Instalações para Veículos Elétricos em edifício multifamiliar

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TNT
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Instalações para Veículos Elétricos em edifício multifamiliar

Mensagem por TNT »

Olá a todos!

Num edifício multifamiliar com 3 caves de estacionamento, com lugares marcados, mas sem boxes e cada cave tem um quadro de piso, pode ter as alimentações para o carregamento de veículos elétricos, a derivar do quadro de piso de cada cave ou podemos instalar novos quadros destinados a alimentações de veículos elétricos, vindos diretamente do quadro de serviços comuns ou QGBT (se o edifício tiver PT do Cliente).

Obrigado pela ajuda que me possam dispensar.


lcmmonteiro
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Re: Instalações para Veículos Elétricos em edifício multifamiliar

Mensagem por lcmmonteiro »

A atual Lei é clara e permite várias soluções, seja a ligação ao quadro elétrico do condómino, quando tal for possível, seja a instalação de um carregador doméstico de parede ligado ao quadro comum do condomínio.

Nesta última situação é necessária uma identificação do consumo efetuado pelo condómino ou ainda a solução de um carregador denominado Detentor de Ponto de Carregamento (DPC), que só é ativado com um cartão de um CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica) sendo que o consumo de kWh será sempre atribuído ao CEME associado ao cartão do condómino, não influenciando o consumo comum do condomínio. Esta opção apesar de requerer uma ligação à Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), atualmente a MOBI.E, não requer a intervenção de um OPC (Operador de Pontos de Carregamento) o que torna o investimento num carregador bem mais acessível.

Decreto-Lei n.º 90/2014 (altera o Decreto Lei n.º39/2010)

Guia Técnico das Instalações Elétricas para alimentação de veículos elétricos.

Cumprimentos.
ruiribeiro1
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Re: Instalações para Veículos Elétricos em edifício multifamiliar

Mensagem por ruiribeiro1 »

Boa tarde,
Estava com uma dúvida similar. Da situação que o utilizar TNT expõem, dá-me a entender que de acordo com o "Guia Técnico das Instalações Elétricas para alimentação de veículos elétricos.", está perante o ponto "7.3.2.4 Sem box (lugar de estacionamento marcado no pavimento) alimentada pelo Quadro de Serviços Comuns (QSC)" (Figura 13), ou seja, por ser lugares sem box (demarcados) e tendo as caves serviços comuns do mesmo ramal da rede coletiva, os pontos dos veículos elétricos deveriam estar ligados aos serviços comuns. É a interpretação que faço do Guia Técnico, não sei se legalmente existe outras opções ou diferentes interpretações.

O caso que quero expor, tem uma particularidade relativamente ao do "TNT", trata-se de um edifício composto por vários blocos, isto é, blocos independentes do rés-do-chão para cima, composto por habitações. No entanto, existe uma cave para garagem e arrecadações que é comum a todos estes blocos.
O previsto, seria fazer ramais independentes para cada um dos blocos e outro ramal independente para a cave comum.
Na cave, existe arrecadações pertencentes a cada uma das frações, que penso que tem de ser obrigatoriamente ligadas ao quadro de entrada da respectiva fração. (se tiver errado, agradeço aviso :D)
Existe ainda na cave, 2 lugares de estacionamento demarcados para cada fração (sem boxes), em que um em cada 2 desses lugares (demarcadis para cada fração), levará tomada de VE e aqui é que surge a minha dúvida:
Se o ramal da cave é independente e não parte de ramal colectivo (ou seja, não é serviços comuns ligados ao quadro de coluna), qual a opção mais assertiva e legal para a ligação das tomadas VE??
- Ligar tudo ao quadro de entrada da cave??? (parece-me a situação mais equivalente ao que está no Guia Técnico)
- Ligar cada tomada de VE ao quadro de entrada da respectiva fração do lugar demarcado??? Ou ao quadro parcial da arrecadação da respectiva fração?? (legal para lugares sem "box"???)

Agradeço opiniões e interpretações diferentes do Guia Técnico.
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Re: Instalações para Veículos Elétricos em edifício multifamiliar

Mensagem por eng_jersilva »

TNT Escreveu: 16 set 2021, 10:25 Olá a todos!

Num edifício multifamiliar com 3 caves de estacionamento, com lugares marcados, mas sem boxes e cada cave tem um quadro de piso, pode ter as alimentações para o carregamento de veículos elétricos, a derivar do quadro de piso de cada cave ou podemos instalar novos quadros destinados a alimentações de veículos elétricos, vindos diretamente do quadro de serviços comuns ou QGBT (se o edifício tiver PT do Cliente).

