baixada poço

Responder
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 137
Registado: 23 jun 2009, 20:49

baixada poço

Mensagem por _faisca »

Boa tarde colegas,
tenho um familiar que tem um terreno onde possui um poço e ele quer pedir uma baixada à Edp para alimentação dos motores e alguns circuitos de tomadas e ilm. Ouvi dizer que tem que registar o poço para pedir a baixada, isto é verdade? a nivel da ficha electrotécnica tem que estar mencionado todos os motores ou basta criar uma potência total para os mesmos? como nunca tive uma situação destas mais vale perguntar.Obrigado


_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: baixada poço

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para pedir junto da EDP ramal para rega, para além da ficha eletrotécnica preenchida com a potência total que pretende, penso que tem de apresentar documento emitido pela Camâra ou Junta de Freguesia, em como o terreno se destina a agricultura, e planta de localização.

_faisca Escreveu:Boa tarde colegas,
tenho um familiar que tem um terreno onde possui um poço e ele quer pedir uma baixada à Edp para alimentação dos motores e alguns circuitos de tomadas e ilm. Ouvi dizer que tem que registar o poço para pedir a baixada, isto é verdade? a nivel da ficha electrotécnica tem que estar mencionado todos os motores ou basta criar uma potência total para os mesmos? como nunca tive uma situação destas mais vale perguntar.Obrigado
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 137
Registado: 23 jun 2009, 20:49

Re: baixada poço

Mensagem por _faisca »

Boas colega,
vou me imformar amanhã o que é necessário para pedir a baixada, gostava só de saber na ficha electrotécnica temos que colocar as potências dos motores no quadro nº3 ou basta só fazer o quadro nº 4 na alinea 6 que diz estabelecimentos agrícolas? Numa distância de 90 metros será melhor colocar 1 ou 2 caixas de passagem para o cabo de alimentação do contador até ao quadro? Obrigado
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: baixada poço

Mensagem por ENERGY »

Boas
Na ficha eletrotécnica preenche o campo 1, e o campo 4, aonde coloca a potência total do ramal.
Quanto às caixas de passagem subterraneas, se os 90 mts forem em linha reta, eu colocaria 3 caixas.

_faisca Escreveu:Boas colega,
vou me imformar amanhã o que é necessário para pedir a baixada, gostava só de saber na ficha electrotécnica temos que colocar as potências dos motores no quadro nº3 ou basta só fazer o quadro nº 4 na alinea 6 que diz estabelecimentos agrícolas? Numa distância de 90 metros será melhor colocar 1 ou 2 caixas de passagem para o cabo de alimentação do contador até ao quadro? Obrigado
Cpts.
Energy
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 137
Registado: 23 jun 2009, 20:49

Re: baixada poço

Mensagem por _faisca »

Boas colega,
obrigado pela ajuda.Vou ver 1º o que é necessário para pedir a baixada e depois vejo o resto.
_Faisca
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 137
Registado: 23 jun 2009, 20:49

Re: baixada poço

Mensagem por _faisca »

Boas tardes,
Na Edp uns fiscais dizem que não é necessário o poço estar registado, outros dizem que sim na linha de apoio também me disseram que não era preciso, enfim quem terá razão. O cliente tem tudo legalizado portanto quer eles queiram ou não. Só gostava de saber no caso de instalar um quadro de obras o que a Edp exige para poder instalar a baixada pois muitos colegas meus já tiveram que alterar algumas coisas nos quadros, isso deve ter haver com o fiscal que lá for. O meu cliente na zona onde vai colocar o sistema da rega quer fazer um anexo em madeira, eu pergunto, uma vez que vai ficar tudo centralizado nesse mesmo anexo não será melhor fazer em alvenaria por causa da certificação da Certiel? Obrigado
_Faisca
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: baixada poço

Mensagem por ENERGY »

