Comentário sobre procedimentos

Responder
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Comentário sobre procedimentos

Mensagem por Josecalado »

Bom Dia

Gostava de saber opiniões dos colegas sobre o procedimento que passo a descrever:
Fiz uma instalação de um espaço comercial (Restaurante) em que a potência certificada foi de 41,4 KVA, como o estabelecimento está inserido num espaço colectivo em que o ramal provém de um quadro de colunas com uma potência superior a 50 KVA, quando da construção da instalação questionei o gabinete de projectos sobre a necessidade legal de projecto em relação ao espaço que eu iria desenvolver a instalação; foi-me dito que o local da instalação não era uma fracção mas sim um espaço, e que não era necessário o dito projecto referente à instalação que eu iria desenvolver, eu duvidei desta informação e questionei a Certiel que me informou que se a potência total do quadro de colunas de onde derivava o meu ramal fosse superior a 50 KVA a instalação que eu estava a desenvolver teria de ter projecto aprovado.
Perante isto voltei a entrar em contacto com o gabinete de projectos que me voltou a confirmar a não necessidade de projecto, perante o dono da obra continuei a desenvolver a instalação, e declinei a minha responsabilidade perante a situação o que é facto é que a instalação foi inspeccionada e aprovada dizendo nas observações inspecção feita com base no projecto aprovado que para a instalação em causa não existiu.

Cpm.


Avatar do Utilizador
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 245
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Localização: Amora - Seixal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Comentário sobre procedimentos

Mensagem por ezer »

Josecalado Escreveu:Bom Dia

Gostava de saber opiniões dos colegas sobre o procedimento que passo a descrever:
Fiz uma instalação de um espaço comercial (Restaurante) em que a potência certificada foi de 41,4 KVA, como o estabelecimento está inserido num espaço colectivo em que o ramal provém de um quadro de colunas com uma potência superior a 50 KVA, quando da construção da instalação questionei o gabinete de projectos sobre a necessidade legal de projecto em relação ao espaço que eu iria desenvolver a instalação; foi-me dito que o local da instalação não era uma fracção mas sim um espaço, e que não era necessário o dito projecto referente à instalação que eu iria desenvolver, eu duvidei desta informação e questionei a Certiel que me informou que se a potência total do quadro de colunas de onde derivava o meu ramal fosse superior a 50 KVA a instalação que eu estava a desenvolver teria de ter projecto aprovado.
Perante isto voltei a entrar em contacto com o gabinete de projectos que me voltou a confirmar a não necessidade de projecto, perante o dono da obra continuei a desenvolver a instalação, e declinei a minha responsabilidade perante a situação o que é facto é que a instalação foi inspeccionada e aprovada dizendo nas observações inspecção feita com base no projecto aprovado que para a instalação em causa não existiu.

Cpm.

Porque será que me cheira a mãos untadas a alguêm? se não existe projecto, como se pode afirmar num relatorio que a instalação foi feita com base num projecto que o instalador nunca seguiu? Estranho!!!!
Avatar do Utilizador
travassos
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Comentário sobre procedimentos

Mensagem por travassos »

Irra...isto tem qualquer coisa que não está bem....:S

Ora, é dito que:
"inspecção feita com base no projecto aprovado que para a instalação em causa não existiu."


Isto faz algum sentido?

Eu não estou a perceber como se faz uma inspecção com base num projecto aprovado que é dito que não existiu.
Ou existe aqui um erro de comunicação escrita e a informação não é aquela que está a ser passada ou eu não estou a decifrar a informação escrita!
Travassos
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Comentário sobre procedimentos

Mensagem por ENERGY »

