Ajuda Tomadas de Rede

Responder
mracfa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 02 mai 2017, 12:12
Profissão: IT - sysadmin

Ajuda Tomadas de Rede

Mensagem por mracfa » 02 mai 2017, 12:40

Em 1º lugar peço desculpa se não estou a publicar a minha duvida no local certo, pois sou novo neste forum.

Tenho uma instalação feita em casa (obras feitas há 1 ano - muito mal feitas), e houve um problema, pois supostamente iria ter um ATI mas na vespera do dia da mudança percebi que o Eletricista não o fez. Conclusão: foram colocadas umas tomadas junto à saída dos cabos da parede.

Ficou muito mal feito, inclusive tive que andar a testar cada um dos pontos de rede da casa, pois o Eletricista montou mal as tomadas. Tenho Vodafone 200MB, e estava limitado a 100MB (pelo que percebi não cravou os pares todos do cabo na tomada). Acabou por corrigir essa parte.

Passado 1 ano e pouco, fiz umas alterações, e comecei a perceber que 1 dos pontos de rede espontaneamente perde o sinal.
Exemplo: se deixar la o PC ligado a esse ponto de rede, estou a ver um video online, e pura e simplesmente fico sem rede.
Já fiz o teste com outros dispositivos (PS4, etc). É como se o cabo se desligasse. Já fiz o despiste de ligar a portas diferentes do router, e de ligar o dispositivo a outro ponto de rede. Só acontece mesmo quando está ligado naquele ponto de rede.

Suspeito que seja na zona onde ficaria o ATI (entrada da casa), pois as tomadas são muito frageis e penso que poderá ter sido mal montado.

A parte chata, é que alem de perceber pouco de tomadas/eletricidade/pontos de rede, está montado duma forma muito pouco acessivel.

Tenho entao 2 perguntas:

1) suspeitam o que pode ser? Concordam que possa ser a tomada mal montada a perder o sinal esporadicamente? Talvez por mau contacto, ou algo do genero. Ou pode ser um problema diferente?

2) podem recomendar empresas que eu possa contactar para resolver este problema? Não queria recorrer a um "trolha" que ainda me complique mais a situação.


Obrigado desde já pela ajuda que me possam dar.



macpat
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 158
Registado: 01 dez 2015, 22:02
Profissão: estudante
Localização: Moita
Enviou: 3 vezes
Agradecimiento recebido: 7 vezes
Contacto:

Re: Ajuda Tomadas de Rede

Mensagem por macpat » 03 mai 2017, 17:55

Podem ser vários problemas.

O PC perde rede por completo? Quando volta a ter rede, mexeu em algum local (tomadas, cabos...)?

Assumindo que o cabo que liga a tomada ao PC está em boas condições eu diria que seria tomada mal cravada ou um ou mais condutores com mau contacto/partido, mas sem estar no local é difícil dar uma solução concreta.

mracfa
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 02 mai 2017, 12:12
Profissão: IT - sysadmin

Re: Ajuda Tomadas de Rede

Mensagem por mracfa » 04 mai 2017, 10:22

O PC (ou outro dispositivo qualquer) perde a rede por completo, fica mesmo como se tivesse o cabo desligado.

Depois por vezes volta a ter rede esporadicamente, outras vezes só tirando e voltando a colocar o cabo.

Ontem sugeriram-me retirar por completo a tomada que tenho, e ligar o cabo directamente ao router. Ou seja, o cabo que está dentro das paredes e que vai terminar na tomada de rede do Computador, eliminar a tomada da entrada e ligar o cabo directamente da parede ao router.

Fiz isso ontem (cravei uma nova ponta do cabo) e está ligado ao router. Estou agora a testar, parece-me não ter perdido mais a rede entretanto.

Parece-me que as tomadas onde o router se liga são muito vuneraveis, e podem ter sido mal cravadas. Se calhar a melhor solução é mesmo tirar todas essas tomadas e ligar os cabos directos ao router.

edeluz
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 220
Registado: 09 out 2016, 16:59
Profissão: Electricista
Enviou: 36 vezes
Agradecimiento recebido: 14 vezes

Re: Ajuda Tomadas de Rede

Mensagem por edeluz » 06 mai 2017, 05:27

Uma sugestão, que é mais uma pergunta, pois sou novato no assunto.

É correcto pensar que o problema é das tomadas? Pois se existe conexão, e apenas após algumas horas é que vai abaxio, podemos eliminar a tomada, pois ela de facto existiu. Ou será que a tomada tem algum dispositivo interno que com o "calor", provocado pelo tempo de uso, faz com a conexão se desligue?

Do que conheço de Ited, penso que seja esta a área do tópico, existe um dispositivo que se utiliza para testar cabos de rede. Liga-se o dispositivo em cada ponta do cabo e o que ele faz é validar os pares, a verificar se estão bem ligados, se cumprem a norma e se tem boa ligação. Penso que pode ser utilizado nisto!

Relembro, não sou entendido no assunto :D

macpat
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 158
Registado: 01 dez 2015, 22:02
Profissão: estudante
Localização: Moita
Enviou: 3 vezes
Agradecimiento recebido: 7 vezes
Contacto:

Re: Ajuda Tomadas de Rede

Mensagem por macpat » 07 mai 2017, 08:45

Pode também tentar cravar a tomada correctamente.

Pode também fazer um teste simples, arranja duas fichas com apenas um pouco de cabo, 5cm, numa descarna os fios todos e junta-os e liga a uma tomada qualquer, por ex sala, a outra ficha vai coloca-la na tomada correspondente à sala mas junto ao router e mede as continuidades/resistencia entre eles. Se em algum par obter valores superiores aos outros é porque se passa algo com essa tomada.

Nas tomadas não existe qualquer electronica.

Avatar do Utilizador
travassos
Curioso
Curioso
Mensagens: 47
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Profissão: Eletricista
Enviou: 1 vez
Agradecimiento recebido: 3 vezes

Re: Ajuda Tomadas de Rede

Mensagem por travassos » 17 mai 2017, 21:07

Para já, como só acontece nessa tal tomada o mais fácil de fazer, é voltar a cravar a tomada e ver se continua o problema.
Se continua, proceda da mesma maneira na outra extremidade mas atenção para não ferir os fios.

comece por ai...
Travassos

NOliveira
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 10 mai 2008, 14:01
Localização: Setubal

Re: Ajuda Tomadas de Rede

Mensagem por NOliveira » 23 mai 2017, 14:19

Se pudesses colocar algumas fotos seria mais fácil ajudar, mas pela descrição da perda de contacto tudo indica que será má ligação da tomada, ou a tomada é de fraca qualidade ou por exemplo o que já tenho visto muitas vezes o cabo já foi cravado/descravado varias vezes o que origina folha nos contactos ou eventualmente aquando da ligação da tomada não foi usada a ferramenta correcta.
Viva o Vitórria!

Responder

Voltar para “Redes”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante