O cliente Quer Termo Responsabilidade ?

Responder
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

O cliente Quer Termo Responsabilidade ?

Mensagem por CAOR »

Boas a todos técnicos deste Fórum ! tenho um problema ? que vou expor!
Fiz remodelação de uma vivenda praticamente tudo alterado, desde quadro, posições de tomadas, luzes, e montagem de luminárias!
As luminárias foi fornecidas pelo cliente, material elétrico, aparelhagem, quadros pela minha pessoa !
Uma vez que tem já tinha contador instalado para uma potência de 20,7 KVA para mim tudo bem!
Cliente pede-me agora uma Declaração de responsabilidade pela execução da Obra que tenha como tempo de responsabilidade 5 Anos?
Bem trabalho no sector á 51Anos e é primeira vez!
Existe alguma minuta para tal situação?
Ainda lhe disse que podia fazer pedido inspeção a uma firma de certificação de instalações a titulo privado! pois não é necessário para EDP uma vez que já tem contador!
Disse que tinha pedido a uma! mas que queria uma declaração minha por ter executado a dita remodelação da instalação? e com validade por cinco Anos?
Pergunto algum técnico aqui no Fórum que já fez este tipo de declaração?
Agradeço todas as informações possíveis!
Obrigado


luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: O cliente Quer Termo Responsabilidade ?

Mensagem por luisilva78 »

Se a instalação fosse de potência até 10,35kVA eu diria que não havia problema, passava o termo de responsabilidade (modelo da DGEG). Digo até que é uma obrigação de um técnico assumir a responsabilidade pelo seu trabalho e fornecer esse termo ao dono-da-obra.
Para esse caso, e como para essa potência a lei obria a um projecto subscrito por um Eng. Electrotécnico ou um Eng. Tec. Electrotécnico, ao emitir esse termo está apenas a confirmar que não cumpriu a lei.
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: O cliente Quer Termo Responsabilidade ?

Mensagem por CAOR »

Obrigado Luís Silva pela sua resposta, a instalação em causa foi alteração de sitio de tomadas em toda casa assim como pontos de iluminação e quadro novo e aparelhagem tudo de acordo com o que iam pedindo, como já existia contador não me passou pela cabeça que fossem pedir este termo de responsabilidade! bem, mencionou e bem e é o que vou fazer, passar o termo Responsabilidade idêntico ao que se passa para a EDP.
Qualquer maneira os meus agradecimentos pela observação.
Avatar do Utilizador
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 107
Registado: 16 fev 2009, 19:07
Localização: Abrantes - Portugal
Agradecimento recebido: 9 vezes

Re: O cliente Quer Termo Responsabilidade ?

Mensagem por Miguel Alves »

Boa Tarde a todos,
Tambem já tive um cliente que me pediu o mesmo e com a mesma potencia contratada.
passei o termo disponibilizado pela DGEG mas ele queria que eu escrevesse que era responsavel pela instalação por 5 anos, eu respondi que era um modelo aprovado pela DGEG, mas para ele aquele não valia de nada queria a força que eu escrevesse o que ele queria.
então ao fim de uns dias e já farto do ouvir disse-lhe que não podia fazer o que pedia, o que podia fazer era pedir uma inspeção eletrica e que para isso era necessario um projeto eletrico, o que lhe ia trazer custos acrescidos que teria de suportar.
parece que foi remedio santo... numca mais me chateou.
Tenho um colega que pede sempre uma inspeção para todas as obras que faz quer sejam novas ou remodelações.

Miguel Alves
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: O cliente Quer Termo Responsabilidade ?

Mensagem por dsrsantos »

Parece-me que o que ele quer é por causa de garantia. E isso não é um termo de responsabilidade, é a factura é que serve para esse efeito.
Digo eu mesmo sem perceber grande coisa de direitos do consumidor...
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: O cliente Quer Termo Responsabilidade ?

Mensagem por ohmico »

Boas,

a factura não faz uma descrição detalhada dos trabalhos realizados.

O termo de responsabilidade que possa vir a passar deverá ser o mais detalhado possível, com registo das medições que foram efectuadas à data da entrega, de modo a estabelecer os limites da sua intervenção e em consequência da sua responsabilidade. (No caso de não ser o modelo da DGEG).

O prazo de garantia e de assunção de responsabilidade será o mesmo que noutra instalação qualquer.

Não há prazos de 5 anos, repare que os materiais utilizados, quando muito, têm prazo de garantia de 2 anos.

De qualquer modo o Miguel Alves deu-lhe a solução - entregue-lhe o termo de responsabilidade para aprovação da instalação - se não chegar, então terá que avançar para o projecto, cobrando, uma vez que não esteve previsto.

Ohmico
CAOR
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 482
Registado: 02 dez 2007, 14:24
Localização: LISBOA
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 8 vezes

Re: O cliente Quer Termo Responsabilidade ?

Mensagem por CAOR »

Agradeço a todos o que me aconselham fazer!
O meu obrigado!
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”