Josecalado Escreveu:Bom Dia

Gostava de saber opiniões dos colegas sobre o procedimento que passo a descrever:
Fiz uma instalação de um espaço comercial (Restaurante) em que a potência certificada foi de 41,4 KVA, como o estabelecimento está inserido num espaço colectivo em que o ramal provém de um quadro de colunas com uma potência superior a 50 KVA, quando da construção da instalação questionei o gabinete de projectos sobre a necessidade legal de projecto em relação ao espaço que eu iria desenvolver a instalação; foi-me dito que o local da instalação não era uma fracção mas sim um espaço, e que não era necessário o dito projecto referente à instalação que eu iria desenvolver, eu duvidei desta informação e questionei a Certiel que me informou que se a potência total do quadro de colunas de onde derivava o meu ramal fosse superior a 50 KVA a instalação que eu estava a desenvolver teria de ter projecto aprovado.
Perante isto voltei a entrar em contacto com o gabinete de projectos que me voltou a confirmar a não necessidade de projecto, perante o dono da obra continuei a desenvolver a instalação, e declinei a minha responsabilidade perante a situação o que é facto é que a instalação foi inspeccionada e aprovada dizendo nas observações inspecção feita com base no projecto aprovado que para a instalação em causa não existiu.

Cpm.
Boas
Que eu saiba, ´neste caso só necessitava de projeto se a instalação do restaurante fosse igual ou superior a 50Kvas, a questão do Quadro de Colunas ter potência superior a 50Kvas é outra.
Existem projetos de edificios que contemplam apenas as potências das lojas, não existindo projeto defenido desses espaços, que podem vir a ser ocupados por inumeras atividades.
O relátorio da Inspeção, deve estar-se a referir ao projeto da Coluna Montante, que alimenta esse espaço.
Cpts.
Energy
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Comentário sobre procedimentos

Mensagem por gemini »

Julgo que o pedido de inspecção terá sido somente para o espaço, cuja potência tem os 41,4kVA, correcto?

Contudo, deduzo que o inspector ao chegar ao local tenha reparado na questão do quadro de colunas, mas como não seria esse o propósito da inspecção, o inspector até foi um porreiro e fez a vistoria ao espaço- e aqui estou a supôr, atenção! -, concluiu que estava tudo em conformidade com a legislação, e deciciu emitir o certificado de exploração sem levantar mais ondas...

Ou seja, quanto a mim, o inspector foi um tipo porreiro e deixou passar, talvez por estar tudo em conformidade.
Learning is the goal!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Comentário sobre procedimentos

Mensagem por ENERGY »

Boas

Se a instalação fosse numa loja de um edificio com alimentação a partir do Q.C desse edificio, a inspeção nunca se realizaria sem a apresentação do respetivo projeto elétrico do prédio no dia da inspeção.
Pois é obrigatório a apresentação do projeto, para que o inspetor possa verificar a conformidade da derivação do Q.C para a loja.
Se não apresenta projeto a inspeção fica de imediato chumbada, e ter´+a que posteriormente solicitar a reinspeção.
No caso do tópico, tratando-se de um local com vários espaços comerciais alimentados desse Q.C. o inspetor apenas inspeciona a instalação da loja, visto que a instalação referente ao Q.C e derivações, já foi anteriormente certificada.
Cpts.
Energy
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: Comentário sobre procedimentos

Mensagem por Josecalado »

gemini Escreveu:Julgo que o pedido de inspecção terá sido somente para o espaço, cuja potência tem os 41,4kVA, correcto?

Contudo, deduzo que o inspector ao chegar ao local tenha reparado na questão do quadro de colunas, mas como não seria esse o propósito da inspecção, o inspector até foi um porreiro e fez a vistoria ao espaço- e aqui estou a supôr, atenção! -, concluiu que estava tudo em conformidade com a legislação, e deciciu emitir o certificado de exploração sem levantar mais ondas...

Ou seja, quanto a mim, o inspector foi um tipo porreiro e deixou passar, talvez por estar tudo em conformidade.
Boas,

A potência total do Edifício é de 11440 KVA, logo no meu modesto entendimento, deveria haver projeto relativo a todos os espaços mas o gabinete de projetos já tinha tudo alinhavado, tanto que eu na altura liguei para a Certiel e confirmaram-me que teria de ter o projeto da instalação que estava a executar, confrontado o gabinete de projetos foi-me dito que podia continuar com a instalação só teria de enviar o pedido de inspeção para o gabinete de projetos, alegando que queriam meter os pedidos todos ao mesmo tempo; e o que foi facto é que não houve problemas.
Mais num total de cerca de 50 instalações, todas as inspeções foram feitas numa semana, e só foram certificadas 5 instalações, e mais consultando o NIP da instalação constato algumas instalações que ainda não estão certificadas mas continuam com energia, possivelmente a licença de obras não tem limite.

