Fim da Certiel?

Responder
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por eng_jersilva »

1 Escreveu:Boas
A minha pergunta passa por a CERTIEL desconhecer o dito DL e depois sai com artigos destes, então conhece para dar informação e conhece para estas publicações?
Mas também não deveria alegar desconhecimento da lei para alem de desconhecimento da lei não pode servir como desculpa.
Depois sempre me disseram que o bem vence sempre é superior ao mal, por esse motivo não se preocupem com serem bem ou mal pagos, porque se se calhar os proprietários até preferiram assim.
Já agora mais uma acha
Falham sobre o ITED, e o ITED como quase tudo o que se cria em Portugal é mais uma aberração
1º É uma parvoíce tudo o que o ITED exige aos proprietários e técnicos e de seguida chega um qualquer operador e desliga e modifica todo o ATI sem qualquer respeito pelo trabalho do instalador, e no fim em determinados casos ainda chamam nomes ao instalador
Mas podemos sempre queixar está previsto mas na pratica não funciona,porque depois as entidades inspectoras sedem aos operadores que são grandes grupos, e basta ver o novo ITED para percebermos que temos que criar as infraestruturas para os operadores não terem trabalho e continuarem a alienar património á conta do Zé povinho
2º Nunca vim um ITED ser totalmente utilizado por qualquer operador, tudo não passa de uma farsa e emaranhado de cabos e papéis para o proprietário pagar.
Por esse motivo tudo o que ao ITED diz respeito deveria ser de borla, não só porque não serve os proprietários como só facilita o caminho para os operadores nada mais
Por fim, o papel das autoridades em qualquer pais do mundo é prevenir acidentes, más execuções, etc em Portugal só serve para punir, esconder a traz de uma porta e apanhar alguém menos atento para facturar
Com tudo o que aqui escrevo não quero "ferir" algum colega de profissão, antes pelo contrário, e que não temam os que facturam pouquinho pois a maioria das vezes tem pouco tempo de actividade.

Bom dia, por acaso o amigo não é emigrante ou ex-emigrante, é que fala duma forma muito parecido, (peço desculpa por dizer isto mas como o amigo se auto-denomina "1" e nada mais diz no seu profile), e se não é penso que deveria seriamente pensar em sê-lo ou então mudar de profissão é que pelo o que leio dos seus comentários é do género “vira disco e toca o mesmo” "ai e tal Portugal nada presta na França , na Suiça.. em qualquer outro pais é que é bom.." é que para além de criticar.. peço desculpa.. dizer mal (assim é que é) nada mais acrescenta e que tal apresentar algumas soluções para se discutir cá no fórum!!!!


Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
1
Curioso
Curioso
Mensagens: 36
Registado: 14 mai 2007, 18:37

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por 1 »

Boas
Directamente e sem ter nada a ver com assunto aqui discutido
Não sou emigrante nunca foi e espero não o ser, e costumo comentar com emigrantes que regressaram e que por vezes comentam “que lá é que era bom” porque vieram para cá de novo, mas nada tenho contra os emigrantes
Só para tomarmos como exemplo em Espanha quando somos abordados pelas autoridades elas vem com intuído de nós não voltarmos a fazer a mesma asneira, não para punir
Depois em relação á apresentação
Um certo dia descobri este fórum e para ver algum salvo erro sobre magnetismo registei-me com este “1” e assim continuo
Não quero utilizar este fórum para publicitar a minha actividade, e como tal não necessito de fazer publicidade(se calha enganosa ) ao meu trabalho
Já agora agradeço que não se continuo a “chamar nomes feios uns aos outros” e como alguém mesmo diz, se apresentem soluções, e como tal aqui vai uma
Vamos criar uma associação que possa dignificar o ramo dos profissionais que estão directamente ligados á electricidade, para se discutir ideias mas com as pessoas presentes e ai sim com a sua actividade devidamente identificada, para que não se possam esconder atrás de “1” nome sem se identificarem correctamente.
“1” pequeno passo para uma solução
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1131
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por gemini »

e novidades sobre o assunto do tópico, não há?

como estamos de aplicação do DL ?

a EDP já mudou a postura relativamente à celebração de novos contratos ou não?
Learning is the goal!!
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por eng_jersilva »

gemini Escreveu:e novidades sobre o assunto do tópico, não há?

como estamos de aplicação do DL ?

a EDP já mudou a postura relativamente à celebração de novos contratos ou não?

vai ficar tudo na mesma, ou seja certificação de projectos(=> a 50KVA) e de obras orbigatória por parte da certiel, pelo menos até o governo tentar alterar outra vez as coisas!!
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
Avatar do Utilizador
joaopaulovbf
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 10 ago 2010, 22:43

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por joaopaulovbf »

eng_jersilva Escreveu:De facto... se for aprovado isto vai controverso... seria o fim de muitos negócios e o inicio da REBALDARIA!!!!
acho que toda a gente deve ser AVALIADA neste caso supervisionada...
Em fase de projecto,ok quem projecta tem que saber o que esta a fazer e ter competencias para tal.. agora acho que
deria de haver sempre uma avaliação/vistoria depois de executada uma obra.


