Duvidas instalaçao nova

elecited
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 09 out 2016, 15:57
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por elecited »

luisilva78 Escreveu: 03 jul 2017, 00:09
elecited Escreveu: 02 jul 2017, 23:07 viva,
é um dever encontrar outro eletricista, muito difícil vai ser o assumir das responsabilidades.
acho que neste caso a solução passaria por nova contratação de eletrecista e repor tudo o que está errado com a responsabilidade aplicada ao "eletrecista" que também deve assumir os custos da mão de obra material.

para a próxima certifique-se se os técnicos estão certificados para as funções a executar. não confie muito em determinados empreiteiros que só visam os orçamentos mais baixos das várias especialidades.

cumprimentos
Esta resposta não faz muito sentido no contexto em que estamos. Veja-se o que foi escrito no primeiro post:
ffraca Escreveu: 22 jun 2017, 00:03 Tenho uma moradia em construção, adjudiquei tudo a um empreiteiro e o mesmo tratou de disponibilizar um electricista para fazer os trabalhos.
(...)
Mas neste momento surge-me duvidas que já tentei esclarecer e a resposta foi que já trabalham a 30 anos nisto, já passou por centenas de inspecções e portanto não aceita ser questionado por mim pelo trabalho executado.
Na minha opinião penso que devia falar com o empreiteiro. A responsabilidade é dele, por isso se for necessário contratar outro electricista para resolver os problemas que o primeiro originou (que foi contratado pelo empreiteiro), é ele que deve tratar disso, e suportar os encargos que daí advenham. Mas o melhor era esperar pelo chumbo da instalação na inspecção. É obrigatória a presença do dono de obra na inspecção, nessa altura pode questionar o inspector sobre aquilo que pensa serem não conformidades.

Isto parece coisa de gente sem responsabilidade:
1. a responsabilidade é sempre do eletricista. o executante é o eletricista, o empreiteiro poderá ser o responsável perante o cliente, mas o responsável para o empreiteiro é sempre o eletricista.

2. não é obrigatória a presença do dono da obra no ato da inspeção efetuada pela certiel.
3. tem uma opção que me parece mais funcional neste caso: a certiel tem um serviço que disponibiliza um inspetor para ir ao local e elaborar um relatório sobre toda a instalação elétrica.
4. com este relatório na sua posse e antes dos trabalhos estarem concluídos apresenta-o ao empreiteiro que tem a obrigatoriedade de corrigir tudo o que está errado.

cump


elecited
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 09 out 2016, 15:57
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por elecited »

ffraca Escreveu: 03 jul 2017, 22:29 Muito obrigado pela ajuda.

O pagamento acordado é por evolução da obra, % do orçamento pago consoante x coisas efetuadas, mas eu nesta última vez não concordei que os trabalhos estivessem em condições e comecei a pedir explicações para o que está efectuado, o empreiteiro deixou de aparecer em obra e responder a chamadas.

Já esteve 5 meses sem me fazer trabalhos, e aí tive de meter advogado a enviar lhe carta e ele lá apareceu a fazer algo, e ainda não tinha terminado já estava a pedir mais dinheiro. Eu não vou entregar mais qualquer valor enquanto não tiver confiança que o que está feito é bem feito.

O local e número de tomadas, foi definido sem projecto "oficial", pedi ao arquitecto para fazer um layout com tomadas e pontos de luz e foi seguido.

Em relação ao livro de obra, eu sei que é assim, livro tem de estar em obra e eu já pedi múltiplas vezes e continuo na mesma.

O advogado já só fala em intentar ação contra empreiteiro coisa que queria evitar, pois involve custos e tempos infinitos para poucas certezas de ganhar algo.
Infelizmente não estou a ver grandes desolvimentos no futuro próximo e no fim quem vai ficar com os prejuízos e necessidade de arranjar novos técnicos para tomar responsabilidade por algo já feito vou ser eu - com todas as condicionantes e custos que involve.


Isto parece coisa de gente sem responsabilidade:
1. a responsabilidade é sempre do eletricista. o executante é o eletricista, o empreiteiro poderá ser o responsável perante o cliente, mas o responsável para o empreiteiro é sempre o eletricista.

