BEM ESTOU A PRESISAR DE UMA AJUDINHA

Responder
andrearaujo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 21 abr 2010, 15:40
Localização: Ponte de Lima

BEM ESTOU A PRESISAR DE UMA AJUDINHA

Mensagem por andrearaujo »

boa noite a todos...
eu sou estudante de electricidade do 11º ano e estou aki pk para o ano tenho de fazer a PAP (prova de apetidao prefissional).
e o que eu keria é e para ver se voces me podem dar algumas ideias para a prova....:D
se possivel ke seja uma coisa para o juri fikar de "boca aberta"


desde ja agradeço a colaboraçao de todos
muinto obrigado..
espero k me possam ajudar!!!


____________________
Ajudar e ser ajudado!!!
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: BEM ESTOU A PRESISAR DE UMA AJUDINHA

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

E no que é que consiste essa prova?
andrearaujo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 21 abr 2010, 15:40
Localização: Ponte de Lima

Re: BEM ESTOU A PRESISAR DE UMA AJUDINHA

Mensagem por andrearaujo »

rainbow Escreveu:Bom dia.

E no que é que consiste essa prova?

boa noite a todos antes de mais!!!

O nosso ciclo de formaçao e de 3 anos(10º; 11º e 12º) e no final destes tres anos temos 1 certificado de nivel 3!!!!
agora eu tou acabar o 11º ano.
Para o ano, +/- em abril, eu tenho k começar a preparar uma prova para apresentar a 1 juri composto por 4 pessoas(axo k sao 4).
Esta prova é pratica!!!
deve ser tipo uma instalaçao electrica ou 1 automatos ou uma casa com paineis solares (claro estas instalaçoes seram em makete / miniatura)
e o meu problemas e o seguinte, eu n sei o que fazer para esta prova!!!
como encontrei este forum na net axei que talvez voces me podecem ajudar!!!!
Agradeço a vossa ajuda
OBRIGADOS
____________________
Ajudar e ser ajudado!!!
Ramon Dias
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 06 mai 2010, 19:47
Localização: Taquara - RS

Re: BEM ESTOU A PRESISAR DE UMA AJUDINHA

Mensagem por Ramon Dias »

Olá, da uma olhada nesse site,
http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_23.asp
Não sei se te ajuda, mas tem umas coisas bem legais.
Faz uma casa alimentada por batata, é interessante.
Terraismine
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 12 abr 2010, 09:58

Re: BEM ESTOU A PRESISAR DE UMA AJUDINHA

Mensagem por Terraismine »

andrearaujo Escreveu:
rainbow Escreveu:Bom dia.

E no que é que consiste essa prova?

boa noite a todos antes de mais!!!

O nosso ciclo de formaçao e de 3 anos(10º; 11º e 12º) e no final destes tres anos temos 1 certificado de nivel 3!!!!
agora eu tou acabar o 11º ano.
Para o ano, +/- em abril, eu tenho k começar a preparar uma prova para apresentar a 1 juri composto por 4 pessoas(axo k sao 4).
Esta prova é pratica!!!
deve ser tipo uma instalaçao electrica ou 1 automatos ou uma casa com paineis solares (claro estas instalaçoes seram em makete / miniatura)
e o meu problemas e o seguinte, eu n sei o que fazer para esta prova!!!
como encontrei este forum na net axei que talvez voces me podecem ajudar!!!!
Agradeço a vossa ajuda
OBRIGADOS

Boas. Eu fiz um curso tecnológico no secundario e tive que fazer o que chamavamos de PAT(Prova de Aptidão Tecnológica).

Eu na altura queria aplicar um pouco do que tinha aprendido naquele ano e fazer do género que uma casa inteligente.

Usei contactores, um plc(velhinho como tudo, era programado pela consola por isso não havia grafcet nem ladder para ninguém), fiz também umas plcas pcb com uma ldr que me permitia variar a lumunizidade e ainda fiz pcb com um circuito que permitia numa sala o controlo de luz. Nada muito rebuscado. E claro tinha um alarme.
Não sei se me estou a esquecer de algo.

