Duvidas instalaçao nova

ffraca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 21 jun 2017, 23:44
Enviou: 1 vez

Duvidas instalaçao nova

Mensagem por ffraca »

Tenho uma moradia em construção, adjudiquei tudo a um empreiteiro e o mesmo tratou de disponibilizar um electricista para fazer os trabalhos.

Percebo minimamente de certas coisas,e vou lendo sobre outras.

Mas neste momento surge-me duvidas que já tentei esclarecer e a resposta foi que já trabalham a 30 anos nisto, já passou por centenas de inspecções e portanto não aceita ser questionado por mim pelo trabalho executado.


O forno e o fogão , tem de ter tubagem separada e exclusiva com no minimo 4mm ?

A ligação equipotencial dos caixilhos nos wcs, é feita como? Basta um parafuso com um cabo terra ?

É que eu tenho tubos passados com condutores passados de 2,5mm, para o fogão e forno, e derivação deles para o exaustor.
Nos Wcs, fui eu que disse que tinham de ser ligados a terra, mas ainda não lhes tocaram e o único ponto de terra por perto é o do estore de 1,5mm.

Agradeço a atenção, pois estão a querer avançar com trabalhos de revestimento e não estou seguro que as coisas estejam efectuadas nas melhores condições.


Jmlima
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 05 fev 2015, 09:51
Localização: Luanda, Angola
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por Jmlima »

Bom dia,

O forno e fogão terão de ser alimentados por cabo de 4 mm2 em circuitos separados, denomina-se alimentação de equipamentos especiais, bem como o exaustor, que dependendo da potência será cabo 2,5 ou 4 mm2.

A ligação equipotencial dos caixilhos na casa de banho é obrigatória, deixo link da ficha técnica da certiel que pode ajudar.

https://www.certiel.pt/c/document_libra ... upId=10100
"Nenhuma Engenharia constrói caráter, mas com caráter se faz os melhores engenheiros"
tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 111
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Localização: Aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 26 vezes

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por tpinheiro »

Bom dia.

O Fogão e o Forno terão de ser alimentados a 4 mm2, mas não é necessário ser em circuitos separados. Um único circuito de 4 mm2 basta.

Cumprimentos.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 47 vezes

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Um único circuito a 4mm2 (F+N+T) cumpre a legislação, no entanto se verificarmos qualquer placa vitrocerâmica ou Indução a potência aproxima-se dos 7KW, e há algumas marcas que ultrapassam esta potência, logo um circuito a 4mm2 protegido a 20A ou 25A não chega, pelo que ter dois circuitos é melhor que ter só um, se a alimentação à instalação é monofásica aconselho que tenha um circuito a 6mm2 para a placa, e um circuito a 4mm2 para o forno.
Cumprs.
elecited
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 09 out 2016, 15:57
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por elecited »

boa noite,

o instalador tem a obrigação e dever de responder a todas as perguntas do cliente. está escrito. Nesta situação o instalador está em inconformidade com o Código Deontológico
o forno e placa poderão ser alimentados a 4mm, circuito único - o instalador solicita ao cliente informação do equipamento a instalar e perante a potência em causa informa o cliente de acordo com o Regulamento sobre o tipo de circuito a instalar.

a ligação equipotencial dos caixilhos, se forem de metal, penso que será suficiente interligar com o condutor de proteção dos estores. através da aplicação parafuso e terminal no caixilho, visível ou não. seria interessante informar-se junto da Certiel, pode ser por email.

a tomada do exaustor não deverá partir do circuito do forno.
ffraca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 21 jun 2017, 23:44
Enviou: 1 vez

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por ffraca »

Obrigado pelas rápidas respostas.

E infelizmente parece confirmar-se o que suspeitava em relação a esses pontos, ate estou com receio de ir verificar o resto dos trabalhos.

Acho que vou ter de me chatear com o responsável pela obra, e se calhar voltar a colocar cá questões acerca deste assunto pois vou confirmar se tenho espaço no quadro que esta montado para todos os disjuntores necessários - pois estou a achar muito pouco espaço.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por ENERGY »

elecited Escreveu: 22 jun 2017, 22:34 boa noite,

o instalador tem a obrigação e dever de responder a todas as perguntas do cliente. está escrito. Nesta situação o instalador está em inconformidade com o Código Deontológico
o forno e placa poderão ser alimentados a 4mm, circuito único - o instalador solicita ao cliente informação do equipamento a instalar e perante a potência em causa informa o cliente de acordo com o Regulamento sobre o tipo de circuito a instalar.