Obrigado pela ajuda que me possam dispensar.
Boa Tarde,

para o caso que descreve o regulamento "apenas obriga" a que seja previsto um dimensionamento de potência (neste caso para os Serviços Comuns) tendo em conta o numero de estacionamentos existentes. Posto isto, o que pode fazer é dimensionar a potência necessária (normal + a necessária para possíveis ligações no futuro de VE) para cada um dos pisos de garagem assim como dimensionar a canalização necessária desde o QESC para os QE parciais de cada Piso de garagem. Por fim ter em conta a potência total necessária( potencia prevista para os pisos de garagem, iluminação, elevadores, motores etc) para os Serviços comuns. Com isto o regulamento fica cumprido.

Se por outro lado quiser prever já a ligação para as respectivas tomadas ou postos de carregamento nos lugares de garagem e tendo em conta que cada QE de piso deverá efetuar o corte de energia em caso de necessidade da zona onde se encontra, então as referidas alimentações para as tomadas e/ou postos de carregamentos deve ser alimentadado pelo QE Parcial respectivo.
Abraço

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Re: Instalações para Veículos Elétricos em edifício multifamiliar

Mensagem por eng_jersilva »

ruiribeiro1 Escreveu: 16 set 2021, 16:07 (...)

O caso que quero expor, tem uma particularidade relativamente ao do "TNT", trata-se de um edifício composto por vários blocos, isto é, blocos independentes do rés-do-chão para cima, composto por habitações. No entanto, existe uma cave para garagem e arrecadações que é comum a todos estes blocos.
O previsto, seria fazer ramais independentes para cada um dos blocos e outro ramal independente para a cave comum.
Na cave, existe arrecadações pertencentes a cada uma das frações, que penso que tem de ser obrigatoriamente ligadas ao quadro de entrada da respectiva fração. (se tiver errado, agradeço aviso :D).

A) Correcto

Existe ainda na cave, 2 lugares de estacionamento demarcados para cada fração (sem boxes), em que um em cada 2 desses lugares (demarcadis para cada fração), levará tomada de VE e aqui é que surge a minha dúvida:
Se o ramal da cave é independente e não parte de ramal colectivo (ou seja, não é serviços comuns ligados ao quadro de coluna), qual a opção mais assertiva e legal para a ligação das tomadas VE??
- Ligar tudo ao quadro de entrada da cave??? (parece-me a situação mais equivalente ao que está no Guia Técnico)

- Ligar cada tomada de VE ao quadro de entrada da respectiva fração do lugar demarcado??? Ou ao quadro parcial da arrecadação da respectiva fração?? (legal para lugares sem "box"???)

caso os referidos estacionamentos (sem box e pertencentes as fracções) fiquem "junto" das arrecadações não vejo inconveniente no facto da tomada para VE ser alimentada pelo QEP da arrecadação. A não ser que para se deslocar desde a arrecadação até ao lugar de estacionamento da mesma fracção tenha de passar por lugares de estacionamentos de outras fracções e/ou por zonas comuns da garagem.


Agradeço opiniões e interpretações diferentes do Guia Técnico.
Abraço

João Silva
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Re: Instalações para Veículos Elétricos em edifício multifamiliar

Mensagem por ohmico »

Boas,

Os Bombeiros / Protecção Civil aceitam?:

" eng_jersilva
caso os referidos estacionamentos (sem box e pertencentes as fracções) fiquem "junto" das arrecadações não vejo inconveniente no facto da tomada para VE ser alimentada pelo QEP da arrecadação. A não ser que para se deslocar desde a arrecadação até ao lugar de estacionamento da mesma fracção tenha de passar por lugares de estacionamentos de outras fracções e/ou por zonas comuns da garagem."

Ohmico
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Re: Instalações para Veículos Elétricos em edifício multifamiliar

Mensagem por ruiribeiro1 »

Desde já agradeço as respostas.
De facto, nem todos os lugares de estacionamento são logo ao lado da respectiva arrecadação da fração. Mas se utilizar passagem de cabos por esteira, pode ser possível?

Também existe um número reduzido de frações que não terão arrecadações, neste caso, é necessário colocar um quadro parcial no lugar de estacionamento onde terá a tomada VE, correto?

Depois, tem a questão pertinente do "ohmico" também.
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Re: Instalações para Veículos Elétricos em edifício multifamiliar

Mensagem por eng_jersilva »

Tendo em conta o que agora descreve neste ultimo post a minha opinião é que as alimentações aos veiculos eléctricos devem ter origem no QE da Garagem
Abraço

João Silva
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Re: Instalações para Veículos Elétricos em edifício multifamiliar

Mensagem por ruiribeiro1 »

Pois, se calhar será mesmo o melhor ligar todas as tomadas de VE ao Quadro da garagem.
Assim, fica mais em consonância com o tal ponto "7.3.2.4 Sem box (lugar de estacionamento marcado no pavimento) alimentada pelo Quadro de Serviços Comuns (QSC)" (Figura 13) do Guia. A diferença será que não se tratará na teoria do quadro de serviços comuns (da instalação colectiva), mas sim do Quadro individual (Garagem), tendo em conta que a cave terá um ramal independente.
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