórum sabem o que são Gases fluorados.
Ora bem para aqueles que andam um pouco distraídos com questões ambientais, diria que:
Gases fluorados são o mesmo que efeito de estufa. Gases fluorados = efeito de estufa

2º - Aqui chegados poderíamos enumerar uma série enormíssima destes tipos de gases.
Todavia, apenas nos preocupamos com alguns deles.
Isto porquê?
Porque são este tipo de gases que dão trabalho e dinheiro a muito boa gente.

3º - Já alguém parou um pouco e se preocupou com o gás SF6, gás este que equipa quase todas as celas modulares de média tensão.
Apesar do tema ser de máxima importância tanto para o meio ambiente como para a eletricidade em geral, ainda não vi nada escrito no fórum
sobre isso.
E já agora o que fazer com esse tipo de gás, quando as celas rebentam ou o gás chega ao fim de vida útil.
São estas questões que me deixam perplexo por não serem comentadas aqui no fórum

Cptos

JAG
Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por vmcb »

Mestreclima Escreveu: 26 jul 2021, 15:41
vmcb Escreveu: 20 jul 2021, 14:55 Boa Tarde caros Users,

Quase há 1 ano que deixou de ser aqui colocada qualquer informação sobre este tema.

No meu caso, tenho de renovar o certificado e com a situação da pandemia, a presença física nas instalações da entidade que faz os exames, deixou de ser possível (pelo menos no que diz respeito a quem somente vai renovar) acredito que com algumas restrições, a parte prática seja feita presencialmente, como óbvio...

Como tal, foi-me enviada informação de fazer a renovação do exame, via Skype. :roll:

Queira algum dos usuários do fórum dizer se já fez o mesmo?

O exame via vídeo conferência, é apenas uma "entrevista" com perguntas ditas pelo engenheiro, quanto tempo é a duração deste exame?

Agradeço desde já alguma informação neste sentido.
Boas, eu fui lá no ano passado, presencial no Porto. Fiz pratica ai uns 20 minutos, recolha de gás, tirar oleo e voltar a meter. No teórico mais uns 20 minutos com algumas perguntas só sobre a informação que enviaram( sobretudo legislação).

Agradeço a resposta...

pelos vistos a revalidação do certificado não é igual para todos.
No meu caso (já realizado) o exame foi por vídeo conferência, com um dos engenheiros. Foi-me enviado via Skype, uma ficha com 10 perguntas e com 4 respostas em cada questão (3 falsas e 1 certa). Depois de responder às questões e antes de subtermos a ficha, há um breve momento em que se fala com o engenheiro, no âmbito do nosso trabalho...só depois surgem umas perguntas "rápidas" a responder para finalizar o dito exame (no meu caso 3 ou 4) não me recordo com certeza a quantidade, mas tem a ver com a matéria e nova legislação.

A aprovação ou reprovação é dita logo no momento.

Foi assim o meu exame para renovação do certificado por mais 7 anos.
Última edição por vmcb em 26 jul 2021, 21:37, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
vmcb
Avatar do Utilizador
vmcb
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 12 dez 2013, 12:19
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por vmcb »

Faiante Escreveu: 26 jul 2021, 17:11 Boas meus caros –
Relativamente ao assunto supracitado, permitam-me eu vos faça duas ou três pequenas observações, em relação ao tema dos gases fluorados.

1º - Gostava de saber se todos os participantes neste fórum sabem o que são Gases fluorados.
Ora bem para aqueles que andam um pouco distraídos com questões ambientais, diria que:
Gases fluorados são o mesmo que efeito de estufa. Gases fluorados = efeito de estufa

2º - Aqui chegados poderíamos enumerar uma série enormíssima destes tipos de gases.
Todavia, apenas nos preocupamos com alguns deles.
Isto porquê?
Porque são este tipo de gases que dão trabalho e dinheiro a muito boa gente.

3º - Já alguém parou um pouco e se preocupou com o gás SF6, gás este que equipa quase todas as celas modulares de média tensão.
Apesar do tema ser de máxima importância tanto para o meio ambiente como para a eletricidade em geral, ainda não vi nada escrito no fórum
sobre isso.
E já agora o que fazer com esse tipo de gás, quando as celas rebentam ou o gás chega ao fim de vida útil.
São estas questões que me deixam perplexo por não serem comentadas aqui no fórum

Cptos

JAG

Boa noite,

Desconhecia por completo esse tipo de gás "SF6". Fui pesquisar o seu composto e deixe-me dizer-lhe que é matéria dada e falada (neste curso em questão, TCC) desde 2018, se não estou errado. Porque se trata..."de um composto químico inorgânico.
Pode não se especificar em concreto o "SF6" aqui no fórum, ou no curso, mas é falado de certeza sobre os seus compostos (inorgânicos) na parte da nova geração de fluidos.

Uma boa questão para se colocar aos engenheiros da entidade onde realizam as formações.
Cumprimentos,
vmcb
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Mário »

Boas
O SF6, não entra na refrigeração, tem legislação própria.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Certificação gases fluorados

Mensagem por Faiante »

Boas meus caros amigos

Nomeadamente o amigo " Mário ". Tem toda a razão quando diz que o SF6 tem legislação própria, n entanto, não deixa de ser um gás
fluorado com efeito de estufa.

Mas, como diz e muito bem, não entra na refrigeração, talvez por esse facto seja ainda desconhecido de muita gente.

O que não significa que não se deva tomar as devidas precauções, especialmente com o meio ambiente.

Cptos


JAG
Responder

Voltar para “Discussão AVAC”