Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por Quintas »

Já comprei e instalei o interruptor diferencial: Legrand 2P 25A 30mA.

O folheto de especificações e instruções deixou-me algumas dúvidas. Uma é a omissão do terminal onde ligar o neutro, mas a Legrand esclareceu-me que é indiferente em corrente alternada, mas em Portugal costuma-se ligar do lado esquerdo.

A outra é o esquema para ID trifásico, circundado a vermelho e numerado com 2 no folheto, que anexo. Não entendi a razão de usar um ID sem neutro. Explicaram-me que será para motores sem ligação de neutro (???). Confesso que não entendi mas, como disseram-me que não era competência deles darem-me lições de eletricidade, não insisti. Mas também me disseram que não fazia muito sentido esse esquema num folheto de IDs vendidos em lojas mais viradas para o consumidor final, tipo AKI e Maxmat, pelo que tinham reportado superiormente essa situação. Em suma, fiquei quase na mesma.

Será possível alguém explicar-me? Obrigado.
Int.Diferencial LEGRAND jpg anotado.jpg


Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por Gil82 »

Quintas Escreveu: 27 fev 2018, 15:21 Já comprei e instalei o interruptor diferencial: Legrand 2P 25A 30mA.

O folheto de especificações e instruções deixou-me algumas dúvidas. Uma é a omissão do terminal onde ligar o neutro, mas a Legrand esclareceu-me que é indiferente em corrente alternada, mas em Portugal costuma-se ligar do lado esquerdo.

A outra é o esquema para ID trifásico, circundado a vermelho e numerado com 2 no folheto, que anexo. Não entendi a razão de usar um ID sem neutro. Explicaram-me que será para motores sem ligação de neutro (???). Confesso que não entendi mas, como disseram-me que não era competência deles darem-me lições de eletricidade, não insisti. Mas também me disseram que não fazia muito sentido esse esquema num folheto de IDs vendidos em lojas mais viradas para o consumidor final, tipo AKI e Maxmat, pelo que tinham reportado superiormente essa situação. Em suma, fiquei quase na mesma.

Será possível alguém explicar-me? Obrigado.
Int.Diferencial LEGRAND jpg anotado.jpg
Boas!

Ligar um interruptor diferencial sem ligar o neutro (à esquerda) numa carga monofásica, o mesmo vai disparar num instante.
ID trifásico sem neutro deve ser para equipamentos equilibrados que não precisem de netro. Caso o equipamento precise de neutro tem de passar pelo ID (pela esquerda).
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por ohmico »

Gil82 Escreveu: 27 fev 2018, 16:16
Quintas Escreveu: 27 fev 2018, 15:21 Já comprei e instalei o interruptor diferencial: Legrand 2P 25A 30mA.

O folheto de especificações e instruções deixou-me algumas dúvidas. Uma é a omissão do terminal onde ligar o neutro, mas a Legrand esclareceu-me que é indiferente em corrente alternada, mas em Portugal costuma-se ligar do lado esquerdo.

A outra é o esquema para ID trifásico, circundado a vermelho e numerado com 2 no folheto, que anexo. Não entendi a razão de usar um ID sem neutro. Explicaram-me que será para motores sem ligação de neutro (???). Confesso que não entendi mas, como disseram-me que não era competência deles darem-me lições de eletricidade, não insisti. Mas também me disseram que não fazia muito sentido esse esquema num folheto de IDs vendidos em lojas mais viradas para o consumidor final, tipo AKI e Maxmat, pelo que tinham reportado superiormente essa situação. Em suma, fiquei quase na mesma.

Será possível alguém explicar-me? Obrigado.
Int.Diferencial LEGRAND jpg anotado.jpg
Boas!

Ligar um interruptor diferencial sem ligar o neutro (à esquerda) numa carga monofásica, o mesmo vai disparar num instante.
ID trifásico sem neutro deve ser para equipamentos equilibrados que não precisem de netro. Caso o equipamento precise de neutro tem de passar pelo ID (pela esquerda).
Boas,

cuidado, porque o que afirmou não corresponde à verdade, no diferencial monofásico não tem qualquer influência que os pólos sejam trocados, uma vez que ele está lá só para garantir que o que entra e igual ao que sai.

O que disse relativamente ao dif. trifásico é exactamente para isso.