Cumps.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Comentário sobre procedimentos

Mensagem por ENERGY »

Josecalado Escreveu:
gemini Escreveu:Julgo que o pedido de inspecção terá sido somente para o espaço, cuja potência tem os 41,4kVA, correcto?

Contudo, deduzo que o inspector ao chegar ao local tenha reparado na questão do quadro de colunas, mas como não seria esse o propósito da inspecção, o inspector até foi um porreiro e fez a vistoria ao espaço- e aqui estou a supôr, atenção! -, concluiu que estava tudo em conformidade com a legislação, e deciciu emitir o certificado de exploração sem levantar mais ondas...

Ou seja, quanto a mim, o inspector foi um tipo porreiro e deixou passar, talvez por estar tudo em conformidade.
Boas,

A potência total do Edifício é de 11440 KVA, logo no meu modesto entendimento, deveria haver projeto relativo a todos os espaços mas o gabinete de projetos já tinha tudo alinhavado, tanto que eu na altura liguei para a Certiel e confirmaram-me que teria de ter o projeto da instalação que estava a executar, confrontado o gabinete de projetos foi-me dito que podia continuar com a instalação só teria de enviar o pedido de inspeção para o gabinete de projetos, alegando que queriam meter os pedidos todos ao mesmo tempo; e o que foi facto é que não houve problemas.
Mais num total de cerca de 50 instalações, todas as inspeções foram feitas numa semana, e só foram certificadas 5 instalações, e mais consultando o NIP da instalação constato algumas instalações que ainda não estão certificadas mas continuam com energia, possivelmente a licença de obras não tem limite.

Cumps.
Boas

A Certiel não se pode subrepor aos regulamentos, logo se a loja tem 41,4Kvas, não necessita projeto, logo aqui há um mal entendido.
Depois a questão de enviar o pedido de inspeção para o gabinete de projetos, é prática comum em grandes obras, pois assim o dono da obra sabe quem foram os clientes que pediram certificação, e quais as instalações já certificadas,

Quando diz que são cerca de 50 instalações, e só certificaram 5 numa semana, então as outras chumbaram, ou demoraram uma semana a inspecionar as 5 lojas???

Nos centros comerciais a alimentação de quadros de obras, por vezes não tem contrato, o centro fornece a energia para as obras.
Por vezes acontece que o centro está a fazer alterações ao projeto elétrico, devido a alterações nas lojas, por vezes de 1 loja são feitas 2 e vice-versa, daí o centro por vezes fornecer energia a lojas por um periodo de tempo indeterminado, até que o projeto seja aprovado.

Tenho uma loja num centro comercial, a funcionar há 5 meses, e não posso pedir inspeção porque o centro depois de várias alterações de lojas ainda não tem o projeto aprovado, mas a loja está a funcionar com energia cedida pelo centro.
Cpts.
Energy
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: Comentário sobre procedimentos

Mensagem por Josecalado »

Embora a loja tenha 41,4KVA, esta está inserida num edifício coletivo e o que conta é a potência total do Edifício, logo de acordo com a regulamentação deveria ter projeto.

O plano de trabalho dos inspetores era de cerca de 10 inspeções por dia, começaram à segunda e terminaram na sexta feira, no fim da semana tinham sido entregues 5 certificados de exploração.

Cumprs.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Comentário sobre procedimentos

Mensagem por ENERGY »

Josecalado Escreveu:Embora a loja tenha 41,4KVA, esta está inserida num edifício coletivo e o que conta é a potência total do Edifício, logo de acordo com a regulamentação deveria ter projeto.

O plano de trabalho dos inspetores era de cerca de 10 inspeções por dia, começaram à segunda e terminaram na sexta feira, no fim da semana tinham sido entregues 5 certificados de exploração.

Cumprs.
Boas
Pensei que se estava a referir a 1 instalação num edificio tipo centro comercial, pois aí até ao presente momento, a Certiel nunca solicitou projeto para 41,4Kvas, apesar de ter de entregar o projeto das instalações, sem ser visado, ao centro comercial, independentemente da potência a certificar.
Então as outras instalações chumbaram todas???
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”