Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Responder
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Mensagem por Quintas »

Tenho zonas com 1 detetor de movimentos e quero acrescentar outro. Como fazê-lo?

Dados da minha central:
Resistência da Zona(Ω) / Condição
0 – 800 / Curto de Tamper
800 – 900 / Resistência baixa
900 – 1200 / Normal (fechado)
1200 – 1300 / Resistência alta
1300 – 12000 / Alarme (aberto)
12000 - ∞ / Circuito de Tamper aberto

A passagem de 1 para 2 k Ω dá um alarme.

Cada detetor tem 2 resistências de 1k, ligadas como se vê no ficheiro anexo.

DÚVIDAS:
1) Para introduzir mais 1 detetor, em série, basta colocá-lo com ligações semelhantes ao de cima, mas passando a resistência T/NC de cada detetor para 0,5k e mantendo a resistência NC/NC de cada detetor em 1k?
2) Posso ir buscar a alimentação do 2.º detetor da série à alimentação do 1.º detetor, ou preciso ir buscá-la à central?
3) Se não for assim, como devo fazer?

Obrigado desde já pela ajuda que possam dar.
Anexos
Ligações Detetor.jpg
Ligações Detetor.jpg (7.68 KiB) Visto 2155 vezes


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Mensagem por joao-pt »

Marca e modelo da central?

A central permite duplicar zonas? Isto é, na mesma série ter duas zonas independentes e cada uma com a sua designação?

Caso não permita duplicar zonas, podes na mesma ligar mais detectores tens é o inconveniente de não teres as zonas separadas ou seja, num alarme na zona 1 se tiveres 2 detectores não sabes por exemplo se foi o 1º (p.ex. sala) ou o 2º (p.ex. cozinha).
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Mensagem por Quintas »

joao.pt,

Central = Ademco-Microtech Galaxy 16 plus

Tanto quanto percebo a central não permite duplicar zonas. Como é que isso é feito?
Caso não permita duplicar zonas, podes na mesma ligar mais detectores tens é o inconveniente de não teres as zonas separadas ou seja, num alarme na zona 1 se tiveres 2 detectores não sabes por exemplo se foi o 1º (p.ex. sala) ou o 2º (p.ex. cozinha).
Penso que será esta a minha situação.

Há tempos, num tópico que aqui criei, obtive a seguinte resposta (a azul) para a questão que agora repito:
2) Uma outra possibilidade é a instalação de detetores de quebra de vidros. Como tenho 12 zonas, será que posso usar o mesmo cabo que chega a cada detetor de movimento para colocar ao lado, em série, um detetor de quebra de vidros? Os fios que fazem a alimentação elétrica do detetor de movimento "aguentam" alimentar mais o detetor de quebra de vidros (os fios que tenho instalados são tipo 2x0,50+4x0,22 e o detetor mais longínquo da central está a um máximo de 30m)?

Tens as resistências de 1k na central ou nos sensores? se estiver na central, fazes em série, senão tens de reconfigurar as resistências nos sensores para fazer uma série correcta. essa cablagem é perfeitamente normal, ser a 30mts não tem muitas perdas e aumenta só talvez em 20ohm a resistência da cablagem). tens fonte de alimentação auxiliar?
se estiveres a usar a fonte de alimentação da tua galaxy apenas, é mais que provavelmente suficiente, mas sem psu auxiliar tens um tempo mais reduzido de autonomia em caso de falha de energia.

há um "truque" que podes usar para "aumentar cablagem".
o "comum" da zona é o negativo. ou seja, onde ligas na central, 1 V 2 (V é figurativo, mas é o comum de zona), as zonas 1 e 2, tens 2 fios no "V". Passas a ter nenhum.
ou seja, com 4 fios (+/-, sempre, podes ter 2 zonas, em vez de uma apenas, como tens agora)
no entanto aumenta a resistência do circuito. se tal acontecer (verificar se é inferior a 1079ohm, carregando no # quando estiveres a visualizar circuitos, opção 3=ver circuitos ou 21=ver circuitos), usar uma resistência de 920ohm em vez das resistências de 1k, para compensar o ganho de resistência.
não é necessário passar nova cablagem, com esta opção. redução residual na segurança.
Tentei contactar a pessoa que me deu esta resposta por mens.priv. para pedir ajuda, mas não consegui (a mensagem continua na caixa de saída).

