Curso CET ou CeSP? Diferenças

Responder
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Curso CET ou CeSP? Diferenças

Mensagem por Promax »

Viva,

Já postado noutro tópico, procuro informações para tirar um curso de electricista.

Só no IPCA tem um curso completo e é em Famalicão com notas de 12 mínimo para entrar, pelas medias que vi dos alunos.

Eu tirando o 12 rvcc, saio com nota 10 o que é muito provável nao conseguir entrar.

Já liguei para o iefp, escola prof braga, e pesquisei bastabte no google por cet e cesp e de electricista nao consigo encontrar nada, nem no iefp tem.

Qual a diferença depois de tirar um curso, na prática, dum cet para um cesp?

Tanto cet como cesp estão escassos, ou sou eu que nao estou a conseguir encontrar nada.

Agradecia uma ajuda tanto no esclarecimento entre cet ou cesp na prática tanto como tirar pelo menos um CET em Barcelos, que me dê certificado para trabalhar na área.

Ainda terei que tirar o 12 ano, mas isso posso fazer gratuitamente em Barcelos.

Cumps


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Curso CET ou CeSP? Diferenças

Mensagem por lcmmonteiro »

CET vs CTeSP


Duração
Uma das maiores diferenças entre os CET e os CTeSP está na sua duração. Enquanto os CET são completados no decurso de um ano (entre 1200 a 1560 horas), os CTeSP têm a duração de dois anos (quatro semestres letivos). Por essa razão, em termos de progressão para uma licenciatura, os CET conferem-te entre 60 a 90 créditos ECTS (Unidades do Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos), enquanto os CTeSP permitem juntar 120 créditos ECTS.


No outro tópico tinha informado que não precisa do 12 ano para ir a faculdade e neste caso para este tipo seja cet ou ctesp pode concorrer através do acesso m23 ou seja se tiver mais de 23 anos pode candidatar se através do acesso a maiores de 23 anos evitando perder um ano no ensino secundário noturno se for o caso.

É uma questão de procurar nas faculdades da sua área de residência que normalmente tem a informação disponível no site. Caso tenha dúvidas contacte a secretaria da faculdade e dar lhe ao as respostas necessárias.

Caso contrário terá que procurar sempre em entidades formadoras o curso que se enquadre nas suas necessidades.

Cumprimentos
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Curso CET ou CeSP? Diferenças

Mensagem por Promax »

lcmmonteiro Escreveu: 09 mar 2021, 10:01 CET vs CTeSP


Duração
Uma das maiores diferenças entre os CET e os CTeSP está na sua duração. Enquanto os CET são completados no decurso de um ano (entre 1200 a 1560 horas), os CTeSP têm a duração de dois anos (quatro semestres letivos). Por essa razão, em termos de progressão para uma licenciatura, os CET conferem-te entre 60 a 90 créditos ECTS (Unidades do Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos), enquanto os CTeSP permitem juntar 120 créditos ECTS.


No outro tópico tinha informado que não precisa do 12 ano para ir a faculdade e neste caso para este tipo seja cet ou ctesp pode concorrer através do acesso m23 ou seja se tiver mais de 23 anos pode candidatar se através do acesso a maiores de 23 anos evitando perder um ano no ensino secundário noturno se for o caso.

É uma questão de procurar nas faculdades da sua área de residência que normalmente tem a informação disponível no site. Caso tenha dúvidas contacte a secretaria da faculdade e dar lhe ao as respostas necessárias.

Caso contrário terá que procurar sempre em entidades formadoras o curso que se enquadre nas suas necessidades.

Cumprimentos
O aprendizado do que interessa é igual ou muito idêntico?
A oportunidade em arranjar emprego como electricista certificado? É igual tanto xom um cet como com um cesp?

Que mais valia tem um electricista com um curso cesp a trabalhar do que um com um cet?

Não pretendo ir para a faculdade, a finalidade é o curso de electricista certificado.

O 12 ano tiro em 4 meses rvcc, e ja fica para outros cursos que possa precisar do 12 ano.

Obrigado

Cumps
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Curso CET ou CeSP? Diferenças

Mensagem por lcmmonteiro »

Atenção que apesar apesar de o IEFP garantir a igualdade da habilitaçao do 12 ano a dgeg pode não aceitar principalmente se não tiver outras formações nas áreas das energias.

Eu passei por isso apesar de a minha inscrição ter sido feita muitos anos antes de concluir o 12 ano através do rvcc mas quando foi a altura da renovação puseram essa conversa quando pedi para a passagem para o nível 4.

Na minha opinião deveria solicitar informação a dgeg sobre as formações necessárias para a sua inscrição e eles informam o necessário.

Contudo existem formações de 1500 horas ou menos que atribuem esse certificado. O título para reconhecimento na dgeg é técnico responsável por instalações elétricas setor privado nível 2 ou 4.

Relativamente ao emprego já entramos noutras conversas pois só com a formação não tendo experiência tem que a ganhar no terreno e demora tempo.

Tenha calma e tome atenção às escolhas que faz.

Cumprimentos


Cumprimentos
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Curso CET ou CeSP? Diferenças

Mensagem por Promax »

lcmmonteiro Escreveu: 09 mar 2021, 12:17 Atenção que apesar apesar de o IEFP garantir a igualdade da habilitaçao do 12 ano a dgeg pode não aceitar principalmente se não tiver outras formações nas áreas das energias.

