Antenas parabólicas obsuletas

Responder
Avatar do Utilizador
pjlc68
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 30 out 2010, 10:16
Localização: Corroios

Antenas parabólicas obsuletas

Mensagem por pjlc68 »

Boa tarde.
Durante os ultimos 20 anos foram montadas inumeras antenas parabólicas nas urbanizações.
Eu pessoalmente montei muitas.
A maior parte delas estão actualmente desligadas e sem utilidade para os condomínios.
Queria saber se seria tecnicamente viavel utilizalas para produzir energia electrica ?
EX:
- Certificando que a estrutura metálica está devidamente ligada á terra, isolar com borracha liquida a parte da frente do prato.
- Orientar o prato de acordo com a orientação solar e com a inclinação para a zona.
- Espalhar e aplicar celulas foto-voltaicas do tipo autocolante e ligalas entre si em paralelo (12V).
- Rectificar e acumular a energia em baterias convencionais ( tipo auto ?).
- E iluminar por exemplo o atrio de entrada do prédio com spots de led´s de baixo consumo ( comandados por um relógio ).
- A entrada do prédio é geralmente a zona onde se liga mais vezes as luzes covencionais, entramos e saimos rapidamente e o automatico ainda fica ligado, desperdiçamos muita luz !

- Será que o conjunto daria muita manutenção ?
- Será que havia muita perca de energia por as celulas não estarem protegidas da chuva e do vento ?
- Poderiamos protejelas com spray de verniz transparente ?

È APENAS UMA IDEIA....

P.S. Teem conhecimento se temos no Forum algum dos Professores de Electricidade Da Emídio Navarro de Almada ? Ex. Prof. José Matias, Prof. Carrapo, Prof. Leote Prof. Linhã ou Prof. Palma.
Um grande bem Haja para todos eles que nos formaram como Homens e como técnicos que somos...
25 anos de saudades.
OBRIGADO.
pjlc68


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Antenas parabólicas obsuletas

Mensagem por nelmindo »

sim, é uma ideia interessantes, mas não passa daí. Esse "retrofiting" é caro para as vantagens que daí se obtêm. Apenas aceitável para "hobbystas". Ainda por cima, o painel solar não é plano, sendo que as células têm melhores rentimentos, se todas ficarem as superfícies perpendiculares aos raios solares, o que não acontece, por causa da curvatura do prato.

No entanto, não é descabido a variante, de substituir o prato e usar a estrutura (e ainda mais nas parabólicas com braço motor para vários satélites), para colocar um painel solar novo e aí sim, instalar os sistemas de apoio para a utilização a prever (baterias, reguladores, inversores e placa de controlo do motor, se usar as parabólicas com braço motorizado, para seguir o sol).

Agora quanto aos professores que apontou, existem mais ainda:
Simões Morais (não apenas em desenho...)
Eduardo Pires Vaz (autor daqueles livros pequenos, de capa plástica)

No entanto esta gente ainda não deu ar de andar por estas bandas, por grande pena nossa.
Avatar do Utilizador
pjlc68
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 30 out 2010, 10:16
Localização: Corroios

Re: Antenas parabólicas obsuletas

Mensagem por pjlc68 »

Boa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Excelente ideia.
Se coseguirmos (Que è facil ) fixar um painel á estrutura da parabólica ( fixa ou movel )podemos fazer um ensaio.
É ESPECTACULAR.
Até se podiamos fazer com um policristalino que é mais barato!
Mas fui ver o preço e é dificil para um obista, pois:
1 painel OPEN Policristalino 210Wp - 571.79€
1 painel OPEN Policristalino 225Wp - 623.35€
1 painel OPEN Monocristalino 225Wp - 623.35€
1 painel OPEN Monocristalino 245Wp - 678.76€
Se a Lobo Solar ( Fabricante da Open ) estivesse interessada a fornecer estes materiais a ás nossas escolas técnicas ( agora secundárias ), ajudavam a desenvolver esta ideia ou até "patenteala" e formar novos técnicos, logo tambem ganhavam com a oferta....
Eu não consigo lá chegar.... faltam-me os...€...
é um desafío para um obista que esteja mais á vontade ( € ), atenção isto é construtivo e louvável.