Não entendi este "truque". Consegues explicar-mo melhor?

Em relação à minha questão inicial deste tópico, sobre passar a ter 2 resistências de 0,5k, pensando melhor, acho que não faz sentido, pois não vou conseguir identificar em que detetor o tamper possa ter falhado. Deve bastar manter a resistência de tamper no último detetor da série e no detetor anterior ter só a resistência NC/NC. Certo?
2) Posso ir buscar a alimentação do 2.º detetor da série à alimentação do 1.º detetor, ou preciso ir buscá-la à central?
Obrigado e cps., Quintas
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Mensagem por ohmico »

Boas,

se a sua ideia é, na mesma zona, acrescentar mais um detector, poderá ser desta maneira.

As resistências são as mesmas.
Scan0001.jpg
Ohmico
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Mensagem por Quintas »

ohmico Escreveu:se a sua ideia é, na mesma zona, acrescentar mais um detector, poderá ser desta maneira.

As resistências são as mesmas.
Ohmico
Ohmico, obrigado pela resposta.

Não entendo como é que as resistências ligam ao positivo (?). Podes confirmar? Obrigado.

A minha ideia era fazer assim:
Ligações  2 Detetores.jpg
Ligações 2 Detetores.jpg (15.05 KiB) Visto 2131 vezes
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Mensagem por ohmico »

Boas,

onde foi buscar esse esquema? não tem nada que vêr com a alteração que eu propus.

Tem de ligar conforme o meu "boneco" pois limita-se a intercalar os contactos NF do tamper e do alarme em série com o que está já instalado, mantendo as mesmas resistências.

Continuo a chamar a atenção, de que se trata de acrescentar detectores na mesma zona.

Ohmico
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Mensagem por Quintas »

Ohmico,

Continuo a não entender como é que as resistências vão ligar ao positivo, no seu boneco.

Relembro o meu 1º post, com as características da minha central:

Dados da minha central:
Resistência da Zona(Ω) / Condição
0 – 800 / Curto de Tamper
800 – 900 / Resistência baixa
900 – 1200 / Normal (fechado)
1200 – 1300 / Resistência alta
1300 – 12000 / Alarme (aberto)
12000 - ∞ / Circuito de Tamper aberto

A passagem de 1 para 2 k Ω dá um alarme.

Percorrendo o circuito no seu boneco, não entendo como é que a zona vai ler 1k para circuito fechado (normal) ou 2K para circuito aberto (alarme).

Pode explicar?

Obrigado e cps.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Mensagem por ohmico »

Boas,

O K já percebi o meu lapso de que peço desculpa.

Vou rever.

Ohmico
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Mensagem por ohmico »

Boas,

peço desculpa mas já está alterado:
Scan0002.jpg
As resistências são as mesmas.

A alteração consiste em ligar os contactos do segundo detector, em série com os do primeiro, mantendo a mesma posição relativa às resistências, o que mantém os mesmos valores de disparo.

Ohmico
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Mensagem por Quintas »

Boas Ohmico,

Já consigo entender o seu boneco.

Mas penso que o meu também funciona e terá 2 vantagens:
1) Menos fios entre detetores.
2) O meu caso permite saber quantos detetores abriram ao mesmo tempo, em caso de intrusão. Se só abrir 1 detetor, o resultado é 2k (situação de alarme), quer no seu boneco, quer no meu.
Mas se abrirem os dois detetores ao mesmo tempo, no seu boneco o resultado é 2k (alarme), mas no meu caso o resultado é 3k (alarme também), mas com a diferença que a central regista 2 detetores abertos.
O meu boneco permite à central registar quantos detetores abriram ao mesmo tempo, na mesma zona, embora não permita saber quais. Note que a minha central considera intrusão para um resultado de 1300-12000Ω e a central aceita um máximo de 10 detetores em série por zona. Nesta hipótese, de abrirem 10 detetores ao mesmo tempo, o resultado, no meu boneco, seria de 11000Ω, o que está dentro do limite máximo que a central considera como intrusão (12000Ω, já com folga para alguma resistência adicional da fiação de uma série tão longa, que daria algo maior que os 11000Ω).

