Condutores paralelos

Tiagolourenco20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 12 abr 2021, 09:57
Localização: Loures

Condutores paralelos

Mensagem por Tiagolourenco20 »

Bom dia

Estou há 3 anos numa moradia em que sempre existiu tensões baixas, por vezes chegava ao contador 180V.
Finalmente a E-Redes fez a reparação dos cabos e já tenho no contador 220-230v mesmo com um consumo de 7kw.

Mas com 7kw tenho 220v no contador mas no quadro chegam 205V.

Do contador até ao quadro tem cabo de 4mm, são 60m em linha recta, pelo que o tamanho do cabo será bem maior.

A instalação está preparada para trifásico, tenho 2 cabos extra do contador até ao quadro em casa.

Será possível pedir a alteração para que no contador a fase esteja em 2 condutores paralelos por forma a reduzir a queda de tensão no cabo?

Obrigado

Imagem


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Condutores paralelos

Mensagem por lcmmonteiro »

Tiagolourenco20 Escreveu: 12 abr 2021, 10:08 Bom dia

Estou há 3 anos numa moradia em que sempre existiu tensões baixas, por vezes chegava ao contador 180V.
Finalmente a E-Redes fez a reparação dos cabos e já tenho no contador 220-230v mesmo com um consumo de 7kw.

Mas com 7kw tenho 220v no contador mas no quadro chegam 205V.

Do contador até ao quadro tem cabo de 4mm, são 60m em linha recta, pelo que o tamanho do cabo será bem maior.

A instalação está preparada para trifásico, tenho 2 cabos extra do contador até ao quadro em casa.

Será possível pedir a alteração para que no contador a fase esteja em 2 condutores paralelos por forma a reduzir a queda de tensão no cabo?

Obrigado

Imagem

Bom dia.

Primeiramente qual o contrato que tem? Qual a. Potência contratada?

Quando fala em 7kW em monofasico são cerca de 33A.

Se tem condutor de 4mm2 do contador até ao quadro jamais poderá ter esse contrato. Pergunto agora se a secção é a mesma desde a portinhola até ao contador. Se assim for nem lhe deviam ter feito esse contrato em monofasico.


Se possível anexe fotos a sua resposta.

Cumprimentos.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Condutores paralelos

Mensagem por pedro caetano »

boas. para essa distancia hoje teria de ter cabo de 25mm, agora 4mm nem antes da certiel se fazia quanto muito 10mm, cheguei a fazer, e ate houve um caso em que coloquei de 25mm, o que era muito para ligar o contador, mas eles conseguiram ligar. ai deve haver historia cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Condutores paralelos

Mensagem por lcmmonteiro »

Pela foto parece ser bem acima de 4mm diria até 10mm

Em contagem normal a secção máxima é de 16mm2.

Mas não indicou a potência contratada.

E preciso calcular a potência máxima e o comprimento do cabo para que se respeitem as normas.

Cumprimentos
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Condutores paralelos

Mensagem por pedro caetano »

boas. para a potencia de 6.9 kva e 60m tem de ser cabo de 50mm em aluminio ou 25mm em cobre. o cliente diz que tem 7kva, mas deve ser 6.9kva ou seja 30A cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Condutores paralelos

Mensagem por lcmmonteiro »

pedro caetano Escreveu: 12 abr 2021, 14:18 boas. para a potencia de 6.9 kva e 60m tem de ser cabo de 50mm em aluminio ou 25mm em cobre. o cliente diz que tem 7kva, mas deve ser 6.9kva ou seja 30A cump
O que o autor indicou foi consumo de 7kW. Com esta informação apenas podemos considerar a potência mínima. Mas aguardemos por mais informações.

Cumprimentos.
Tiagolourenco20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 12 abr 2021, 09:57
Localização: Loures

Re: Condutores paralelos

Mensagem por Tiagolourenco20 »

Obrigado pelas respostas.

Estive a confirmar a confirmar as medidas com o paquimetro.
A instalação foi certificada pela Certiel em 2002 para 20.7Kva trisasico.

Entretanto foi colocado um contador monofásico com potencia contrada de 6.9KVa, como se pode ver nas fotos os cabos das outras 2 fases sem ligação.

Na saída do contador está cabo de 10mm que depois reduz para 6mm.
Na foto abaixo tem essa ligação, referente ao meu contador é a zona vermelha.
Anexos
photo_2021-04-12_18-18-44 (2).jpg
Tiagolourenco20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 12 abr 2021, 09:57
Localização: Loures

Re: Condutores paralelos

Mensagem por Tiagolourenco20 »

Nessa ligação só está a ser utilizada uma fase, as outras estão desativadas.