2. não é obrigatória a presença do dono da obra no ato da inspeção efetuada pela certiel.
3. tem uma opção que me parece mais funcional neste caso: a certiel tem um serviço que disponibiliza um inspetor para ir ao local e elaborar um relatório sobre toda a instalação elétrica.
4. com este relatório na sua posse e antes dos trabalhos estarem concluídos apresenta-o ao empreiteiro que tem a obrigatoriedade de corrigir tudo o que está errado.

cump
ffraca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 21 jun 2017, 23:44
Enviou: 1 vez

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por ffraca »



Isto parece coisa de gente sem responsabilidade:
1. a responsabilidade é sempre do eletricista. o executante é o eletricista, o empreiteiro poderá ser o responsável perante o cliente, mas o responsável para o empreiteiro é sempre o eletricista.

2. não é obrigatória a presença do dono da obra no ato da inspeção efetuada pela certiel.
3. tem uma opção que me parece mais funcional neste caso: a certiel tem um serviço que disponibiliza um inspetor para ir ao local e elaborar um relatório sobre toda a instalação elétrica.
4. com este relatório na sua posse e antes dos trabalhos estarem concluídos apresenta-o ao empreiteiro que tem a obrigatoriedade de corrigir tudo o que está errado.

cump
O problema é que ja percebi que apurar qualquer responsabilidades é o mesmo que nada, quem fica com os problemas e a resoluçao sou eu.

A empresa de construção tem 30 anos de existencia, centenas de moradias executadas, e ou o pessoal aceita toda a treta que lhe apresentam em obra e nao exige o minimo de qualidade ou entao deu todo o azar nesta obra.

Essa hipotese, acho que vou meter-me num problema pior.
Chamo a certiel para fazer vistoria, aquilo da uma data de erros, fica referenciado. Se esta gente nao assumir nada, fico com a obra marcada e tenho de arranjar alguem que tome responsabilidade por trabalhos executados e por corrigir os erros - o que deve dar uma soma jeitosa.
E posso pedir essa vistoria, sem indicar o electricista ? É que eu não tenho nenhuma informação dele, mas é sempre uma hipotese.
elecited
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 09 out 2016, 15:57
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Duvidas instalaçao nova

Mensagem por elecited »

ffraca Escreveu: 05 jul 2017, 23:28


Isto parece coisa de gente sem responsabilidade:
1. a responsabilidade é sempre do eletricista. o executante é o eletricista, o empreiteiro poderá ser o responsável perante o cliente, mas o responsável para o empreiteiro é sempre o eletricista.

2. não é obrigatória a presença do dono da obra no ato da inspeção efetuada pela certiel.
3. tem uma opção que me parece mais funcional neste caso: a certiel tem um serviço que disponibiliza um inspetor para ir ao local e elaborar um relatório sobre toda a instalação elétrica.
4. com este relatório na sua posse e antes dos trabalhos estarem concluídos apresenta-o ao empreiteiro que tem a obrigatoriedade de corrigir tudo o que está errado.

cump
O problema é que ja percebi que apurar qualquer responsabilidades é o mesmo que nada, quem fica com os problemas e a resoluçao sou eu.

A empresa de construção tem 30 anos de existencia, centenas de moradias executadas, e ou o pessoal aceita toda a treta que lhe apresentam em obra e nao exige o minimo de qualidade ou entao deu todo o azar nesta obra.

Essa hipotese, acho que vou meter-me num problema pior.
Chamo a certiel para fazer vistoria, aquilo da uma data de erros, fica referenciado. Se esta gente nao assumir nada, fico com a obra marcada e tenho de arranjar alguem que tome responsabilidade por trabalhos executados e por corrigir os erros - o que deve dar uma soma jeitosa.
E posso pedir essa vistoria, sem indicar o electricista ? É que eu não tenho nenhuma informação dele, mas é sempre uma hipotese.

sim, pode pedir a inspeção sem o instalador estar presente, pode ser só o "ffraca" ou pode mesmo "convidar" o empreiteiro para o acompanhar.
no final pode deixar uma cópia com o empreiteiro.

atenção, esta "vistoria" é apenas para verificar o estado da instalação elétrica, não tem como objetivo a obtenção do certificado de exploração.
fica sempre independente da obrigatoriedade de realizar a certificação da instalação, se for o caso.
o relatório é uma análise profunda da inst. elétrica e a certificação deverá ser solicitada após a correção das inconformidades.
depois das correções e solicita a inspeção o inspector tem a informação do conteúdo do relatório. logo, convém corrigir ponto por ponto.
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”