video porteiro

quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por quero aprender »

não sei qual a cabelagem , eu é que me atravessei ao chico esperto e disse :

mas o porteiro do prédio está a funcionar do transformador - alimentação não é ...

e ele disse , sim sim , voçe tem é de ir lá e ver qual o modelo do porteiro alternativo ...

e eu cá para mim , já fui ...
olha lá o artista , ele teve lá e disse que esqueceu-se de ver ...

mas lá está chefe é chefe ...

isto está tão mau para arranjar um prato de sopa que um gajo faz-se de totó ....
eu quando lá for , se tiver alguém no prédio , vou ver o que equipamento é e ligações ... caso contrario faço o meu melhor ....


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por ENERGY »

Boas
O transformador (alimentador do sitema), estará instalado no Q.S.Conuns, ou em caixa ali proximo, pois à uns anos e não muitos havia umas marcas que tinham uns transformadores com medidas por exemplo 35x20x20, logo eram instalados em caixas ali proximo do QSC. ou no alinhamento da coluna desses serviços.
Atenção que alguns modelos não trabalham só com 12V, têm no alimentador outra saida de voltagem, tipo 18V, depende da marca, e por vezes alguns modelos no modulo de audio, faz alteração de voltagem para toque elétrónico de toque da porta da rua, e no patim o toque é de 12V, claro isto nos sistemas com 2 toques de campainha.
Mas existem sistemas com 1 transformador de 230/12V e mais 1 alimetador para o sistema de video, etc.
Tenta ver se nos patins de escada se tens caixas de derivação dedicads ao sistema, e se essas caixas têm lá instalados derivadores, ou se o sistema está ligado em caixas fundas, ou seja na caixa do botão de campainha.
Com um bocado de sorte tens aí instalado um sistema que funciona apenas a 2 fios, cabo UTP/FTP, etc. e no monitor tens apenas 4 ligações, os dois fios (2 pares trançados) que ligam em todos os videos/telefones, e os outros 2 bornes são o toque de patim :D
Tenta tirar as referencia de tudo o que vires e que faça parte do sistema de video, par depois o pessoal poder dar umas dicas.
Tira fotos de tudo o que encontrares sobre o sistema e da chapa de botoneira.
Como eu já disse anteriormente esse trabalho deveria ser mandado executar pela Administração do prédio, e não pelo Inquilino/Condomino, pelo que se algo acontecer, a responsabilidade é de quem mandou executar, mas não te livras de tambem poderes vir a ter problemas.

quero aprender Escreveu:não sei qual a cabelagem , eu é que me atravessei ao chico esperto e disse :

mas o porteiro do prédio está a funcionar do transformador - alimentação não é ...

e ele disse , sim sim , voçe tem é de ir lá e ver qual o modelo do porteiro alternativo ...

e eu cá para mim , já fui ...
olha lá o artista , ele teve lá e disse que esqueceu-se de ver ...

mas lá está chefe é chefe ...

isto está tão mau para arranjar um prato de sopa que um gajo faz-se de totó ....
eu quando lá for , se tiver alguém no prédio , vou ver o que equipamento é e ligações ... caso contrario faço o meu melhor ....
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por quero aprender »

Amigos estive lá hoje ... estava lá perto , estava sozinho e fiz-me à vida ...
então é assim ...

fios

2 verdes
2 vermelhos
2 pretos
1 amarelo
1 azul
1 amarelo shuntado com um outro fio ...

no outro apartamento

2 verdes
2 vermelhos
2 pretos
1 amarelo
1 azul
1 castanho

consegui falar com um morador que diz que o videoporteiro dele é da COMELIT o modelo é genius ...

pedi para ver as ligações pura e simplesmente disse :

NÃO

oh que parece , o videoporteiro foi montado mas não dá som e o electricista está-se a cagar agora para a cena ...

no meu caso ... se a malta entendida nesta área podere dar umas dicas ... eu fui à comelit e eles dizem que para a botoneira que tenho é este genius ou cenius que é o recomendado ...

mas as minhas duvidas é quanto aos fios o que é o que ....

obrigados malta
Avatar do Utilizador
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 245
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Localização: Amora - Seixal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por ezer »

quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por quero aprender »

amigo , eu só vi no porteiro as palavras COMELIT e genius ou cenius aqui fico um bocado na duvida ....
nos vários clientes só tenho fios ...
e sou eu que os vou ter que montar ...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por ENERGY »