Eu passei por isso apesar de a minha inscrição ter sido feita muitos anos antes de concluir o 12 ano através do rvcc mas quando foi a altura da renovação puseram essa conversa quando pedi para a passagem para o nível 4.

Na minha opinião deveria solicitar informação a dgeg sobre as formações necessárias para a sua inscrição e eles informam o necessário.

Contudo existem formações de 1500 horas ou menos que atribuem esse certificado. O título para reconhecimento na dgeg é técnico responsável por instalações elétricas setor privado nível 2 ou 4.

Relativamente ao emprego já entramos noutras conversas pois só com a formação não tendo experiência tem que a ganhar no terreno e demora tempo.

Tenha calma e tome atenção às escolhas que faz.

Cumprimentos


Cumprimentos

Tirou o 12 e já tinha que curso?

Não sei ae é por causa do covid, mas não ha muitos cursos de eletricista, informática não falta.

É assim, tirando o 12 ano por rvcc, depois num cet posso não ser reconhecido pela dgeg?
Mas os cursos são de certificados no caso de eletricista de instalações na iefp de braga. Barcelos não há nada certificado para já.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Curso CET ou CeSP? Diferenças

Mensagem por lcmmonteiro »

Quando fiz o rvcc já tinha a alguns anos o curso de eletricista BT com 1500 horas.

Existem formações que conferem o nível 2 ou 4 mediante a formação que permitem inscrever na dgeg como técnico responsável.

Relativamente aos cet ou ctesp não lhe sei responder. Penso que o melhor é contactar a dgeg para perceber que título lhe permite obter. Uma vez que a inscrição depende do referencial
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Curso CET ou CeSP? Diferenças

Mensagem por Promax »

Liguei para Braga, Viana, Maia etc e CET de electricista e telecomunicações não tem em lado nenhum neste momento.
Nem no iefp de Barcelos tem algo do género.

Tem em Braga Centro de Emprego e Formação Profissional de Braga, por módulos.
Depois ae não me engano é o qualifica que certifica os cursos.

Não consigo perceber o porquê a carência de uma formação profissional que realmente faz falta.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Curso CET ou CeSP? Diferenças

Mensagem por Promax »

lcmmonteiro Escreveu: 09 mar 2021, 17:37 Quando fiz o rvcc já tinha a alguns anos o curso de eletricista BT com 1500 horas.

Existem formações que conferem o nível 2 ou 4 mediante a formação que permitem inscrever na dgeg como técnico responsável.

Relativamente aos cet ou ctesp não lhe sei responder. Penso que o melhor é contactar a dgeg para perceber que título lhe permite obter. Uma vez que a inscrição depende do referencial
Mas o porquê ligar para dgeg, se os cursos são certificados, são certificados para quê, se não para ser técnico responsável.

Mas ligo amanhã, hoje já está fechado.

A que me refiro quando ligar? Ando perdido
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Curso CET ou CeSP? Diferenças

Mensagem por lcmmonteiro »

A formação pode ser certificada mas não incluir os módulos necessários para a inscrição que pretende.

É só isso que quero que entenda.

Existem várias formações nas áreas das energias que não permitem a inscrição como técnico responsável.

Procure o referencial de técnico nível 2 e 4 e verá o que é necessário.

Técnico/a de Instalações Elétricas
http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualif ... nciais/462

Eletricista de Instalações

http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualif ... ciais/4986
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Curso CET ou CeSP? Diferenças

Mensagem por Promax »

lcmmonteiro Escreveu: 09 mar 2021, 18:20 A formação pode ser certificada mas não incluir os módulos necessários para a inscrição que pretende.

É só isso que quero que entenda.

Existem várias formações nas áreas das energias que não permitem a inscrição como técnico responsável.

Procure o referencial de técnico nível 2 e 4 e verá o que é necessário.

Técnico/a de Instalações Elétricas
http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualif ... nciais/462

Eletricista de Instalações

http://www.catalogo.anqep.gov.pt/Qualif ... ciais/4986
Sim, e agracedo por isso.

Sim, os cursos que aparecem alguns a dizer nivel 2, nivel 4 e nivel 5 é isso que faz como técnico responsável?

Já agora, qual a diferença de tecbica de instalações elétricas e electricista de instalações?

É muita informação em poucos dias :")
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Curso CET ou CeSP? Diferenças

Mensagem por lcmmonteiro »

Basicamente o nível 2 só permite assumir a responsabilidade pela execução até 50KVA

Nivel 4 execução até 250KVA e exploração.

O eletricista de instalações é nível 2

O técnico de redes elétricas é. Nível 4

O nível 5 já considerado frequência universitária mas é preciso analisar a formação e as suas temáticas para entender o que mais dá.

Cumprimentos
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Curso CET ou CeSP? Diferenças

Mensagem por Promax »

lcmmonteiro Escreveu: 09 mar 2021, 19:12 Basicamente o nível 2 só permite assumir a responsabilidade pela execução até 50KVA

Nivel 4 execução até 250KVA e exploração.

O eletricista de instalações é nível 2

O técnico de redes elétricas é. Nível 4

O nível 5 já considerado frequência universitária mas é preciso analisar a formação e as suas temáticas para entender o que mais dá.

Cumprimentos
Ambos com a mesma função e mas 2 para 9 ano e 4 para 12 ano certo?

Estou a começar a perceber agora algo da eletricidade e ir buscar coisas do ensino que não aprendi, por exemplo o QNQ nem se falava nisso na 2 ciclo.

Obrigado
Responder

Voltar para “Formação / Seminários / Jornadas”