a ligação equipotencial dos caixilhos, se forem de metal, penso que será suficiente interligar com o condutor de proteção dos estores. através da aplicação parafuso e terminal no caixilho, visível ou não. seria interessante informar-se junto da Certiel, pode ser por email.

a tomada do exaustor não deverá partir do circuito do forno.
Boas
Mais uma vez o "elecited" mostra desconhecer em parte as RTIEBT, e com isso pode induzir outros utilizadores menos atentos deste fórum em erro grave.
A ligação equipotencial tem a secção mínima de 2.5mm, logo nunca pode sair da alimentação de estores que por norma é a 1.5mm
Cpts.
Energy
elecited
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 09 out 2016, 15:57
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por elecited »

ENERGY Escreveu: 23 jun 2017, 21:51
elecited Escreveu: 22 jun 2017, 22:34 boa noite,

o instalador tem a obrigação e dever de responder a todas as perguntas do cliente. está escrito. Nesta situação o instalador está em inconformidade com o Código Deontológico
o forno e placa poderão ser alimentados a 4mm, circuito único - o instalador solicita ao cliente informação do equipamento a instalar e perante a potência em causa informa o cliente de acordo com o Regulamento sobre o tipo de circuito a instalar.

a ligação equipotencial dos caixilhos, se forem de metal, penso que será suficiente interligar com o condutor de proteção dos estores. através da aplicação parafuso e terminal no caixilho, visível ou não. seria interessante informar-se junto da Certiel, pode ser por email.

a tomada do exaustor não deverá partir do circuito do forno.
Boas
Mais uma vez o "elecited" mostra desconhecer em parte as RTIEBT, e com isso pode induzir outros utilizadores menos atentos deste fórum em erro grave.
A ligação equipotencial tem a secção mínima de 2.5mm, logo nunca pode sair da alimentação de estores que por norma é a 1.5mm
Caro ENERGY,
Conheço bem as RTIEBT, é ridículo definir grave executar uma ligação equipotencial a um ligador 1.5mm.
"Talvez" fosse grave não executar.

conheço perfeito a regra, agora pergunte-lhe o seguinte: e se o cliente tem a parede em azulejos e esta ligação implica partir algumas linhas de azulejos. lembre-se estamos na casa de banho?

nesta situação agiria com tranquilidade com algum conhecimento do funcionamento da Certiel, iria expor a minha razão, onde o principal intuito reduzir custos ao meu cliente. Antes informava-o(cliente) e seria ele a decidir.
informava a Certiel do condutor 1,5mm e antes de começar a partir azulejos tinha a opinião da Certiel, nem que fosse para ter a garantia da Certiel que classificariam a ligação não perigosa, não existiria perigo para o utilizador, ligação existia e o teste corfirmava-o.

acho que estamos perante uma oportunidade de ajudar o cliente e as regras são as nossas ferramentas.

Pense, como o cliente iria agradecer-lhe de o ter ajudado.

permita-me perguntar-lhe o seguinte, onde está a perigosidade da ligação equipontencial aos caixilhos?

acho que é um dever do Técnico Responsável informar os clientes dos perigos de uma instalação elétrica se a Legislação não nos ajuda.


caro ENERGY, não é só conhecer as regras que é importante, tem de ter o conhecimento do Código Deontológico.
Sem ofensa, meu caro, experimente colocar na sua ordem de pensamento, antes de abrir o livro das regras ter conhecimento do Código.

Conheço bem as regras que não me limito a expo-las, observo que é uma regra perigosa e devia ser suspensa.
caro ENERGY, desculpe a insistência, permita-me perguntar-lhe o seguinte, consegue informar todos os utilizadores como é uma regra perigosa?

temos de conhecer bem as regras porque são elas as nossas armas e para alguns são as nossas ferramentas.
da mesma forma temos de conhecer os erros que estão atualmente nas regras.

cumprimentos
ffraca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 21 jun 2017, 23:44
Enviou: 1 vez

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por ffraca »

Sem querer meter no meio, então e o que devia fazer com o electricista que me deixou isto assim ?


Ele tem obrigação de saber que as janelas são para ser ligadas a terra com fio 2,5mm (existiu possibilidade, tenho tomadas perto de janelas - mas neste momento já tenho os mosaicos assentes), o fogão e forno a 4mm (tenho a 2,5mm) .