abraço João Silva
eu acho que esta rebaldaria é simples de explicar , começa a obra , 2º feira reunião , aparece o electrecista , o chefe ou tecnico responsavel , o fiscal da obra ( deve ter qualificações para a fiscalizar , presumo ) , depois de concluida ,ou antes paga-se a alguém para ir fiscalizar quem sabe trabalhar (o electrecista ) o tecnico responsavel ( chefe , engº, patrão ou mesmo o proprio electrecista) e o fiscal ( geralmente engºelectrotecnico ou alguém similar), criamos uma fiscalização em cima de duas e depois se algo correr mal após a certificação a responsabilidade é total e completa do tecnico responsavel que assinou e assumiu o "termo ", isto foi mais um "job for the boys" , paga-se e eles lá estão , ou sorteia-se e é uma lotaria , e depois reprovam obras por coisas , que DEUS ME LIVRE , nem ELE saiu tão perfeito , ainda bem que se acabou o que torto começou .
ATENÇÃO SE NAS ESCOLAS E EM CASA NÃO SE ENSINA O CARACTER , MORAL E ÉTICA ISTO NUINCA VAI MUDAR .
e quanto a fiscais e engºs , salvo as excepções poucas mas existem , deviam começar por ter estagios nas obras , assim sabiam o que as vezes chumbam e reprovam , um alicate não é um lápis , se começar a valiar os operarios e a qualifica-los , não vai necessidade de tanta certificação e REBALDARIA , caro amigo ou colega
João P V B Fernandes
H100
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 05 abr 2010, 11:53

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por H100 »

H100
Curioso
Curioso
Mensagens: 29
Registado: 05 abr 2010, 11:53

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por H100 »

Aínda não sabemos se vai ficar na mesma pois o novo decreto que vem anular o 26/2010 foi para promulgação...ou seja a guerra continua
antonio1969pt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 03 set 2008, 22:27

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por antonio1969pt »

Finalmente aparece quem tem pulso para enfrentar os interesses instalados.

Somos profissionais, somos responsáveis pelo que fazemos.
Avatar do Utilizador
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 762
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Localização: S. João da Madeira
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por eng_jersilva »

H100 Escreveu:Aínda não sabemos se vai ficar na mesma pois o novo decreto que vem anular o 26/2010 foi para promulgação...ou seja a guerra continua

Se ler nessa mesma página que referiu anteriormente e ler o documento "Texto Final e Relatório de Votações na Especialidade" verá que fica tudo na mesma! A não ser que surja uma legislação especifica (nova) que venha regular estas duas áreas de forma diferente das actuais.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: [email protected]
[email protected]
Avatar do Utilizador
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 123
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por Pollux »

Novidades:

Lei n.º 28/2010, de 2 de Setembro

(ler ponto 10 do artigo 13.º)


Decreto-Lei n.º 26/2010, de 30 de Março

(para consultar o que é remetido pela Lei)
Mª. Lurdes de Lucena
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 fev 2010, 17:10

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por Mª. Lurdes de Lucena »

Boas

Parece-me que agora ficaram as duvidas desfeitas

L.L.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por joaoosvaldo »

Pollux Escreveu:Novidades:

Lei n.º 28/2010, de 2 de Setembro

(ler ponto 10 do artigo 13.º)


Decreto-Lei n.º 26/2010, de 30 de Março

(para consultar o que é remetido pela Lei)
Pois também consultei hoje esses documentos. Ou seja, fica tudo como dantes!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por CAOR »

Boas! só para esclarecer uma duvida pessoal, depois de ficar esclarecido que se mantêm a Certiel, pois em nada de desabono tenho em
contràrio ou sou um previligiado ou sigo as directrizes, das boas regras de instalação! e para que o que tenho houvido acabaram as benesses do sistema de sorteio de computador? gostaria de saber se algum colega já foi beneficiado sem a respectiva inspecção? não custa nada é só dizer sim ou não não! CumP:
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 607
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Localização: Torres Vedras
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por amfys »

Posso dizer que já fiz projectos de pelo menos 3 lojas c/ lotações por vezes acima das 500 pessoas, uma das quais de uma cadeia bem conhecida, e inspecções = zero.

Até mete medo pq uma delas já inaugurou há quase 3 meses e ainda n tem o esquema IT a funcionar a 100%. Soube disto agora e só após significativa pressão da parte de projecto, na qual estou envolvido, é que parece que vão finalmente "acabar" a obra.

Enfim.
irak
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 10 abr 2010, 23:39

Re: Fim da Certiel?

Mensagem por irak »

CAOR Escreveu:Boas! só para esclarecer uma duvida pessoal, depois de ficar esclarecido que se mantêm a Certiel, pois em nada de desabono tenho em
contràrio ou sou um previligiado ou sigo as directrizes, das boas regras de instalação! e para que o que tenho houvido acabaram as benesses do sistema de sorteio de computador? gostaria de saber se algum colega já foi beneficiado sem a respectiva inspecção? não custa nada é só dizer sim ou não não! CumP:
Depois desta baralhada toda já recebi dois certificados sem ser inspeccionado.
Pois acho como diz o ditado "tudo como dantes, quartel general em Abrantes", quando passar a ser tudo inspeccionado o custo das certificações vai para o preço das reinspecções.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”