Instalação wallbox Garagem

luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Instalação wallbox Garagem

Mensagem por luisilva78 »

O facto de o feral ser de 40A não quer dizer que suporte 40A. O aparelho que dá essa indicação é o disjuntor que está no quadro geral (que é de 25A). Ou seja, no quadro da garagem o máximo que pode ter é 25A. Isto quer dizer, que tem que alterar o quadro geral e substituir essa disjuntor, substituir o cabo que vai para a garagem, para estar de acordo com esse disjuntor (este aparelho apenas é uma protecção para evitar que o cabo arda e é definido pelo cabo que é instalado) e só depois pode alterar a instalação da garagem.

PS.: também tem que pedir o aumento de potência, porque neste momento apenas tem 10A por fase e precisa de pelo menos 32A numa delas.


monkey
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 31 mai 2008, 23:45
Agradecimento recebido: 2 vezes
Contacto:

Re: Instalação wallbox Garagem

Mensagem por monkey »

Bom dia,
Podem existir alguns desafios adicionais pela frente. A EDP poderá não aceitar a mudança para monofásico dependendo da coluna montante que tem no prédio, isso poderá ser algo que pode tentar confirmar. Outra coisa, tipicamente se é um lugar de estacionamento (sem box) a solução standart do regulamento é alimentação a partir do quadro de serviços comuns e não a partir do quadro da arrecadação, por questões dos cortes gerais. Eu penso que tem sido aplicadas soluções alternativas e têm sido aceites. Salvo erro quando se alimenta a partir do quadro de arrecadação nesta situação tem de se garantir e alertar que quando se corte a alimentação aos quadros da garagem o carregador também fique sem alimentação, para o caso dos bombeiros terem de atuar no local não terem zonas energizadas. Mas talvez outro colega consiga ajudar isto que referi não é uma regra serve apenas para alertar de um possível problema. Eventualmente para esta alteração talvez tenha de consultar um profissional ou empresas que atuam nesta área, pois a alteração poderá não ser tão simples.

Cumprimentos,
BrunoN17
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 28 mar 2021, 15:57
Localização: Lisboa

Re: Instalação wallbox Garagem

Mensagem por BrunoN17 »

Olá!

Quero a gradecer a esta comunidade incrível que me está a ajudar neste processo. Está a ser bastante esclarecedor e educativo.

Luis, fui lá abaixo tentar verificar qual era a espessura do cabo mas apesar de ter procurado não me parecia haver nada escrito. No entanto tirei a foto abaixo.

Obrigado por puxar a atenção que o disjuntor vai disparar aos 25A, era algo que não tinha reparado. Ou seja, está claramente definido que mais que 25A não vou conseguir ter.

Isto pode ajudar no seguinte sentido:
Ou aumento a potência para 17.25kVA em trifásico (25A por fase - Vai ficar mesmo no limite) ou mantenho a potência e coloco em monofásico (Mas já vi que pode ser uma dor de cabeça)

@monkey - É realmente um ponto bastante relevante e faz todo o sentido. Já existem alguns vizinhos com wallbox por isso diria que de certa forma esta questão já estará comprometida.

Obrigado!
IMG_2313.jpg
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”