Disjuntores "inteligentes"

Responder
lf0nseca
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 11 set 2016, 21:10
Enviou: 2 vezes

Disjuntores "inteligentes"

Mensagem por lf0nseca »

Boas, ver se alguém me pode dar uma dica...

Numa instalação monofásica simples, temos 1 diferencial que depois vai para, por exemplo 6 disjuntores.

Existe algum sistema de corte que, caso o consumo total ultrapasse um "x", vá cortar o disjuntor A, B, etc?

A ideia era proteger o circuito para que o quadro da EDP não mande a baixo se se ligarem coisas demais ao mesmo tempo, e mandar abaixo apenas os circuitos com maior consumo (fogão, máquinas de lavar, discos) mantendo o resto da casa ligada.

Já existe alguma coisa a nível de domótica ou disjuntores inteligentes que faça isto?

Bem sei que poderia pedir mais potência, mas estou no limite da instalação e verdade seja dita tb não quero pagar mais.

Agradeço qq ajuda.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Disjuntores "inteligentes"

Mensagem por joao-pt »

Existem equipamentos que fazem o que pretendes, os deslastradores, tens de várias marcas, com maior ou menor complexidade e mais ou menos funcionalidades. Os preços é que podem não ser nada apelativos para o que pretendes. Existem outras soluções, a Schneider tem algumas com monitorização por telemóvel, etc.
lf0nseca
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 11 set 2016, 21:10
Enviou: 2 vezes

Re: Disjuntores "inteligentes"

Mensagem por lf0nseca »

Acho que é mesmo isto. Sabendo o nome do "animal" torna-se muito mais fácil procurar 8)

Obrigadíssimo!
Luis
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Disjuntores "inteligentes"

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro "lf0nseca"

Meu caro amigo, não existe, até à data presente disjuntores inteligentes, que lhe possam executar aquilo que pretende
Tal como o colega "joao-pt" deixou claro, apenas existem deslastradores, podendo estes, serem do tipo contactor ou relé.
Para o caso de optar pelo relé, terá de verificar qual a grandeza que pretende, pois dentro desta gama existem várias tipologias construtivas:

São elas:

1º - Relé de intensidade
2º - Relé de tensão
3º - Relé de frequência
4º - Relé homopolar (de máxima intensidade de fase e relé homopolar).
5º - Relé diferencial
Etc, etc.

Voltando ao cerne da sua dúvida julgo que o que realmente se enquadra no seu pedido, será o relé deslastrador de intensidade.


Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”