Mini aquecedor portátil.

j@ime
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 27 fev 2013, 19:51
Localização: Fátima

Mini aquecedor portátil.

Mensagem por j@ime »

Boa noite a todos, é a minha primeira vez aqui neste forum, ainda sou muito lerdo nestas andanças e espero vir a aprender muito com todos vocês, então venho aqui postar a minha ideia que era criar um mini aquecedor portátil, a ideia pode parecer um pouco esquisita mas com um inverno frio tudo é preciso, deixo aqui uma ideia do que queria fazer:

uma base, em principio 3/4 pilhas, um interruptor, uma resistência.
inicialmente tenho duas duvidas, a resistência fui eu que fiz e preciso das vossas opiniões, supostamente a resistência que eu fiz era um filamento de cobre daqueles que constitui um fio normal de cobre, é muito fino e por isso pensei que iria criar resistência e cria, a minha duvida é se pode ser dessa maneira.
espero que vejam este esquema de como iria ser a base.
http://img248.imageshack.us/img248/7547/semttulomki.png
depois iria ser revestido com prata ou algo do género, também pensei em instalar uma ventoinha só para manter o ar em movimento mas duvido que haja calor suficiente.
espero que me dêem ideias para este projecto e obrigado desde já.

cumps,


jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Mini aquecedor portátil.

Mensagem por jaimereis »

boas

caro amigo, se o seu projecto é para motivo de estudo basico ou experimentação de ligeiras noções de corrente continua, vá em frente....

...se é para uma aplicação pratica ou com objectivo comercial, está desde já condenado ao fracasso, pois não é com 2 ou 3 pilhas que conseguirá ter a carga necessaria para uma resistencia de aquecimento....

....e, para se proceder á construção de uma resistencia electrica, o fio de cobre não é de certeza o melhor material, procure na net por materiais como tungstenio(em Portugal como Volframio), ou carvão e outros.....
Jaime Reis
j@ime
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 27 fev 2013, 19:51
Localização: Fátima

Re: Mini aquecedor portátil.

Mensagem por j@ime »

Sim, é apenas por curiosidade, por acaso hoje tive aula de física e química e ouvi falar de tugnésio, fiquei a saber que é o material usado nas lâmpadas incandescentes e que não é um material barato, o meu objectivo era apenas por curiosidade e claro dar alguma utilidade mas sem gastar nada ou quase nada. ou seja quanto mais pilhas melhor certo? que material sem ser o cobre poderia usar sem ter que gastar nada ou muito pouco?
obrigado pela resposta.
j@ime
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 27 fev 2013, 19:51
Localização: Fátima

Re: Mini aquecedor portátil.

Mensagem por j@ime »

então, ninguém me pode ajudar? :?
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Mini aquecedor portátil.

Mensagem por Duzia12 »

Isso ainda está muito verde!
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Mini aquecedor portátil.

Mensagem por jaimereis »

ouvi falar de tugnésio
, é tungstenio ou volframio......

....consulte na net por construção de resistencias electricas de aquecimento...
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Mini aquecedor portátil.

Mensagem por nelmindo »

j@ime Escreveu:então, ninguém me pode ajudar? :?
Tem calma. Não podes ser assim tão apressado. Registaste num dia, colocas pergunta e no seguinte queres resposta, logo após outra. Não é de bom tom, quando as pessoas estão aqui voluntariamente, exigir rapidez.

Depois de uma introdução de boas maneiras, aqui vai uma resposta:

O que tu queres é um fio que ofereça resistência, de modo a criar por efeito joule, calor que possa ser aproveitado. Isto é a teoria.
Q (energia) = t.R.I^2

Depois de muitos cálculos, barreiras tecnológicas vencidas e muita paciência, alguém disse que o melhor para fazer resistências a partir de ligas metálicas, sendo a mais utilizada, a ligas com os mais diversos nomes para dizer a mesma coisa: nicromo, niquel-crómio, cromo-niquel, etc. Já ouvi também falar na cupro-niquel, mas essa liga é a que é utilizada para fazer moedas...
Essa liga oferece alguma estabilidade quando aquecida (é aqui que a maioria dos metais sofrem por oxidarem com o oxigénio do ar) e uma resistividade intermédia.

O tungsténio é uma liga relativamente barata. Se fosse cara, estávamos ricos. As nossas pirites alentejanas estão carregadas disso. Já ouviste falar em volfrâmio? É a mesma coisa...
O tungsténio tem um problema, oxida facilmente com o ar, quando aquecido. É por isso que ele é protegido com uma atmosfera inerte, quando fabricam as famosas lâmpadas. Podiam usar o vácuo, mas a lâmpada teria que ter um vidro grosso para aguentar a pressão atmosférica exterior, tornando-as pesadas, caras e nada práticas de usar.

Quanto ao gastar muito ou pouco, não tens por onde fugir. Queres calor? Precisas de resistência (logo baixas resistências não te interessam), altas correntes (mas as altas resistências não te deixam ter o que queres) e mais do que tudo, tempo. Daí as letras R, I e t. A razão de tu não teres o que queres, é que tens que chegar a uma relação de compromisso (lembras-te da paciência?). É que podes ter uma baixa resistência e compensar com a corrente, já que ela até fica ao quadrado, mas essa corrente não será prejudicial ao condutor? Será ele capaz de a conduzir permanentemente, sem entrar em fusão? É por isso que precisas de resistividade intermédia. Para dividir o mal pelas duas aldeias, R e I.

