Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

red_lava_s2
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 21 out 2009, 11:56
Localização: Maia

Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por red_lava_s2 »

Boas!!

Gostaria que me dessem a vossa opinião relativamente a uma situação única que me aconteceu numa medição!!

Realizei um registo de uma semana num quadro geral de uma empresa, onde medi todo tipo de potências, V, A, FP, Harmonicos, etc....

Qual não é o meu espanto ao analisar os dados recolhidos verifico que há valores de energia reactiva negativos?!?!?! :roll: :roll: :roll: :?: :?:

Alguém me pode dizer o que poderá estar na origem deste acontecimento?

Obrigado desde já as vossas respostas 8)

Abraço


4 wheels for the body, 2 wheels for the soul
red_lava_s2
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 21 out 2009, 11:56
Localização: Maia

Re: Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por red_lava_s2 »

Como podem verificar!!
Anexos
Reactiva.JPG
Aqui fica uma imagem do que falo!!
(255.82 KiB) Transferido 110 vezes
4 wheels for the body, 2 wheels for the soul
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por nelmindo »

Quer dizer que a energia reactiva é do tipo capacitiva ou seja está no sentido contrário.

Grosso modo:
As bobines são consumidoras de energia reactiva
Os condensadores são produtores de energia reactiva
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por rainbow »

nelmindo Escreveu:Quer dizer que a energia reactiva é do tipo capacitiva ou seja está no sentido contrário.

Grosso modo:
As bobines são consumidoras de energia reactiva
Os condensadores são produtores de energia reactiva
Subscrevo.
Qual é o espanto?
Potencia.pdf
(124.58 KiB) Transferido 240 vezes
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por ohmico »

Boas,

já agora seria interessante saber o porquê da necessidade dessas medições, provavelmente
devem ter problemas e por isso foram medir, e qual o tipo de consumidor.

Cump

ohmico
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por nelmindo »

Cuidado com as posições das bobines de corrente do analizador de energia. Se estiverem ao contrário, podem provocar falsas conclusões.
red_lava_s2
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 21 out 2009, 11:56
Localização: Maia

Re: Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por red_lava_s2 »

As sondas de corrente (argolas) foram colocadas correctamente, na instalação verifiquei que os valores de intensidade e tensão estavam positivos e correctos.

Esta medição foi feita num quadro geral de um supermercado, na alimentação ao quadro geral!

Como referi na minha apresentação sou novo nestas andanças e inscrevi-me no fórum para precisamente aprender, razão do "espanto"!!!

Agora surgem outras dúvidas...por exemplo, quanto ao triângulo de potências...visto que obtive energia reactiva negativa, não deveria obter energia aparente negativa também??

E consequente cos fi negativo também...

Tudo isto é bastante confuso, no entanto no que se refere à ligação tudo foi ligado correctamente.

Outra dúvida que surge é, visto se tratar de uma medição na alimentação do quadro geral, pode-se concluir que existe um abastecimento de electricidade de má qualidade neste caso?

Obrigado pelos vossos esclarecimentos!!

Cumpts,
4 wheels for the body, 2 wheels for the soul
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Quando utilizei a palavra "espanto" não foi com intenção de ofender. Peço desculpa se o fiz.
A potência aparente é sempre positiva. Basicamente, ou há potência (energia) ou não há.
Quanto ao coseno, também é positivo, porque está à direita do eixo do circulo trigonométrico, quer a potência reactiva seja positiva ou negativa.
Anexo imagens que podem ajudá-lo a compreender melhor, e também deixo um link.
Quanto ao motivo dessas medições...se foi tudo bem medido...por acaso, o supermercado não terá correcção do factor de potência, não?
Ou algum aparelho fortemente capacitivo?

Cumprimentos.
Anexos
Circulo3.png
Circulo3.png (11.22 KiB) Visto 2700 vezes
Circulo.png
Circulo.png (7.06 KiB) Visto 2700 vezes
red_lava_s2
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 21 out 2009, 11:56
Localização: Maia

Re: Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por red_lava_s2 »

rainbow Escreveu:Bom dia.

Quando utilizei a palavra "espanto" não foi com intenção de ofender. Peço desculpa se o fiz.
:wink:


Boas!

Obrigado pelo seu esclarecimento rainbow!!

Quanto ao cos fi de facto tens toda a razão, não estava a visualizar bem a situação!