Medições:

Voltagem no contador em vazio - 227V
Voltagem no contador com consumo de 5.82KW - 222V
Voltagem no quadro em vazio - 227V
Voltagem no quadro com consumo de 5.82KW - 206V
Voltagem no quadro com consumo de 7KW - 196V

Distancia do quadro ao contador 80 metros (medidas pelo google maps)


Eu não entendo como conseguiram certificar isto nestas condições

O que será melhor fazer nesta situação?
É possível utilizar um dos cabos "soltos" e ficarem 2 cabos paralelos de 6mm para a fase ou será necessário trocar todo o cabo?

Desde já, obrigado
Anexos
photo_2021-04-12_18-18-44.jpg
Última edição por Tiagolourenco20 em 13 abr 2021, 16:28, editado 1 vez no total.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Condutores paralelos

Mensagem por lcmmonteiro »

Alguma coisa está mal aí pelo meio...

Os cabos que têm no contador não são iguais aos que mostra agora nesta foto no dcp.

Se tem 80 metros de distância deve ter caixas de passagem intermédias. Talvez possa até ter outra caixa antes do quadro.

O melhor conselho que lhe posso dar é pedir a um técnico certificado para analisar essa instalação por forma a obter a melhor informação para a sua real necessidade.

Cumprimentos.

Edit.

So depois de responder vi que tinha anexado outra foto.

Mantenho a mensa resposta.

Solicite o apoio de um técnico para o ajudar.

Por mais informações que possamos tentar dar podem não ser as adequadas e convém ser alguém com o conhecimento necessário para apresentar uma resposta.

Cumprimentos
Tiagolourenco20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 12 abr 2021, 09:57
Localização: Loures

Re: Condutores paralelos

Mensagem por Tiagolourenco20 »

Os cabos são os mesmos, estão é trocados, sai do contador o preto e depois passa para o cinzento.


Isto é numa quinta, na altura abriram uma vala do contador até á moradia, não tem caixa de passagem, vai directo.
Sai do contador a 10mm, passa para 6mm e segue assim até ao dcp.


Existe outra moradia e uma arrecadação também com certificação para 6.9kva com a mesma situação, passa de 10mm para 6mm mas estão a 15 metros do contador, não têm tanta quebra de tensão como eu.
Na outra moradia com consumo de 7kw tem uma quebra do contador para o quadro de 5v.

No meu caso vai para 20v de quebra com esse consumo
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Condutores paralelos

Mensagem por lcmmonteiro »

6mm3 para. Um comprimento de 80 metros 10A X 3 da lhe uma queda de tensao na ordem dos 1.50%. Esta no limite das normas atuais.

Se vai mudar para monofasico tem que preparar a instalação para receber um contrato superior pois não terá condições para receber mais do que 15A.

Tudo dependerá do que realmente pretende hoje e no futuro.

Cumprimentos.
Tiagolourenco20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 12 abr 2021, 09:57
Localização: Loures

Re: Condutores paralelos

Mensagem por Tiagolourenco20 »

Eu não tenho trifásico, nunca tive.
Tenho monofásico a 6.9kva nestas condições.

Está certificado nestas condições para 20.7KVa trifásico

No meu contrato está potência contratada 6.9Kva monofásico.


Nunca dei conta disto porque a E-Redes estava com problemas no ramal, tinha quebras no contador de 40-45V.
Concluíram a reparação no domingo e passei a ter a voltagem correcta no contador, foi aí que de conta da quebra no cabo
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Condutores paralelos

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro “Tiagolourenco20”

Permita-me que teça a minha humilde opinião sobre o valor das tensões existentes no seu contador.
Nº 1 – Por incumbência da ERSE, a EDP tem de substituir os actuais contadores por contadores novos até ao final do ano 2024, apesar da ERSE
solicitar à EDP um tempo menor até ao final do corrente ano.
Nº 2 – A taxa de potência contratada para um consumo mensal de 6.9 KVA (monofásico) na EDP é de 11,89€. A mensalidade mais baixa,
pertence à Endesa, no entanto convém não esquecer as premissas que lhe serão solicitadas no momento da adesão.
Nº 4 – Vejamos então um pequeno exercício que corresponda a uma informação conveniente:
Isto apenas serve como um exercício de reflexão para que o amigo Tiagolourenco20 , saiba o que lhe é mais vantajoso contratar se
monofásico ou trifásico

Vejamos então:

Para uma Potência de 6,90KVA a que corresponde uma intensidade de corrente de 30A para uma tensão de 230V em monofásico, teremos:
I=S/U;I=6900/230; I=30A.

