Aumento de potência para 10,35Kva

Responder
Avatar do Utilizador
alfaxander
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 19 jul 2018, 10:20
Localização: Sintra
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Aumento de potência para 10,35Kva

Mensagem por alfaxander »

Bom dia Pessoal,

Preciso de uma ajuda vossa,
Tenho uma loja com uma potência contratada de 3,6Kva monofásico, sendo que o espaço pode ir até 10,35Kva.
Posso pedir o aumento para os 10,35Kva mas em trifásico? Sendo que para isso seria alterada a instalação para trifásico!

Obrigado pela ajuda


:E Até Já :V
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 10,35Kva

Mensagem por lcmmonteiro »

Bom dia.

Se a loja está certificada para os 10.35KVA a partida pode ter o contrato para esse fornecimento. No entanto se contatar o operador este dir lhe a qual a potência máxima prevista para esse espaço.

Em última instância pode através do bio consultar no sriesp a sua pma.

Se por ventura não se encontrar certificado para tal potência deverá contactar um técnico certificado por forma a analisar quais as condicionantes para a inspeção que visto de se tratar de um espaço público deverá ser submetida a inspeção.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
alfaxander
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 19 jul 2018, 10:20
Localização: Sintra
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Aumento de potência para 10,35Kva

Mensagem por alfaxander »

lcmmonteiro Escreveu: 21 set 2021, 09:14 Bom dia.

Se a loja está certificada para os 10.35KVA a partida pode ter o contrato para esse fornecimento. No entanto se contatar o operador este dir lhe a qual a potência máxima prevista para esse espaço.

Em última instância pode através do bio consultar no sriesp a sua pma.

Se por ventura não se encontrar certificado para tal potência deverá contactar um técnico certificado por forma a analisar quais as condicionantes para a inspeção que visto de se tratar de um espaço público deverá ser submetida a inspeção.

Cumprimentos
Boas, o espaço está certificado até 10,35kva, já verifiquei isso junto da E-redes. A questão mesmo é a passagem para trifásico! Posso faze-la e pedir o aumento de potência agora em trifásico?

Obrigado
:E Até Já :V
fsantospt2
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 09 fev 2009, 21:04
Localização: Tocha
Enviou: 1 vez

Re: Aumento de potência para 10,35Kva

Mensagem por fsantospt2 »

Pode verificar isso no site da DGEG na parte da consulta de nip, aparece a potência certificada e o tipo de entrada mono ou tri.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 10,35Kva

Mensagem por lcmmonteiro »

alfaxander Escreveu: 21 set 2021, 09:17
lcmmonteiro Escreveu: 21 set 2021, 09:14 Bom dia.

Se a loja está certificada para os 10.35KVA a partida pode ter o contrato para esse fornecimento. No entanto se contatar o operador este dir lhe a qual a potência máxima prevista para esse espaço.

Em última instância pode através do bio consultar no sriesp a sua pma.

Se por ventura não se encontrar certificado para tal potência deverá contactar um técnico certificado por forma a analisar quais as condicionantes para a inspeção que visto de se tratar de um espaço público deverá ser submetida a inspeção.

Cumprimentos
Boas, o espaço está certificado até 10,35kva, já verifiquei isso junto da E-redes. A questão mesmo é a passagem para trifásico! Posso faze-la e pedir o aumento de potência agora em trifásico?

Obrigado


Se o espaço já se encontra certificado para 10.35KVA a partida o fornecimento poderá ser feito em monofásico 45A ou em trifásico 3 x 15A.

O operador dir lhe a o que e possível mediante as condições do ramal. Ou seja se o ramal for partilhado pode exigir algo mais como equilíbrio de fases ou outra situação. Se o ramal e independente então a partida não terá problemas.

De sua parte terá que garantir as condições para a ligação a nova potência (secções corretas até ao quadro geral e este devidamente preparado para receber a ligação (mono ou trifásica).

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
alfaxander
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 19 jul 2018, 10:20
Localização: Sintra
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Aumento de potência para 10,35Kva

Mensagem por alfaxander »

Boas Tardes,

Obrigado a todos pela ajuda.
Depois de contatos com e E-Redes e com a comercializadora, confirma-se que o espaço está certificado até 10,35 Kva, e posso passar para esta potência em trifásico sem grandes problemas, para tal tenho que cablar as entradas desde a caixa de coluna até ao Q.E. em trifásico e secção apropriada.
Também me foi dito que o eletricista que irá fazer este trabalho deverá emitir uma "declaração/formulário", para entregar na E-Redes, onde é descrita esta alteração de mono para tri.
Sabem de que declaração se trata??? Ou é a ficha eletrotécnica da loja atualizada???
Obrigado
:E Até Já :V
Avatar do Utilizador
Pedro Barradas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 417
Registado: 31 mar 2011, 17:09
Profissão: ARQUITECTO
Localização: SUL do TEJO e ALGARVES
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

Re: Aumento de potência para 10,35Kva

Mensagem por Pedro Barradas »

e precisa MESMO de trifásico!? Algum equipamento especial de corrida?
Quem cria renasce todos os dias...
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Aumento de potência para 10,35Kva

Mensagem por lcmmonteiro »

Tal como já fora colocada a questão eu volto a frisar

Vai ter algum equipamento trifásico que justifique tal alteração?

Se o ramal for partilhado o técnico terá que deixar a instalação preparada para a alteração e para além do termo de responsabilidade poderá ainda ser necessário o balanço / equilíbrio de fases por escrito.

Contacte um técnico responsável e obtenha as respostas por parte do mesmo. E se ainda existirem dúvidas partilhe no fórum por forma a que o possamos ajudar.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”