Ou simplesmente esqueço, e tento arranjar um novo electricista para tomar responsabilidade pelo que esta feito - o que ninguém gosta .
elecited
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 09 out 2016, 15:57
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por elecited »

ffraca Escreveu: 26 jun 2017, 22:21 Sem querer meter no meio, então e o que devia fazer com o electricista que me deixou isto assim ?


Ele tem obrigação de saber que as janelas são para ser ligadas a terra com fio 2,5mm (existiu possibilidade, tenho tomadas perto de janelas - mas neste momento já tenho os mosaicos assentes), o fogão e forno a 4mm (tenho a 2,5mm) .

Ou simplesmente esqueço, e tento arranjar um novo electricista para tomar responsabilidade pelo que esta feito - o que ninguém gosta .

viva,
é um dever encontrar outro eletricista, muito difícil vai ser o assumir das responsabilidades.
acho que neste caso a solução passaria por nova contratação de eletrecista e repor tudo o que está errado com a responsabilidade aplicada ao "eletrecista" que também deve assumir os custos da mão de obra material.

para a próxima certifique-se se os técnicos estão certificados para as funções a executar. não confie muito em determinados empreiteiros que só visam os orçamentos mais baixos das várias especialidades.

cumprimentos
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por luisilva78 »

elecited Escreveu: 02 jul 2017, 23:07 viva,
é um dever encontrar outro eletricista, muito difícil vai ser o assumir das responsabilidades.
acho que neste caso a solução passaria por nova contratação de eletrecista e repor tudo o que está errado com a responsabilidade aplicada ao "eletrecista" que também deve assumir os custos da mão de obra material.

para a próxima certifique-se se os técnicos estão certificados para as funções a executar. não confie muito em determinados empreiteiros que só visam os orçamentos mais baixos das várias especialidades.

cumprimentos
Esta resposta não faz muito sentido no contexto em que estamos. Veja-se o que foi escrito no primeiro post:
ffraca Escreveu: 22 jun 2017, 00:03 Tenho uma moradia em construção, adjudiquei tudo a um empreiteiro e o mesmo tratou de disponibilizar um electricista para fazer os trabalhos.
(...)
Mas neste momento surge-me duvidas que já tentei esclarecer e a resposta foi que já trabalham a 30 anos nisto, já passou por centenas de inspecções e portanto não aceita ser questionado por mim pelo trabalho executado.
Na minha opinião penso que devia falar com o empreiteiro. A responsabilidade é dele, por isso se for necessário contratar outro electricista para resolver os problemas que o primeiro originou (que foi contratado pelo empreiteiro), é ele que deve tratar disso, e suportar os encargos que daí advenham. Mas o melhor era esperar pelo chumbo da instalação na inspecção. É obrigatória a presença do dono de obra na inspecção, nessa altura pode questionar o inspector sobre aquilo que pensa serem não conformidades.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por Mário »

Boas
ffraca Escreveu: 26 jun 2017, 22:21 Sem querer meter no meio, então e o que devia fazer com o electricista que me deixou isto assim ?
Ele tem obrigação de saber que as janelas são para ser ligadas a terra com fio 2,5mm (existiu possibilidade, tenho tomadas perto de janelas - mas neste momento já tenho os mosaicos assentes), o fogão e forno a 4mm (tenho a 2,5mm) .
Ou simplesmente esqueço, e tento arranjar um novo electricista para tomar responsabilidade pelo que esta feito - o que ninguém gosta .
1º És o dono de Obra? Se sim, seguimos.
No livro de obra está escrito quem é o electricista,e o nº do alvará ou titulo de registo?
O dono de obra pode, e deve escrever, o que verificar que está mal.(escreve só em ultimo caso), fala com o empreiteiro e que o Eng. responsável da obra esteja presente antes de escreveres. Tira cópia (foto) do livro e do que está escrito (para o caso de desaparecer).

Há projecto de electricidade? Se sim, é para cumprir. Caso haja necessidade de alteração em obra, o projectista é chamado pelo dono de obra, e diz o que quer alterado.
No livro de obra tem que estar escrito quem está a fazer o quê e quando começou e acabou. O livro é o diário de obra. Quando começou a obra, os pilares, a placa etc...
O preço de obra é global? ou separado por item´s.

Boa sorte.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ffraca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 21 jun 2017, 23:44
Enviou: 1 vez

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por ffraca »

Agradeço as respostas.

Vou tentar responder a tudo passo a passo.

Sim , sou o dono de obra.

Livro de obra esta na posse do empreiteiro, não tenho acesso ao que la esta escrito.