Por hoje chega. Lê e o que não perceberes, pergunta.
j@ime
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 27 fev 2013, 19:51
Localização: Fátima

Re: Mini aquecedor portátil.

Mensagem por j@ime »

desculpe lá a parte da pressa, sei que vocês não são obrigados a levar com as minhas questões "fatela" e portanto fica aqui o pedido de desculpas a todos.
Duzia12 Escreveu:Isso ainda está muito verde!
eu sei, era e é minha intenção começar a perceber mais desta matéria.
jaimereis Escreveu:
ouvi falar de tugnésio
, é tungstenio ou volframio......

....consulte na net por construção de resistencias electricas de aquecimento...
Ok vou seguir o seu concelho.

obrigado pela atenção, sim já ouvi falar sobre tugnésio e volfrâmio assim como de cromo-niquel penso que é a melhor liga metálica para fazer resistências, então basicamente o que tenho de ir fazer é ir tentando fazer experiências em que tanto a corrente e a resistência estejam em "sintonia" e de preferência tentar arranjar um filamento de qualquer uma dessas ligas metálicas.
deixo aqui um agradecimento pelo esclarecimento em relação as lâmpadas.
só uma duvida a parte, se uma liga metálica como por exemplo o tugnésio oxidar, deixa de passar corrente e gerar calor ou luz por completo?
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Mini aquecedor portátil.

Mensagem por Duzia12 »

Se oxidar , parte, funde


R= ró x l /S

Resistência

U= R X I

P=U x I

etc.


Vai estudando
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Mini aquecedor portátil.

Mensagem por nelmindo »

não são as questões "fatelas" que chateiam, mas sim a atitude de "supermercado".
j@ime
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 27 fev 2013, 19:51
Localização: Fátima

Re: Mini aquecedor portátil.

Mensagem por j@ime »

Offtopic: precebido.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Mini aquecedor portátil.

Mensagem por jaimereis »

sobre tugnésio e volfrâmio
É TUNGSTENIO!!!
Jaime Reis
j@ime
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 27 fev 2013, 19:51
Localização: Fátima

Re: Mini aquecedor portátil.

Mensagem por j@ime »

Obrigado pela correção, então se o tungsténio oxida facilmente a melhor liga para fazer uma resistencia é o cromo-niquel certo?
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Mini aquecedor portátil.

Mensagem por Duzia12 »

Aplicação

Desejamos projetar um ebulidor elétrico que permita aquecer um litro de água pura de 25oC até 60oC em um minuto. O resistor desse ebulidor deve ser feito com fio de niquel-cromo (nicromo) de secção reta de área 0,25 mm2. A fonte de alimentação é a rede elétrica domiciliar, de tensão nominal de 127V.
Qual deverá ser o comprimento desse fio?
São dados: calor específico da água = 1,00 cal/g.oC, equivalente mecânico da caloria = 4,186 J/cal, densidade da água = 1000 g/l.

Solução
De início, calculemos a quantidade de calor (Q = m.c.Dq ), em calorias, que essa quantidade de água deve receber para incrementar sua temperatura de 35oC (60 - 25 = 35); lembrando que m = d.V (massa = densidade x volume):

Q = m.c.Dq = d.V.c.Dq = 1000 (g/l).1(l).1(cal/goC).35(oC) = 35 000 cal

Esta é a quantidade de energia térmica que a água deve receber e, portanto, é também a quantidade de energia elétrica que deverá ser consumida no processo.
Como 'cal' é uma unidade incoerente de energia (não pertence ao SI), vamos converter para joule, usando do equivalente mecânico da caloria (Princípio da equivalência - Termodinâmica - E = J.Q):

E(joule) = J(joule/cal).Q(cal) = 4,186(joule/cal). 35 000(cal) = 146 510 J

A seguir, calculemos a potência elétrica (P = E/Dt) desse ebulidor:

P = E(joule)/Dt(segundos) = 146 510(joule)/60(segundos) = 2 441,8 W

Para potência elétrica dissipada por resistor temos as expressões: P = U.i = R.i2 = U2/R; nos interessa a seguinte:

P = U2/R ou R = U2/P = 1272(volts2)/2 441,8(W) = 6,60 W

Resta, a seguir, obter o comprimento do fio de nicromo (resistividade = r = 1,1 W.mm2/m, conforme tabela acima) a ser utilizado:

R = r.L/A ==> L = R.A/r = 6,60(W).0,25(mm2)/1,1(W.mm2/m) = 1,5 m .

Resposta: Serão necessários L =1,5 m de fio nicromo de seção 0,25 mm2.
j@ime
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 27 fev 2013, 19:51
Localização: Fátima

Re: Mini aquecedor portátil.

Mensagem por j@ime »

obrigado pelo exemplo, fiquei a perceber quase tudo mas ainda tenho de estudar algumas formulas ai postas e assim ja sei como fazer para calcular mais ou menos quanto preciso de fio, diferença de potencial etc...
Responder

Voltar para “Ideias”