Caso tenhamos uma tensão trifásica no valor de 400V, teremos para a mesma potência de 6,90KVA uma intensidade de corrente a que
correspondem 9,971098265 A. Isto é aproximadamente 10 Amperes por fase.
I=S/Uxraiz de 3;=6900/692; I=9,971098265 ↔ 10 A (símbolo de equivale)
Feito este pequeno exercício de demonstração da evidência, penso que a melhor solução para o amigo será manter a potência contratada em
monofásico.
Dito isto, porque não optar por outro operador de rede, se realmente não está satisfeito.
Mas, lá diz o ditado popular. “Muda-se de patrão mas não se muda de ladrão”.

a) À potência contratada 6.9 KVA
b) O que pode ligar em simultâneo (ao mesmo tempo)
. – Iluminação. - Ferro engomar.- secador de cabelo. – tv. – micro ondas e
Frigorífico.
c) Sem uso simultâneo (o que não poder ligar ao mesmo tempo)
. – Termoacumulador.- máquina de lavar roupa.- máquina de lavar louça.- Forno
elétrico.
Nota- Só um destes equipamentos pode ligar em simultâneo com todos os anteriores.
Devo, dizer também que apenas na ligação o termo acumulador faz com que o aparelho limitador de potência dispare. Este método
construtivo,serve para uma de duas coisas a saber;
a) - Evitar a deslocação de pessoal técnico para executar o seu rearme
b) - Evitar em termos futuros o acerto anual da facturação. Esta proibida pela entidade que superintende o negócio da energia em Portugal
(ERSE) tanto para o (gáz como eletricidade).
Dado tratar-se de um equipamento novo e, como o (DCP) sigla abreviada de disjuntor de controlo de potência, o qual no momento da
substituição será retirado pelos colaboradores da EDPD. No entanto, se tiver no quadro geral da habitação um disjuntor ou interruptor
diferencial existentes, ambos poderão funcionar como disjuntor ou interruptor de corte geral.
Tanto um como o outro, atrás mencionados, estes aparelhos podem ser de dois tipos; Disjuntor Diferencial cuja sigla é (DD) ou interruptor
diferencial de sigla (ID).

Espero ter contribuído para dissipar alguma dúvida que ainda possa ter


Cptos

JAG
Tiagolourenco20
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 12 abr 2021, 09:57
Localização: Loures

Re: Condutores paralelos

Mensagem por Tiagolourenco20 »

Pelo que vi na tabela abaixo para a certificação que está de trifásica 20.7KVa com uma distância de 80m tinha que estar instalado cabo com 35mm e está 6mm...


Para resolver esta situação para monofásico terei de substituir fase e neutro por cabo de 35mm.
No caso de trifásico seria 4x35mm

Estou correcto?


Obrigado pela ajuda
Anexos
Screenshot_20210412-213824.jpg
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Condutores paralelos

Mensagem por lcmmonteiro »

Tiagolourenco20 Escreveu: 12 abr 2021, 21:50 Pelo que vi na tabela abaixo para a certificação que está de trifásica 20.7KVa com uma distância de 80m tinha que estar instalado cabo com 35mm e está 6mm...


Para resolver esta situação para monofásico terei de substituir fase e neutro por cabo de 35mm.
No caso de trifásico seria 4x35mm

Estou correcto?


Obrigado pela ajuda

Sem grandes cálculos para 30.7KVA em trifasico creio que 25mm2 é suficiente pois até 80m em cabo enterrado permite. A. Queda de. Tensão abaixo de 1.5 %.

Agora se tem a seguir ao contador outra secção algo está errado e jamais poderá ter a potência de 30A por fase sem a tensão cair a pique.

Agora pergunto lhe quer mudar o contrato para monofasico para que valor? Já se informou junto do operador qual a potência que este lhe disponibiliza em mono?

Com cabo de 6mm2 não irá para além de 6.90KVA.

E atenção que o operador pode exigir não só termo conformidade da instalação elétrica como certificação da instalação para potências acima de 6.90KVA.



Cumprimentos.

Edit.

Enganei me. Na secção do cabo e corrigi para 25mm2.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”