Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por ElectroescadaS »

Saudações

Onde trabalho tenho acesso à Internet visto que as oficinas de Manutenção onde estou inserido têm tomadas de rede. Muitas vezes acontece que para eu testar computadores tenho de desarrumar parte do canto onde tenho o meu computador para ligar os PCs como descrevi atrás.

Não satisfeito com isto decidi-me a colar cabo de rede entre as tomadas já existentes através das paredes da oficina até ao outro extremo deste local. Até aqui tudo bem. O problema que se me põe é o seguinte:

Se cravar 2 terminais RJ45 pelas cores específicas e de lei o cabo funciona (568B) e faz a respectiva transmissão de dados agora se tiver um terminal cravado numa das extremidades (com as cores correspondentes) e na outra extremidade uma tomada RJ45 e sendo esta ligada segundo o esquema (tomadas Suno Legrand e pelo esquema de ligação da própria tomada) o dito cabo não funciona.

Imagem * Imagem

Para perceberem melhor imaginem uma extensão com uma ficha macho (terminal RJ45) numa extremidade e na outra extremidade uma ficha fêmea (neste caso a tomada de rede RJ45).

Posto isto tenho quase a certeza que na tomada não posso seguir o esquema de ligação sugerido pelas instruções mas não sei quais as cores que devo alterar. Será que os amigos me poderiam ajudar neste ponto?

Desde já agradecendo...


Imagem
Avatar do Utilizador
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 245
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Localização: Amora - Seixal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por ezer »

Já reparou se na tomada esta cravado pela norma B, é que as tomadas trazem as duas marcações (A e B) para podermos escolher qual delas vamos utilizar.
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por ElectroescadaS »

ezer Escreveu:Já reparou se na tomada esta cravado pela norma B, é que as tomadas trazem as duas marcações (A e B) para podermos escolher qual delas vamos utilizar.
Uso sempre a B, quer seja no cravamento dos terminais RJ45, quer seja das tomadas. O que encontro em esquemas na Net ou é para fazer chicotes com terminais ou entre tomadas RJ45. Para o que pretendo não e não me parece que seja uma ligação em "crossover" porque apenas funciona como se fosse um extensor a dita extensão que fiz...
Imagem
Avatar do Utilizador
ezer
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 245
Registado: 04 jan 2008, 22:56
Localização: Amora - Seixal
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por ezer »

Correcto a norma que deve ser utilizada é a B defenida para o continente europeu, o que se passa é que se não consegue que a extensão funcione, ou as ligações não estao coinsidentes ficha- tomada , mau cravamento, ou cabo partido , o ideal era ter aparelho para ver se alguns destes itens está a ocorrer. Alertei para a tomada porque como esta tem as duas marcações , por vezes é cravada na norma A
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por ElectroescadaS »

ezer Escreveu:Correcto a norma que deve ser utilizada é a B defenida para o continente europeu, o que se passa é que se não consegue que a extensão funcione, ou as ligações não estao coinsidentes ficha- tomada , mau cravamento, ou cabo partido , o ideal era ter aparelho para ver se alguns destes itens está a ocorrer. Alertei para a tomada porque como esta tem as duas marcações , por vezes é cravada na norma A
Agradeço mas de qualquer forma ainda vou "tentar" uma mudança de cores na tomada. Na volta ainda consigo pôr isto a funcionar e depois digo como correu e ligações fiz...
Imagem
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Re: Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Para fazer correctamente o cabo tem de respeitar os números.
Nas tomadas, há 3 pares em que os números são invertidos dentro da própria tomada. Como na ficha(macho) as cores são em sequência, aí está o erro.
Para corrigir esse cabo, inverta numa das pontas o par laranja, o par azul e o par castanho. Ou seja, onde está ligado o laranja liga o branco e o branco onde está o laranja. Faça isso nos 3 pares que referi e vai funcionar.
Respeitando as cores na tomada, a ficha liga da seguinte forma, com os contactos para nós, da esquerda para a direita:
-laranja
-branco/laranja
-branco/verde
-branco/azul
-azul
-verde
-branco/castanho
-castanho
Teste e depois diga de sua justiça
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por ElectroescadaS »

patinhofeio Escreveu:Boas.
Para fazer correctamente o cabo tem de respeitar os números.
Nas tomadas, há 3 pares em que os números são invertidos dentro da própria tomada. Como na ficha(macho) as cores são em sequência, aí está o erro.
Para corrigir esse cabo, inverta numa das pontas o par laranja, o par azul e o par castanho. Ou seja, onde está ligado o laranja liga o branco e o branco onde está o laranja. Faça isso nos 3 pares que referi e vai funcionar.
Respeitando as cores na tomada, a ficha liga da seguinte forma, com os contactos para nós, da esquerda para a direita:
-laranja
-branco/laranja
-branco/verde
-branco/azul
-azul
-verde
-branco/castanho
-castanho
Teste e depois diga de sua justiça
Abraço
Irei ver sim, muito agradecido!
Imagem
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por ElectroescadaS »