É uma instalação de moradia unifamiliar, não tem projecto de electricidade.

Em relação a esperar pelo chumbo, ate seria uma opção se não tivesse de colocar chão, terminar paredes para depois vir uma inspecção dizer que tenho partir aquilo tudo, pois já sei que serei eu a suportar esses custos.


O preço dado para esta obra foi global, a parte de electricidade seria para concluir todas as ligações eléctricas, quadros e ITED (tenho apenas as caixas de ATI montadas,cabos passados, não existe ligação de tubo ao quadro eléctrico , tubo de 20 passado para a ZAP).


Neste momento, do empreiteiro comecei a questionar varias coisas efectuadas mas não tenho resposta, já recorri a advogado para ver se resolvo algo, tenho múltiplas queixas, uma delas a parte do livro de obra, que lhe pedi múltiplas vezes para o colocar na obra.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por Mário »

Boas
ffraca Escreveu: 03 jul 2017, 12:38 Agradeço as respostas.

Vou tentar responder a tudo passo a passo.

Sim , sou o dono de obra.Ok.

Livro de obra esta na posse do empreiteiro, não tenho acesso ao que la esta escrito. O livro tem que estar na obra! O livro não é dele, é do dono de obra. Sem livro presente não se pode trabalhar na obra.

É uma instalação de moradia unifamiliar, não tem projecto de electricidade.Ok. E como é que foi definido o local e nº de tomadas?

Em relação a esperar pelo chumbo, ate seria uma opção se não tivesse de colocar chão, terminar paredes para depois vir uma inspecção dizer que tenho partir aquilo tudo, pois já sei que serei eu a suportar esses custos. O custo é do empreiteiro geral.


O preço dado para esta obra foi global, a parte de electricidade seria para concluir todas as ligações eléctricas, quadros e ITED (tenho apenas as caixas de ATI montadas,cabos passados, não existe ligação de tubo ao quadro eléctrico , tubo de 20 passado para a ZAP).


Neste momento, do empreiteiro comecei a questionar varias coisas efectuadas mas não tenho resposta, já recorri a advogado para ver se resolvo algo, tenho múltiplas queixas, uma delas a parte do livro de obra, que lhe pedi múltiplas vezes para o colocar na obra.

Carta registada c/aviso de recepção, o Advogado que se mexa e que seja bom. Também podes fazer queixa ao INCI do construtor.

Estás a pagar por tranches fixas ou por serviço efectuado?

Atenção; que alguns têm a mania de fazer retenção da obra por falta de pagamento na data acordada, mesmo que o serviço não esteja pronto. Contactas um notário da zona (concelho) para ir à obra depois do final do dia, tirar fotos e verificar o que está feito, ou não, (é necessário duas testemunhas), acompanhas o notário para imprimir as fotos e carimbar com o selo branco. Ficas com provas legais que no dia tal, às tantas horas, o pagamento não foi efectuado por não estar concluído o serviço, conforme o contrato estabelecido e assinado por ambas as partes.

A azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ffraca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 21 jun 2017, 23:44
Enviou: 1 vez

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por ffraca »

Muito obrigado pela ajuda.

O pagamento acordado é por evolução da obra, % do orçamento pago consoante x coisas efetuadas, mas eu nesta última vez não concordei que os trabalhos estivessem em condições e comecei a pedir explicações para o que está efectuado, o empreiteiro deixou de aparecer em obra e responder a chamadas.

Já esteve 5 meses sem me fazer trabalhos, e aí tive de meter advogado a enviar lhe carta e ele lá apareceu a fazer algo, e ainda não tinha terminado já estava a pedir mais dinheiro. Eu não vou entregar mais qualquer valor enquanto não tiver confiança que o que está feito é bem feito.

O local e número de tomadas, foi definido sem projecto "oficial", pedi ao arquitecto para fazer um layout com tomadas e pontos de luz e foi seguido.

Em relação ao livro de obra, eu sei que é assim, livro tem de estar em obra e eu já pedi múltiplas vezes e continuo na mesma.

O advogado já só fala em intentar ação contra empreiteiro coisa que queria evitar, pois involve custos e tempos infinitos para poucas certezas de ganhar algo.
Infelizmente não estou a ver grandes desolvimentos no futuro próximo e no fim quem vai ficar com os prejuízos e necessidade de arranjar novos técnicos para tomar responsabilidade por algo já feito vou ser eu - com todas as condicionantes e custos que involve.
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”