Boas
Viste a numeração aonde estavam ligados nos videos dos vizinhos os condutores que descreveste?
Faltou-te dizer se funcionavam a cabo coaxial ou UTP/FTP, ETC, para a imagem?
Os 3 primeiros condutores que descreveste, são os pares reforçados, e que se encontram nos esquemas a traço preto mais grosso.
Como não descreves-te, se o video funcionava com cabo coaxial ou era a par trançado, suponho que funciona a par trançado, daí ter apenas 6 condutores + par trançado, o par trançado é o da imagem.
O sistema de cabo coaxial, funciona com 7 condutores + cabo coaxial, e terá um derivador algures numa caixa na escada.
A derivação dos condutores e derivadores, caso existam, estará em caixa existente nos pisos, ou no interior da caixa do botão de campainha.
Se for par trançado pode não ter derivador de piso, eu já instalei algumas marcas e funciona perfeitamente sem derivador.
Neste momento estou mais virado para a Golmar, e para a Auta, pois têm boa qualidade e bom preço, e são bons a esclarecer duvidas pelo telefone, o que é muito importante, como tal não te consigo dizer muito mais.
No entanto quando adquirirem o video, ele traz tambem o esquema de montagem e ligação.
Deixo-te aqui os vários esquemas, para veres o que se adapta à tua instalação, e ao equipamento que terás instalado, e tem tambem literatura para saberes o que faz cada componente do sistema.
http://www.comelitgroup.com/pt/modules_ ... _CB_10.pdf
http://www.comelitgroup.com/pt/modules_ ... SBC_15.pdf
http://www.comelitgroup.com/pt/modules_ ... azione.pdf
http://www.comelitgroup.com/pt/modules_ ... IUS_01.pdf

O representante da Comelit (GENIUS), é a Contera, e fica na Praceta das Gaias nº1 e 2 na Amadora (Junto ao Bairro do Zambujal) Telef.217967663


quero aprender Escreveu:Amigos estive lá hoje ... estava lá perto , estava sozinho e fiz-me à vida ...
então é assim ...

fios

2 verdes
2 vermelhos
2 pretos
1 amarelo
1 azul
1 amarelo shuntado com um outro fio ...

no outro apartamento

2 verdes
2 vermelhos
2 pretos
1 amarelo
1 azul
1 castanho

consegui falar com um morador que diz que o videoporteiro dele é da COMELIT o modelo é genius ...

pedi para ver as ligações pura e simplesmente disse :

NÃO

oh que parece , o videoporteiro foi montado mas não dá som e o electricista está-se a cagar agora para a cena ...

no meu caso ... se a malta entendida nesta área podere dar umas dicas ... eu fui à comelit e eles dizem que para a botoneira que tenho é este genius ou cenius que é o recomendado ...

mas as minhas duvidas é quanto aos fios o que é o que ....

obrigados malta
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1629
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Localização: alverca
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por quero aprender »

amigo vou responder a azul ás suas perguntas :

Viste a numeração aonde estavam ligados nos videos dos vizinhos os condutores que descreveste?

Não amigo , a pessoa não deixou , expliquei-lhe , mas a resposta sempre foi não ....

Faltou-te dizer se funcionavam a cabo coaxial ou UTP/FTP, ETC, para a imagem?

eu tenho lá um cabo coaxial

a minha duvida é por exemplo , daqueles fios , qual o trinco da porta ...
qual a campainha ?

eu se abrir cá em baixo a betoneira consigo chegar a alguma conclusão ?

porque por exemplo , dois verdes , dois pretos e dois vermelhos vai ser difícil saber o que isto faz ...
o amigo fala em reforço , mas reforço de quê ? do trinco ? da campainha ?

obrigado
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: video porteiro

Mensagem por ENERGY »

Boas
Não vais conseguir identificar os condutores sem primeiro acederes aos alimentadores de audio/video, e abrires a botoneira.
O condutor do trinco é comum a todas as frações, ao +pressionar um dos botões de abertura de porta numa das frações, ele vai acionar o relê que deve estar num dos modulos no inetrior da chapa de botoneira, e vai fechar o contato que vai deixar passar os 12V para o trinco, durante X segundos programados.
O condutor referente à campainha/campainhas se a chapa de botoneira for digital, tambem é comum a todas as campainhas, sendo que na programação cada fração vai ter um código, codígo esse que vai fazer tocar a campainha quando da sus digitação na chapa de botoneira.
Algumas chapas têm lá inscrito as frações e o respetivo numero de código, outras não têm e é no proprio teclado que tem um Display, na qual se faz a pesquisa por nome da pessoa ou por fração, e ao dar o Ok, ele faz acionar a campainha dessa fração.
Vê com atenção os Links que te deixei anteriormente, pois tens lá os esquemas e o modo de programação.


quero aprender Escreveu:amigo vou responder a azul ás suas perguntas :

Viste a numeração aonde estavam ligados nos videos dos vizinhos os condutores que descreveste?

Não amigo , a pessoa não deixou , expliquei-lhe , mas a resposta sempre foi não ....

Faltou-te dizer se funcionavam a cabo coaxial ou UTP/FTP, ETC, para a imagem?

eu tenho lá um cabo coaxial

a minha duvida é por exemplo , daqueles fios , qual o trinco da porta ...
qual a campainha ?

eu se abrir cá em baixo a betoneira consigo chegar a alguma conclusão ?

porque por exemplo , dois verdes , dois pretos e dois vermelhos vai ser difícil saber o que isto faz ...
o amigo fala em reforço , mas reforço de quê ? do trinco ? da campainha ?

obrigado
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Sistemas de Segurança”