Instalação em calha técnica

Responder
racas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 nov 2024, 21:37
Profissão: Eletricista

Instalação em calha técnica

Mensagem por racas »

Caros colegas,

Tenho um escritório para eletrificar com calha técnica mas tenho algumas duvidas em relação as RTIEBT

O escritório está dividido em varias salas, tendo alguns circuito de iluminação, tomadas e rede ITED.
A minha ideia é usar calha de 110x55mm com caixas encastráveis da efapel poder instalar a aparelhagem no interior da calha.
Os interruptores ficariam em calhas verticais e as tomadas e a rede ITED em calhas horizontais

As minhas dúvidas são:

1. A que altura do chão devo aplicar a calha. No RTIEBT diz 10 cm desde a base da calha mas eu sempre vi junto ao pavimento?

2. Nesta calha posso incluir tomadas e rede se usar calha com separadores internos?

3. Os circuitos de iluminação e os respectivos equipamentos de comando, podem partilhar a mesma calha?

4. As calhas tem que ser livres de halogêneo?

5. Que solução costumam usar para esta situação? ( altura do chão, tipo de material, marca etc.)

amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 84 vezes

Re: Instalação em calha técnica

Mensagem por amoreira »

Boas,

As minhas dúvidas são:

1. A que altura do chão devo aplicar a calha. No RTIEBT diz 10 cm desde a base da calha mas eu sempre vi junto ao pavimento?
Já fiz vários projetos com calha técnica e nunca tive nenhum problema com as cotas de montagem, em normalmente são instaladas 20 a 30cm acima do pavimento mas já fiz projeto com calha a 0,90m de altura ou seja por cima das secretárias.
Quando instaladas junto ao pavimento estamos a falar de "rodapé técnico".

2. Nesta calha posso incluir tomadas e rede se usar calha com separadores internos?
Sim, ficam duas linhas de tomadas (energia / telecomunicações)

3. Os circuitos de iluminação e os respectivos equipamentos de comando, podem partilhar a mesma calha?
Sim.

4. As calhas tem que ser livres de halogêneo?
Sim.

5. Que solução costumam usar para esta situação? ( altura do chão, tipo de material, marca etc.)
EFAPEL, LEGRAND, UNEX, HAGER, BASOR, etc
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Jorge Martins
Curioso
Curioso
Registado: 12 mai 2008, 11:55

Mensagem por Jorge Martins »

Bom dia,

Nas RTIEBT nunca encontrei nada que referi-se que as caclhas técnicas ou tubos tenham de ser isentos de halogéneos, no caso de edificios recebendo público, como é o caso dos escritórios. Relativamente a cabos não há dúvidas nenhumas. É obrigatório. Mas atenção, é apenas obrigatório se o local for simultaneamente classificado como recebendo público e também como local com risco de incêndio. De outra forma não é obrigatório.
Por exemplo uma loja que vende sapatos? É do tipo recebendo público mas não tem risco de incêndio, logo não é necessário usar os cabos de cor verde, acima mencionados.
Cumps
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 84 vezes

Mensagem por amoreira »

Boas ainda bem que coloca a questão desta forma porque o tema sei que não é consensual entre todos os colegas da área inclusive instaladores.

Aproveito para partilhar dois documentos com alguma informação relativa a este tema e assim aproveitarmos para trocar opiniões de interpretação da legislação.

Aproveito para perguntar porque diz que uma sapataria não é um local de risco de incêndio, é porque não é classificado como BE2?
Anexos
Guia Técnico das classes de reação ao fogo dos cabos elétricos.pdf
(584.53 KiB) Transferido 22 vezes
CablesInCPR_pt.pdf
(1.02 MiB) Transferido 23 vezes
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”