ElectroescadaS Escreveu:
patinhofeio Escreveu:Boas.
Para fazer correctamente o cabo tem de respeitar os números.
Nas tomadas, há 3 pares em que os números são invertidos dentro da própria tomada. Como na ficha(macho) as cores são em sequência, aí está o erro.
Para corrigir esse cabo, inverta numa das pontas o par laranja, o par azul e o par castanho. Ou seja, onde está ligado o laranja liga o branco e o branco onde está o laranja. Faça isso nos 3 pares que referi e vai funcionar.
Respeitando as cores na tomada, a ficha liga da seguinte forma, com os contactos para nós, da esquerda para a direita:
-laranja
-branco/laranja
-branco/verde
-branco/azul
-azul
-verde
-branco/castanho
-castanho
Teste e depois diga de sua justiça
Abraço
Irei ver sim, muito agradecido!
Já agora atrevo-me a fazer outra pergunta, se eu quiser que o cabo que coloquei tenha não uma tomada numa das pontas mas 2 tomadas RJ45 e depois ligá-las através das ponteiras de metro de rede (os vulgares patches que se usam até em bastidores)? Já tentei a ligação B entre elas sem resultado e a A dum lado e a B do outro também sem resultado... :cry:
Imagem
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por Varejo »

Boas, as tomadas teem esquema de ligação A ou B, metes B nas duas e isso tem de dar, se não der é porque não estás a fazer como deve ser!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por ElectroescadaS »

Varejo Escreveu:Boas, as tomadas teem esquema de ligação A ou B, metes B nas duas e isso tem de dar, se não der é porque não estás a fazer como deve ser!
Agradeço mas acho que o cabo ou é mas é marreta ou então as tomadas da Legrand são uma grande bosta. Cravando2 terminais macho com o esquema de ligações 568B nas extremidades funciona perfeitamente bem, se tentar usar das outras maneiras descritas atrás não funciona.

Fica o cabo com as macho e na extremidade da bancada um "hub" montado para quando for preciso testar computadores.

Quero desde já agradecer os vossos feedbacks...

:mrgreen:
Imagem
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por Varejo »

Boas, já instalei muitas redes estruturadas com Bastidores e tomadas Legrand e nunca me deram problemas, portanto deduzo que o problema neste caso seja do artista ou o pouco provável defeito do material! :wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por ElectroescadaS »

Varejo Escreveu:Boas, já instalei muitas redes estruturadas com Bastidores e tomadas Legrand e nunca me deram problemas, portanto deduzo que o problema neste caso seja do artista ou o pouco provável defeito do material! :wink:
Obrigado pela parte que me toca...
Imagem
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por Varejo »

Boas, olha para os pinos das tomadas onde o cabo crava a ver se estão muito afastadas ou estão todas idênticas á mesma distância!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ElectroescadaS
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 172
Registado: 08 fev 2010, 23:55
Localização: Parede
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 10 vezes
Contacto:

Re: Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por ElectroescadaS »

Varejo Escreveu:Boas, olha para os pinos das tomadas onde o cabo crava a ver se estão muito afastadas ou estão todas idênticas á mesma distância!
Esquece isso já fiz de outra forma. Sabes que cada "artista" tem a sua maneira de "inventar". Obrigado de qualquer forma... :mrgreen:
Imagem
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Cabo de rede "inventado" macho/fêmea!

Mensagem por Varejo »

Boas, a Legrand não me paga para falar bem dela, mas como farto-me de gastar dessas tomadas e não tenho razão de queixa, essa história está-me a deixar curioso, como tal gostava que visses qual é o problema delas, se do "artista" :mrgreen: ou se é mesmo algum defeito, ou os pinos de cravamento terem "afastado" após varias cravações, quando tenho um problema gosto sempre de descobrir a causa!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Responder

Voltar para “Redes”