É possiverl - Certiel

Responder
libas1071
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 05 abr 2010, 16:47

É possiverl - Certiel

Mensagem por libas1071 »

É possivel deixar no muro de jardim fios condutores sem electricidade na inspecção da CERTIEL?

cpts,


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: É possiverl - Certiel

Mensagem por nelmindo »

A instalação deverá estar completa, sob pena de ficar com uma não conformidade (de gravidade desconhecida)
É o mesmo que se passa, quando se colocam tubos vazios, do quadro até ao jardim.
BFarinha
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 04 out 2011, 23:57
Localização: Tomar

Re: É possiverl - Certiel

Mensagem por BFarinha »

É possivel deixar no muro de jardim fios condutores sem electricidade na inspecção da CERTIEL?
Pode ser mais especifico?
A instalação deverá estar sem tensão aquando da inspecção, para que o inspector possa fazer as medições de isolamento, medir a terra e sua continuidade e verificar o que quiser verificar sem perigo.
Os circuitos no exterior não podem ser feitos a fio V mas sim em cabo dentro de tubos griz.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: É possiverl - Certiel

Mensagem por Duzia12 »

Ou VAV
vav
Curioso
Curioso
Mensagens: 51
Registado: 15 set 2009, 22:07
Localização: LISBOA

Re: É possiverl - Certiel

Mensagem por vav »

Boas
então não se pode deixar tubagem, (vazia) de reserva?
PL
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: É possiverl - Certiel

Mensagem por ENERGY »

vav Escreveu:Boas
então não se pode deixar tubagem, (vazia) de reserva?
Boas
Eu penso que sim, tal como por vezes deixamos tubagens de reserva para cima de tectos falsos, e até ao momento nenhum inspector levantou problemas.
Cpts.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: É possiverl - Certiel

Mensagem por nelmindo »

ENERGY Escreveu:
vav Escreveu:Boas
então não se pode deixar tubagem, (vazia) de reserva?
Boas
Eu penso que sim, tal como por vezes deixamos tubagens de reserva para cima de tectos falsos, e até ao momento nenhum inspector levantou problemas.
Cpts.
Sim, os inspectores nunca classificaram isso como uma não conformidade. No entanto eles nas observações do relatório da inspecção que efectuaram, declaram que foram encontrados tubos de reserva num quadro de entrada (por exemplo).
david
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 10 jul 2012, 11:50

Re: É possiverl - Certiel

Mensagem por david »

É necessário o instalador ter o medidor de resistência de terra para a vistoria ou é o inspector que leva o equipamento?

Obrigado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: É possiverl - Certiel

Mensagem por ENERGY »

Boas
É obrigatório,l como é que vai indicar o valor da terra, no pedido de inspeção, sem ter aparelho para medir a terra.

david Escreveu:É necessário o instalador ter o medidor de resistência de terra para a vistoria ou é o inspector que leva o equipamento?

Obrigado.
Cpts.
Energy
david
Curioso
Curioso
Mensagens: 23
Registado: 10 jul 2012, 11:50

Re: É possiverl - Certiel

Mensagem por david »

Boas,

Eu compreendo, a minha questão era mais no sentido se o inspector aceita o valor medido por um medidor do electricista ou se trás um que esteja certificado e calibrado.

Obrigado
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: É possiverl - Certiel

Mensagem por nelmindo »

david Escreveu:Boas,

Eu compreendo, a minha questão era mais no sentido se o inspector aceita o valor medido por um medidor do electricista ou se trás um que esteja certificado e calibrado.

Obrigado
Em caso de dúvida usam o deles, que costuma estar aferido/calibrado/certificado.
Agora não se deve é ir com ela fiada de que eles trazem e deixar o nosso em casa...
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 483
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Localização: Não me lembro estou com Alzaimer!
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: É possiverl - Certiel

Mensagem por DEUS AMIGO »

Geralmente o que é utilizado é o equipamento do Inspetor que é "XPTO" e basta ligar numa tomada para verificar todas as medições necessárias para a inspeção, o que pode dar erro é se por exp: quando se mediou a terra com o nosso equipamento o mais baratinho na para o efeito media 150 euros! para pedido da certificação, possa dar erro com a diferença do que se mediou na altura com a atual, devido a vários fatores do solo! e para isso o inspetor pede que se messa com o nosso equipamento para ver se existe diferença nos testes antes e depois! geralmente é necessário levar os aparelhos de medida necessários mesmo que não sejam utilizados! geralmente costumo colocar os vários aparelhos de medida junto entrada, para que o inspetor se for necessário peça algum para corrigir medidas.
Responder

Voltar para “Não conformidades / CERTIEL”