placa da maquina de lavar

Responder
rfgc
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 05 mar 2010, 19:40

placa da maquina de lavar

Mensagem por rfgc »

ola ,amigos...

Tenho um problema co a maquina de lavar. Ao ligar a maquina, aprimeira coisa que a maquina faz e trancar a porta e depois dar sinal a electrobomba para ela abrir, mas nao m esta a dar sinal a bomba, nao sou especializado nesta arwa podem m dar a vossa opinião! :(

Obrigado!


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: placa da maquina de lavar

Mensagem por Mário »

Boas "rfgc"

1º Preenche o perfil "Profile"

"Tenho um problema co a maquina de lavar. Ao ligar a maquina, aprimeira coisa que a maquina faz e trancar a porta"
Correcto

"e depois dar sinal a electrobomba para ela abrir,"
Errado, não é a eletrobomba

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rfgc
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 05 mar 2010, 19:40

Re: placa da maquina de lavar

Mensagem por rfgc »

Entao explica quais os possiveis problema para a máquina não meter água, eu ligo a máquina mas não m chega corrente a electrobomba, a bomba esta boa, ja lhe meti corrente e ela abriu, já percorri o circuito desde a ficha ate ao botao, do botão a placa, depois na placa fico um bocado a nadar, junto a ficha de alimentação da placa tem mais duas, na minha maneira de ver deveria de ter corrente para alimentar ortros componentes!

Cumprimentos,obrigado pela disponibilidade.... :D
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Re: placa da maquina de lavar

Mensagem por patinhofeio »

rfgc Escreveu:...mas não m chega corrente a electrobomba, a bomba esta boa, ...
Boas.
Como já foi dito, electrobomba está errado. O dispositivo que "abre" para meter água é a electroválvula.
As causas podem ser várias:
-Programador avariado
-Sensor de nível danificado
-Problema na ligação que alimenta a válvula
-etc

Localizar avarias em maquinas de lavar é complexo, e exige bons conhecimentos do sistema e do funcionamento do programador.
Se dispuser de um multímetro, poderá verificar se tem tensão à saída do programador, nos contactos onde liga a electroválvula. Pode também testar o sensor de nível, usando o teste de continuidades do multímetro(aquela função que apita). Para isso, desligue o sensor(marcando onde liga cada fio para depois conseguir ligar como estava) ligue o multímetro onde estavam os fios, e encha a maquina de lavar com água manualmente. Se não houver alteração nos valores no multímetro, poderá ser do sensor.
Como disse, localizar e reparar avarias em maquinas dessas é complicado. Apesar de estar a deixar estas dicas, podem de nada servir na resolução da avaria em causa. Só após analise à maquina poderemos saber o que realmente seja.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
rfgc
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 05 mar 2010, 19:40

Re: placa da maquina de lavar

Mensagem por rfgc »

boas!!!

Se o sensor de nivel estiver danificado, faz com que não chegue corrente á electrovalvula.
A ficha da electrovalvula ja a identifiquei e não chega corrente, a do sensor de nivel ainda não vi.
Se o problema for do programador, a placa em questão, tenho tenho de o trocar por completo, e isso não ficara muito caro.


obrigado pela compreensão! :)
Avatar do Utilizador
tozedossantos1
Curioso
Curioso
Mensagens: 78
Registado: 03 mar 2014, 15:49
Localização: Fernão Ferro

Re: placa da maquina de lavar

Mensagem por tozedossantos1 »

Olá, gostaria de descrever a avaria de uma maquina de lavar roupa (marca Taurus TLV 8555). Depois de selecionar o programa pretendido ligo o botao de ligar e a electrovalvula começa a meter agua e trabalha durante os primeiros 4-5 segundos, depois desliga e começa a meter agua aos soluços, inicialmente pensei na electroval. mas injectei 220V na mesma e ela abre e fecha normalmente, quando está ligada à maquina e começa aos soluços medi a tensao e realmente a tensao chega à valvula aos impulsos de aprox. 2 em 2 segundos. Se eu a deixei estar, continua aos soluços até que pára por si e nao faz mais nada, julgo que deve exceder o tempo e desliga por si.
Fiz o teste nos outros programas de lavagem e faz a mesma coisa...
Em resumo, quando inicia qq programa, a tensao chega à electovalvula aos impulsos.

Se alguém tiver alguma ideia ou dica, agradeço
obrigado e bem hajam
Antonio dos Santos
MPChambel
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 09 dez 2008, 07:42

Re: placa da maquina de lavar

Mensagem por MPChambel »

Têm a certeza que o trinco está bom ?
Comigo a maioria das vezes o problema costuma estar no fecho da máquina.Podes fazer um "chunt" para experimentar se é mesmo dai ou não.
Ou o sensor de nivel que pode ter o tubo entupido.Normalmente desligo o tubo e sopro no mesmo a fim de desobstruir.
Como disse comigo costuma acontecer isso,mas não é certo que o vosso problema seja o mesmo.
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: placa da maquina de lavar

Mensagem por projclvm »

Também tenho um problema numa máquina de lavar Zanussi Z12, em que ao seleccionar o programa e ligar a máquina não mete água. Já verifiquei a torneira, as tubagens. Já substituí a electrovalvula, fiz medições e só tenho (1,2V), mas a máquina continua a não meter água e dar mensagem de erro. Não sei se será a placa electrónica. Pedi um orçamento para a placa e pediram-me 130€. Alguém pode dar sugestões de possíveis origens da avaria, para além das que aqui referi?
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: placa da maquina de lavar

Mensagem por justme »

Boas,

meça, na placa, a tensão de saida para a eletrovalvula.

Se esse valor se mantiver então tem mesmo avaria na placa.

Um abraço
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: placa da maquina de lavar

Mensagem por projclvm »

Pois deve ser mesmo a placa. É pena porque é uma máquina com pouco uso.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: placa da maquina de lavar

Mensagem por justme »

Boas,

tire uma fotografia a cada uma das faces da placa com boa definição e coloque-a aqui.

Pode ser que o consigamos ajudar.

Tente identificar o terminal na placa que corresponde ao comando da eletroválvula. Basta seguir os fios desde a eletrovalvula até á placa.

Um abraço
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: placa da maquina de lavar

Mensagem por projclvm »

Mas o comando da electroválvula de admissão de água não sai directamente da placa.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: placa da maquina de lavar

Mensagem por justme »

Boas,

então deve verificar se a avaria não se encontra em algum desses componentes intercalados.

Tem o esquema da maquina que possa postar aqui?

Um abraço
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: placa da maquina de lavar

Mensagem por projclvm »

Pois esse também é um dos problemas. Se tivesse esse esquema seria bem mais fácil.
Responder

Voltar para “Discussão Informática”