Mas se tiveres um plc, podes fazer muita coisa. Podes fazer uma pista de comboios, facilmente. Ai tens hipótese de usar contadores timers etc. O problema são os comboios que acho que não são assim tão baratos. Porque o resto é na boa podes comprar sensores baratos arranjas um íman em qualquer lugar e colas no comboio ao passar no sensor que falei atrás faz atraca-lo e é uma entrada para o plc e podes assim controlar muita coisa.

Não me estou a lembrar de muito mais. Mas se precisares de mais ideias ou de ajuda posso sempre tentar dizer algo de jeito.


Já agora os sensores que falei, não sei como se chamam mas são mesmo simples e devem ser mesmo baratos. E muito simples. São duas chapinhas separadas por um bocado de ar e estão dentro de uma coisinha pequena de vidro. Quando o íman passa, faz elas unirem-se.

Cumps, espero ter ajudado.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: BEM ESTOU A PRESISAR DE UMA AJUDINHA

Mensagem por Duzia12 »

andrearaujo Escreveu:
rainbow Escreveu:Bom dia.

E no que é que consiste essa prova?

boa noite a todos antes de mais!!!

O nosso ciclo de formaçao e de 3 anos(10º; 11º e 12º) e no final destes tres anos temos 1 certificado de nivel 3!!!!
agora eu tou acabar o 11º ano.
Para o ano, +/- em abril, eu tenho k começar a preparar uma prova para apresentar a 1 juri composto por 4 pessoas(axo k sao 4).
Esta prova é pratica!!!
deve ser tipo uma instalaçao electrica ou 1 automatos ou uma casa com paineis solares (claro estas instalaçoes seram em makete / miniatura)
e o meu problemas e o seguinte, eu n sei o que fazer para esta prova!!!
como encontrei este forum na net axei que talvez voces me podecem ajudar!!!!












Agradeço a vossa ajuda
OBRIGADOS


Podes fazer um esquema de semáforo duma rotunda simples com contactores e relés e autómato.

Ou a circulação de uma linha de comboio, ou parque de estacionamento
James
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 19 dez 2007, 23:03

Re: BEM ESTOU A PRESISAR DE UMA AJUDINHA

Mensagem por James »

"Faz uma casa alimentada a batatas"
Ó Ramon, isso já existe... chama-se McDonalds :P

andrearaujo
Esta ideia da rotunda ou parque de estacionamento é boa para demonstrares a tua destreza e domínio de electricidade. E uma vez que as palavras do dia são as energias renováveis, podes fazer a tua maquete alimentada por um sistema fotovoltaico ou eólico. De certeza que os teus profs iriam achar muito mais interessante. E podias aproveitar para os pores a soprar para as tuas mini torres eólicas :lol:
Avatar do Utilizador
Duarte82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 175
Registado: 23 jul 2009, 14:24
Localização: V. N. de Famalicão
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: BEM ESTOU A PRESISAR DE UMA AJUDINHA

Mensagem por Duarte82 »

Boas,

Num parque de estacionamento consegues aplicar um pouco de tudo. Desde iluminação, motores (automatismos para as cancelas), elevador caso o parque tenha 2 pisos. É muito fácil arranjares motores para este tipo de maquetes, nas impressoras, scaners (até podes simular um AVAC com uma ventoinha de computador), ou ainda os motores de limpa-vidros (já com uma potência simpática e 2 velocidades). Já dei formação em CEF's e a melhor maquete que vi até hoje foi exactamente uma de um parque de estacionamento, embora aí os formandos tenham usado um autómato para controlar os mecanismos todos, tendo incidido o trabalho deles na programação do mesmo.

Boa sorte! Aplica-te que é nesses trabalhos que aprendes o que nos difere nesta área, o DESENRASQUE!!!
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: BEM ESTOU A PRESISAR DE UMA AJUDINHA

Mensagem por Duzia12 »

não façam trabalho de carpintaria
Responder

Voltar para “Ideias”