SADI em discoteca

Responder
Avatar do Utilizador
BrunoEletro
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2013, 22:46
Localização: Odivelas

SADI em discoteca

Mensagem por BrunoEletro »

Boas colegas,
não tenho muita experiência em termos de leis e o que se pode ou não fazer.. tenho instalado várias centrais de incêndio na empresa onde trabalho, tudo com projectos de segurança. A questão é que surgiu um trabalho de remodelação de uma discoteca que tem já instalado blocos autónomos, tem portas de saída de emergência mas central de incêndio não.
Como se trata de uma remodelação é necessário projeto para a instalação da SADI? e será mesmo necessário a sua instalação? O espaço tem lotação superior a 50p.

Cumps. Bruno Fernandes.


Bruno Fernandes
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: SADI em discoteca

Mensagem por dsrsantos »

Boas,
Se tiver havido operação urbanística é necessário instalar SADI. Se a capacidade fosse menor que as 50 pessoas, não precisava de detecção, mas tinha sempre de ter central, com alarme e botoneiras. Ao que me parece, trata-se apenas de uma remodelação interior, correcto? Não há projecto nenhum, imagino...
Se for esse o caso, peça pelas medidas de auto-protecção que e obrigatório o proprietário ter, mas provavelmente não tem. O técnico que elaborar essas medidas irá indicar o que fazer, instalar ou não, mas o mais provável é instalar. Atenção que os instaladores de equiapmentos de segurança têm de estar registados na ANPC.
Bom trabalho ;)
Avatar do Utilizador
BrunoEletro
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2013, 22:46
Localização: Odivelas

Re: SADI em discoteca

Mensagem por BrunoEletro »

hum ok, desde já agradeço pelo esclarecimento, vou avançar com toda a remodelação e deixar a instalação da SADI uma vez que não estou registado na ANPC. Isto fui eu que visualizei e quis perceber se não seria necessário, o cliente não faz ideia que talvez terá de lavar, mas bom quando abrir atividade vamos ver.
Bruno Fernandes
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: SADI em discoteca

Mensagem por Pedro Barradas »

O estabelecimento vai abrir de novo?, Foi alvo de alteração de autorização de utilização? Se sim, deve ter havido uma Ficha de SCIE para seguir.

As Medidas de autoprotecção devem ser elaboradas e entregues para parecer na ANPC, até 30 dias antes da entrada em funcionamento do estabelecimento. Como aqui foi dito pelo drsantos, as exigências em termos de SADI, serão essas.
Quem cria renasce todos os dias...
Avatar do Utilizador
BrunoEletro
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2013, 22:46
Localização: Odivelas

Re: SADI em discoteca

Mensagem por BrunoEletro »

Pedro Barradas Escreveu:O estabelecimento vai abrir de novo?, Foi alvo de alteração de autorização de utilização? Se sim, deve ter havido uma Ficha de SCIE para seguir.

As Medidas de autoprotecção devem ser elaboradas e entregues para parecer na ANPC, até 30 dias antes da entrada em funcionamento do estabelecimento. Como aqui foi dito pelo drsantos, as exigências em termos de SADI, serão essas.
Boas, sim o estabelecimento vai reabrir, falei com o ex proprietário e aquilo nunca teve nenhum tipo de projeto.. no entanto tem umas saídas de emergência sinalizadas com uns blocos autónomos etc. O novo proprietário apenas adquiriu o imóvel e começou as obras.
Bruno Fernandes
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: SADI em discoteca

Mensagem por Pedro Barradas »

Isso é uma UT VI.
Se tiver menos de 100 pessoas é da 1ª Categoria de risco de Incêndio. Se tiver menos de 1000, é da 2ª CRI.( índice a utilizar para o calculo nas zonas de pista/dança é o de 3pessoas/m2), excepto se o proprietário declarar e controlar o acesso a um efectivo menor)

De qualquer dos modos terá de haver instalado SADI, bem como devem ser vistos uma série de pormenores que não se esgotam neste tema.
( sinalização e iluminação de segurança/ emergência, meios de 1ª intervenção, largura e tipo de portas/ saídas, vias de evacuação, se espaço com mais de 500 pessoas deve também haver controlo de fumos)

NOTA: A instalação de equipamentos e sistemas SCIE, está restringido às empresas/ tecnicos que estejam devidamente certificados e inscritos na ANPC.
Última edição por Pedro Barradas em 07 abr 2015, 09:48, editado 1 vez no total.
Quem cria renasce todos os dias...
Luis Costa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 11 dez 2014, 17:55
Localização: Porto

Re: SADI em discoteca

Mensagem por Luis Costa »

Pedro Barradas Escreveu: NOTA: A instalação de equipamentos e sistemas SCIE, está restringido às empresas/ tecnicos que estejam devidamente certificados e inscritos na ANPC.
Trabalho para uma empresa que comercializa equipamentos de segurança, e uma das condições de venda é a inscrição na ANPC.
Uma discoteca, não olhando apenas ao que a lei obriga. Tendo em consideração a fraca luminosidade, ruído e por vezes ocupado por estados de sobriedade questionáveis... tem tudo certo para algo correr mal.
Avatar do Utilizador
BrunoEletro
Curioso
Curioso
Mensagens: 37
Registado: 02 dez 2013, 22:46
Localização: Odivelas

Re: SADI em discoteca

Mensagem por BrunoEletro »

Boas,
obrigado pelas respostas, a minha preocupação é mesmo alertar o cliente porque uma vez que está em fase de obras é altura ideal para a instalação e alteração de tudo o que diz respeito à segurança do estabelecimento. Apesar de já ter instalados algumas coisas não sendo técnico inscrito na ANPC não irei ser eu a decidir ou irá ou não ficar o equipamento.
Cumps, Bruno Fernandes
Bruno Fernandes
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”