No que toca à potência aparente compreendo que esta tenha de ser positiva, mas e se se desenhar o triângulo de potências??somos obrigados a coloca-la como negativa como mostra o desenho anexo...
O normal é o triângulo possuir a potência aparente para cima e a reactiva também!! Razão pela qual ainda estou "intrigado" com tudo isto!
red_lava_s2 Escreveu:
Outra dúvida que surge é, visto se tratar de uma medição na alimentação do quadro geral, pode-se concluir que existe um abastecimento de electricidade de má qualidade neste caso?

Cumpts,
Esta minha dúvida também está no ar :mrgreen:

Eles têm baterias de condensadores, onde indicava no display +0.98, que penso que fosse o factor de potência que aquele equipamento estaria a medir!!

Quanto a aparelhos fortemente capacitivos não tenho noção se os têm...têm o que todos os supermercados têm desde fornos, grupos de frio (compressores), avac, etc...

Ps: Como sou novato não consigo ver os anexos que colocam, já tenho posts suficientes e já pedi a activação de membro activo, mas ainda não consigo ver!!

Cumprimentos!!
Anexos
Exemplo.JPG
(30.73 KiB) Transferido 80 vezes
4 wheels for the body, 2 wheels for the soul
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Mas porque dizes que tens de desenhar a potência aparente como negativa?
Por causa da reactiva?
S=P-jQ ?
É isso?
Mas a potência aparente continua a ser positiva.

Cumprimentos.
red_lava_s2
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 21 out 2009, 11:56
Localização: Maia

Re: Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por red_lava_s2 »

Boas!!

Tive a pensar no assunto e de facto não estava a raciocinar bem...

Tudo se clarificou quando escrevi a relação dos triângulos rectângulos, ou seja, S^2=P^2+R^2

Assim mesmo que R seja um valor negativo, como está ao quadrado não há problema!!!

Cum caneco, grande confusão que estava a fazer!!!

Obrigado pela ajuda rainbow :wink:

Agora gostaria de perceber se, visto que medi à entrada do quadro geral, na alimentação, gostaria de saber se estamos perante um abastecimento de má qualidade de energia????ou podem ser os equipamentos internos influenciar na energia reactiva??

Cumprimentos!!
4 wheels for the body, 2 wheels for the soul
Barrigas
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 11 mar 2008, 02:44
Localização: Trás-Os -Montes

Re: Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por Barrigas »

Desliga a bateria de condensadores e volta a medir pode ser que tenhas um resultado diferente!!!
Se sim, provavelmente tens um problema no relé varimetrico que n esta a meter os escalões como devia ser.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por ohmico »

Boas,

continuamos a não perceber o motivo porque foram levados a fazer estas medições, tal poderia ajudar a perceber o que se passa.

De qualquer modo já dá para lembrar que a correcção do factor de potência nunca se faz para cos fi 0.9, pois a probabilidade de

a instalação passar de fortemente indutiva para capacitiva é muito alta. Daí ser normalmente utilizado o valor de 0.86, que

corresponde ao valor médio permitido sem facturação.

Como consequência do excesso de correcção, vão certamente aparecer valores de tensões elevados que podem inclusivé vir aprovocar a destruição dos próprios condensadores.

Cump.

ohmico
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por rainbow »

red_lava_s2 Escreveu: Agora gostaria de perceber se, visto que medi à entrada do quadro geral, na alimentação, gostaria de saber se estamos perante um abastecimento de má qualidade de energia????ou podem ser os equipamentos internos influenciar na energia reactiva??
Bom dia.

Não necessariamente...como já foi dito, poderá dar-se o caso da bateria de condensadores não estar a funcionar correctamente.
Sugiro que faça como o colega disse. Desligue a bateria de condensadores e faça novas medições.

Cumprimentos.
red_lava_s2
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 21 out 2009, 11:56
Localização: Maia

Re: Medições com kVAr negativa?!?!?!?!

Mensagem por red_lava_s2 »

Bom dia!!

Desde já agradeço a opinião de todos vós no esclarecimento das minhas dúvidas!!

A medição foi feita como um "extra" de uma auditoria energética, no entanto, infelizmente, não tenho possibilidade de realizar novas medições neste local :?

Foi a minha curiosidade e vontade de aprender mais, e de poder ser mais crítico na analises de resultados, que me levou a estas questões e tantas outras que surgiram!!

É muita pena o caso de estudo acabar assim, mas neste cliente não há mesmo hipótese de novas medições!

Um situação que ainda não percebi é, como se pode fazer a diferenciação entre uma má qualidade de abastecimento de energia e influência de equipamentos internos instalados??

1 abraço
4 wheels for the body, 2 wheels for the soul
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”