Já agora, o que acham que acontecerá se usarmos um dif. tetrapolar (3f+N) num circuito trifásico sem neutro?

oHMICO
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por Mário »

Boas
ohmico Escreveu: 27 fev 2018, 18:08 Já agora, o que acham que acontecerá se usarmos um dif. tetrapolar (3f+N) num circuito trifásico sem neutro?
oHMICO
O diferencial não funciona.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por Gil82 »

ohmico Escreveu: 27 fev 2018, 18:08
Gil82 Escreveu: 27 fev 2018, 16:16
Quintas Escreveu: 27 fev 2018, 15:21 Já comprei e instalei o interruptor diferencial: Legrand 2P 25A 30mA.

O folheto de especificações e instruções deixou-me algumas dúvidas. Uma é a omissão do terminal onde ligar o neutro, mas a Legrand esclareceu-me que é indiferente em corrente alternada, mas em Portugal costuma-se ligar do lado esquerdo.

A outra é o esquema para ID trifásico, circundado a vermelho e numerado com 2 no folheto, que anexo. Não entendi a razão de usar um ID sem neutro. Explicaram-me que será para motores sem ligação de neutro (???). Confesso que não entendi mas, como disseram-me que não era competência deles darem-me lições de eletricidade, não insisti. Mas também me disseram que não fazia muito sentido esse esquema num folheto de IDs vendidos em lojas mais viradas para o consumidor final, tipo AKI e Maxmat, pelo que tinham reportado superiormente essa situação. Em suma, fiquei quase na mesma.

Será possível alguém explicar-me? Obrigado.
Int.Diferencial LEGRAND jpg anotado.jpg
Boas!

Ligar um interruptor diferencial sem ligar o neutro (à esquerda) numa carga monofásica, o mesmo vai disparar num instante.
ID trifásico sem neutro deve ser para equipamentos equilibrados que não precisem de netro. Caso o equipamento precise de neutro tem de passar pelo ID (pela esquerda).
Boas,

cuidado, porque o que afirmou não corresponde à verdade, no diferencial monofásico não tem qualquer influência que os pólos sejam trocados, uma vez que ele está lá só para garantir que o que entra e igual ao que sai.

O que disse relativamente ao dif. trifásico é exactamente para isso.

Já agora, o que acham que acontecerá se usarmos um dif. tetrapolar (3f+N) num circuito trifásico sem neutro?

oHMICO
Boas!

Por boas regras o neutro liga-se à esquerda, era só isso que queria salientar, pois vai funcionar na mesma.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por ohmico »

Mário Escreveu: 27 fev 2018, 18:13 Boas
ohmico Escreveu: 27 fev 2018, 18:08 Já agora, o que acham que acontecerá se usarmos um dif. tetrapolar (3f+N) num circuito trifásico sem neutro?
oHMICO
O diferencial não funciona.

Cump.
Mário
Boas,

será???

Se tivermos um quadro, trifásico com neutro, com corte geral por interruptor diferencial, com diversos circuitos monofásicos de saída, devidamente protegidos por disjuntor e um circuito trifásico s/ neutro.

O circuito tri s/ neutro não está protegido contra correntes de defeito?

Ohmico
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por Mário »

Boas

Se o diferencial (independente se é interruptor ou disjuntor) for tetrapolar N+3F, tem que ter o neutro ligado para funcionar no teste. Se não tiver o neutro ligado, tem que se efectuar um chante para que possa efectuar o disparo (o chante não pode ser da mesma fase que alimenta a leitura para o disparo)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Disjuntor de Alarme com Diferencial?

Mensagem por ohmico »

Mário Escreveu: 28 fev 2018, 12:29 Boas

Se o diferencial (independente se é interruptor ou disjuntor) for tetrapolar N+3F, tem que ter o neutro ligado para funcionar no teste. Se não tiver o neutro ligado, tem que se efectuar um chante para que possa efectuar o disparo (o chante não pode ser da mesma fase que alimenta a leitura para o disparo)

Cump.
Mário
Boas,

é verdade, tens toda a razão, o meu raciocínio prendia-se só com a protecção diferencial que continua garantida.

Quanto ao shunt este não pode ser feito de outra fase uma vez que o circuito de teste é de 220V.

Abraço
Ohmico
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”