Para quem não está muito dentro do assunto Wp = W/por pico (+ ou - Quando o sol está na sua maior "força" ou incidência na celula).

Com respeito aos PROFS., peço desculpa a todos os PROFS. de todas as Escolas, mas estes ficaram no coração ( 1986/88 ), um bem Haja para todos os PROFS. de ELectricidade de todas as Escolas .

Desculpem, fui bom a electridade mas nunca fui bom em Português, ainda dou muito erros...
MUITO OBRIGADO.
Pedro - Almada - agora, Corroios - Seixal
pjlc68
Avatar do Utilizador
pjlc68
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 30 out 2010, 10:16
Localização: Corroios

Re: Antenas parabólicas obsuletas

Mensagem por pjlc68 »

Já agora, com relação a concavidade do prato da parabólica, realmente tem razão.
Se estivermos com o prato virado a Sul, as células do lado Nascente compesariam as do lado Poente.
As do Nascente ficavam viradas a Poente e as do Poente viradas a Nascente, e agora o que fazer com as células do topo superior e inferior, é uma boa pergunta, iam produzir menos mas, talvês...
Isto é um Mundo, e dá muito que pensar...
Só testando.
Cumprimentos,
Pedro
pjlc68
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Antenas parabólicas obsuletas

Mensagem por ohmico »

Boas,

parece que faria mais sentido usar o prato espelhando-o para concentrar a radiação solar, à semelhança do que ele faz na recepção por satélite, para qualquer outra finalidade. Não vejo qual a vantagem de estar a fazer convergir as células foto-voltaicas para um ponto.

ohmico
Avatar do Utilizador
pjlc68
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 30 out 2010, 10:16
Localização: Corroios

Re: Antenas parabólicas obsuletas

Mensagem por pjlc68 »

Boas
A ideia não é por as células a covergir para um ponto, porque elas não vão refletir os fotões.
A ideia é aproveitar a area do prato para espalhar celulas ligadas entre si, para assimilarem os raios solares e transformalos em electricidade.
OK.
pjlc68
Avatar do Utilizador
pjlc68
Curioso
Curioso
Mensagens: 32
Registado: 30 out 2010, 10:16
Localização: Corroios

Re: Antenas parabólicas obsuletas

Mensagem por pjlc68 »

Aliás nem poderia concentrar os raios solares num unico ponto, a quantidade de calor seria enorme.
Quando estamos a ligar o LNB num dia de sol forte notamos bem a concentração dos raios solares, se estivermos á frente da parabola, então se fosse espelhado ainda seria pior. Nem sei se seria aprovado pela Aeronautica.
Agora se me disser que punha lá, no sitio do LNB, uma molhada de fibras opticas com um ventilador de arrefecimento, e trazer essas fibras até ao ponto que quer iluminar, talvês...
A fibra ainda está muito cara para podermos fazer essa experiencia.
Cumprimentos.
pjlc68
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Antenas parabólicas obsuletas

Mensagem por ohmico »

Boas,

se bem entendo, defendem que, para a mesma quantidade de células foto-voltaicas, quando dispostas com o formato da parábola o seu rendimento é

superior à disposição em plano?

ohmico
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Re: Antenas parabólicas obsuletas

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Eu até não me importava reutilizar 2 ou 3 antenas dessas obsoletas(tipo, com mais de 1.5mts de diâmetro, e se forem motorizadas melhor)
Caso alguém do distrito de Leiria tenha algum mono desses a tirar a estética à residência, contacte-me. Eu ainda faço o favor de retirar esse empecilho do jardim/telhado. :lol: :lol:
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Ferra
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 22 abr 2011, 10:52
Localização: Terras de oureana

Re: Antenas parabólicas obsuletas

Mensagem por Ferra »

O entrave maior é que a area de uma parabolica é pequena. Com 1m2 obtemos prai 120w... Ao preço dos paineis eu nem me chateava para ter uma produção dessas...
Responder

Voltar para “Ideias”