Boas
Vai por aqui uma grande confusão, pois quadro de obras = vistoria da EDP, enquanto que instalação para rega = inspeção certiel
O anexo tanto pode ser em madeira, como em alvenaria, tudo depende do gosto do cliente e dos €€€ que tem para gastar.
O objeto social da EDP não é legalizar poços, minas etc, ou proceder à sua fiscalização, isso é um assunto do Ministérios do ambiente etc, por isso não exigem essa licença, mas sim documento em como esse terreno se destina a agricultura, até porque a energia para agricultura parece-me que tem uma valor diferente do cliente doméstico.
_faisca Escreveu:Boas tardes,
Na Edp uns fiscais dizem que não é necessário o poço estar registado, outros dizem que sim na linha de apoio também me disseram que não era preciso, enfim quem terá razão. O cliente tem tudo legalizado portanto quer eles queiram ou não. Só gostava de saber no caso de instalar um quadro de obras o que a Edp exige para poder instalar a baixada pois muitos colegas meus já tiveram que alterar algumas coisas nos quadros, isso deve ter haver com o fiscal que lá for. O meu cliente na zona onde vai colocar o sistema da rega quer fazer um anexo em madeira, eu pergunto, uma vez que vai ficar tudo centralizado nesse mesmo anexo não será melhor fazer em alvenaria por causa da certificação da Certiel? Obrigado
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: baixada poço

Mensagem por eng_jersilva »

boa tarde,

Vai a edp faça um pedido uma baixada para “recinto motor” entrega (FE+TR execução e exploração), depois basta executar fazer um pequeno "nicho"(caso não tenha um muro) convém ser em cimento para albergar o “ponto de entrega” ( todas as caixas necessárias), depois use um quadro de obras com o devido dimensionamento dos circuitos que sejam necessários, assim como executar a devida terra de protecção, por fim pede a vistoria á certiel e se estiver tudo correcto passam-lhe o certificado.

Nota: normalmente não necessita de qualquer registo de poço ou coisa parecida.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
_faisca
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 137
Registado: 23 jun 2009, 20:49

Re: baixada poço

Mensagem por _faisca »

Boa tarde,
obrigado pelo esclarecimento mas já tenho tudo orientado. Apenas fico confuso com as diversas opiniões de pessoas que trabalham para a mesma empresa, um fiscal diz que tenho que entregar a licença do poço e se tiver outro poço nas redondezas a baixada não é permitida, na Edp e outro fiscal diz me o contrário, enfim já tenho tudo resolvido, embora perto do local onde vou instalar as caixas no exterior já existe um local de consumo, se vissem como ficou o tubo que sai do contador para a instalação. O tubo está a sair da parte de trás da caixa sem qualquer proteção e entra noutro tubo de diâmetro superior, só não compreendo como a Edp ligou o mesmo naquelas condições. Obrigado na mesma pela ajuda.
_Faisca
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: baixada poço

Mensagem por projclvm »

A EDP? deve ter sido um sub-empreiteiro.
pauloviegas
Curioso
Curioso
Mensagens: 93
Registado: 06 abr 2007, 18:30
Localização: Portalegre
Enviou: 2 vezes

Re: baixada poço

Mensagem por pauloviegas »

Eu na EDP entregou só a ft e o tr para recinto motor ou agropecuária e não tem problema. Depois e certiel e que pede sempre o registo do poço ou a autorização de exploração recursos hídricos, se não tiver a entrega de certificado fica suspensa até...
Avatar do Utilizador
mapintosps
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 09 ago 2023, 03:20
Profissão: Empresario
Localização: Viseu

Re: baixada poço

Mensagem por mapintosps »

Li atentamente o post e os comentários.

Uma curiosidade?!

Qual o preço inerente à instalação da baixada elétrica para poço agrícola?

Obrigado
borllock
Curioso
Curioso
Mensagens: 79
Registado: 13 set 2014, 18:05
Localização: Porto
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: baixada poço

Mensagem por borllock »

Isso depende de caso para caso.
Depende da distância ao ponto de ligação com a rede de distribuição, se é aérea, enterrada, etc.
Basicamente, fazes o pedido de ramal. pagas uma taxa de cerca 40€ e depois a E-Redes envia uma carta de como deve ser construído o ramal e aí sim, já dá para teres uma ideia do valor. Nessa carta, distâncias até 30m a E-Redes não dá preço e nem executa, tens de contratar empresas habilitadas para tal.
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”