Se não tiver mais nenhum feed-back que me mude as ideias, irei experimentar a minha hipótese quando fizer alterações, proximamente.

Obrigado pela ajuda, que me permitiu pensar mais no assunto e chegar a esta conclusão. Mas se vir que o meu boneco não funciona e eu estou a ver mal a coisa, diga por favor.

Cps., Quintas
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Mensagem por ohmico »

Boas,

tenho de aceitar o diz, pois eu não conheço a central.

Depois diga ao forum qual foi o resultado.

Ohmico
Luis Costa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 11 dez 2014, 17:55
Localização: Porto

Re: Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Mensagem por Luis Costa »

Não consigo ver os esquemas, e não sei como chegou ao valor dos 3k ?
Liguei algumas Galaxy e se não tem zonas na central ou Rio disponíveis, basta fazer a série nos detectores e colocar as resistências na central.

A central tem um Tamper comum, pode ligar lá o o circuito anti-sabotagem já que vai optar pela ligação em série, de momento não posso fazer um esquema de como eu faria essa ligação, mas se tiver alguma dificuldade posso tentar ajudar com um esquema.
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Mensagem por Quintas »

Luis Costa Escreveu:Não consigo ver os esquemas, e não sei como chegou ao valor dos 3k ?
Liguei algumas Galaxy e se não tem zonas na central ou Rio disponíveis, basta fazer a série nos detectores e colocar as resistências na central.

A central tem um Tamper comum, pode ligar lá o o circuito anti-sabotagem já que vai optar pela ligação em série, de momento não posso fazer um esquema de como eu faria essa ligação, mas se tiver alguma dificuldade posso tentar ajudar com um esquema.
Boas Luís Costa.

Não sei porque não consegue ver os esquemas. Talvez tenha que fazer a sua apresentação (por baixo do seu nome aparece "faça a sua apresentação") primeiro para isso ser desbloqueado?

Seguindo o circuito do meu esquema, com 2 detetores em série a serem acionados ao mesmo tempo, o resultado é de 3k. A menos que eu esteja a ver mal a coisa.

Depois, se precisar, contacto-o, ou se puder juntar o seu esquema, agradeço.

Obrigado e cps., Quintas
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Como acrescentar 1 detetor movimentos numa zona?

Mensagem por Quintas »

Quintas Escreveu: 05 abr 2015, 15:50 Boas Ohmico,

Já consigo entender o seu boneco.

Mas penso que o meu também funciona e terá 2 vantagens:
1) Menos fios entre detetores.
2) O meu caso permite saber quantos detetores abriram ao mesmo tempo, em caso de intrusão. Se só abrir 1 detetor, o resultado é 2k (situação de alarme), quer no seu boneco, quer no meu.
Mas se abrirem os dois detetores ao mesmo tempo, no seu boneco o resultado é 2k (alarme), mas no meu caso o resultado é 3k (alarme também), mas com a diferença que a central regista 2 detetores abertos.
O meu boneco permite à central registar quantos detetores abriram ao mesmo tempo, na mesma zona, embora não permita saber quais. Note que a minha central considera intrusão para um resultado de 1300-12000Ω e a central aceita um máximo de 10 detetores em série por zona. Nesta hipótese, de abrirem 10 detetores ao mesmo tempo, o resultado, no meu boneco, seria de 11000Ω, o que está dentro do limite máximo que a central considera como intrusão (12000Ω, já com folga para alguma resistência adicional da fiação de uma série tão longa, que daria algo maior que os 11000Ω).

Se não tiver mais nenhum feed-back que me mude as ideias, irei experimentar a minha hipótese quando fizer alterações, proximamente.

Obrigado pela ajuda, que me permitiu pensar mais no assunto e chegar a esta conclusão. Mas se vir que o meu boneco não funciona e eu estou a ver mal a coisa, diga por favor.

Cps., Quintas
Afinal, na altura, não cheguei a fazer a alteração. Só agora testei a minha solução e funciona tal como tinha previsto na citação acima. Fica o feed-back só como curiosidade.

Mais uma vez obrigado.

Cumps.
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”