como certificar instalação 6,9kva?

Responder
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

como certificar instalação 6,9kva?

Mensagem por damon »

Boas,

Tenho um amigo que comprou uma vivenda ao banco que não tinha energia. ao que parece há já muitos anos...
foi a EDP com o numero do contador e a EDP não quer ligar porque foi desactivado do sistema, ao seja não existe local de consumo...

Pediu me ajuda, sei que posso certificar a instalação existente até 6,9kva sem certificar pelo ISQ
que é urgente e precisa de energia para viver la...

Como se procede? que a EDP não ajuda nada...

ele não tem facturas...nem CPE nem NIP...

Como faço, vou eu a EDP para pedir o CPE e NIP e com isso registo no portal do SRIESP ? com FE e termo responsabilidade? certo?
e depois ele pede o contador? certo?
que nunca registei nada neste portal do SRIESP (só fiz consultas de PMA) e não sei como se faz...

Mais tarde havera aumento de potencia porque 6,9kva não lhe chega para o que precisa de fazer...mas para já é suficiente para o dia a dia...


tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 111
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Localização: Aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 26 vezes

Re: como certificar instalação 6,9kva?

Mensagem por tpinheiro »

Boa tarde,

Se não existe local de consumo, o primeiro passo é fazer um pedido de ligação á rede na EDP Distribuição.
Com isto é executado o ramal de ligação á RESP e é atribuído um NIP e um CPE ao local de consumo.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1020
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Localização: Centro
Agradecimento recebido: 12 vezes

Re: como certificar instalação 6,9kva?

Mensagem por projclvm »

Levar Ficha eletrotécnica com potência a requisitar. Depois de apresentado o orçamento e disponibilizado o NIP, fazer o registo na plataforma.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: como certificar instalação 6,9kva?

Mensagem por damon »

obrigado pela ajuda
Moamed
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 27 jul 2020, 04:23
Localização: Almada
Enviou: 2 vezes

Re: como certificar instalação 6,9kva?

Mensagem por Moamed »

Boa noite alguém me pode dar uma dica
Em 24-04-2006 fui ver um apartamento fiz um contrato promessa compra de um apartamento para fazer as escrituras em dezembro do mesmo ano no qual o prédio estava e está todo concluído como trabalho em angola uma semana depois do contrato fui para Luanda e mandei Alguns reforços em numerário para o contrato quando cheguei em dezembro foi-me dito que o construtor que era o dono da obra deu insolvência e a partir daí foi tribunais credores e embrulhadas atrás de embrulhadas até a data de hoje e o prédio continua desabitado sem qualquer morador como regressei de vez para Portugal fui no prédio e entrei no apartamento que tinha feito o contrato eu pedi na edp o n do nip e deram-me e também o n do cpe mas era só para a obra eu posso pedir para por luz no prédio em meu nome
Obrigado
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: como certificar instalação 6,9kva?

Mensagem por dsrsantos »

Moamed Escreveu: 31 jul 2020, 22:19 Boa noite alguém me pode dar uma dica
Em 24-04-2006 fui ver um apartamento fiz um contrato promessa compra de um apartamento para fazer as escrituras em dezembro do mesmo ano no qual o prédio estava e está todo concluído como trabalho em angola uma semana depois do contrato fui para Luanda e mandei Alguns reforços em numerário para o contrato quando cheguei em dezembro foi-me dito que o construtor que era o dono da obra deu insolvência e a partir daí foi tribunais credores e embrulhadas atrás de embrulhadas até a data de hoje e o prédio continua desabitado sem qualquer morador como regressei de vez para Portugal fui no prédio e entrei no apartamento que tinha feito o contrato eu pedi na edp o n do nip e deram-me e também o n do cpe mas era só para a obra eu posso pedir para por luz no prédio em meu nome
Obrigado
Caro Moamed,

Pelo que percebo a instalação eléctrica não foi concluída nem certificada. Nem a das fracções, nem a instalação colectiva (coluna montante). Imagino que neste momento o "dono" do prédio sejam os condóminos. Nesse caso penso que deverá ser o condomínio a promover a conclusão e certificação da instalação colectiva e, cada condómino a suportar o mesmo para a sua fracção. Vai se necessário haver um projecto eléctrico e um técnico que trate da certificação.
Pode ser complicado se mais ninguém no prédio estiver interessado em ter electricidade para já...
Moamed
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 27 jul 2020, 04:23
Localização: Almada
Enviou: 2 vezes

Re: como certificar instalação 6,9kva?

Mensagem por Moamed »

Boa noite ilustre é um prédio de 6 apartamentos e o problema é que ninguém está a morar no prédio pelo que sei e me informaram foi que as outras pessoas conseguiram reaver sinal do contrato que tive que ganhar coragem e entrar dentro do apartamento perdido por perdido vou arriscar estou farto de esperar pela justiça e nada mas eu como estava fora não soube de nada fiquei arder assim vou tentar alguma coisa quem sabe?
Será que em meu nome singular posso fazer todas essas obras para por a luz ?
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: como certificar instalação 6,9kva?

Mensagem por damon »

Boas,

Estou a remodelar a instalação electrica num apartamento cujo PMA atual é de3,45kVA.
Para certificar para 6,9kva neste predio colectivo, basta ir ao site da DGEG ?
certo?
e enviar o termo e ficha electrotecnica?

é assim que procedem? ou tem de o cliente primeiro ir a EDP?

Estive a ver a coluna do predio e tem secção suficiente para este aumento de potencia,

Fico a aguardar vosso feedback
obg
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: como certificar instalação 6,9kva?

Mensagem por dsrsantos »

Isso do termo e da ficha é só para moradias.
Nesse caso tem de ter projecto e inspecção.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: como certificar instalação 6,9kva?

Mensagem por damon »

dsrsantos Escreveu: 25 nov 2020, 22:50 Isso do termo e da ficha é só para moradias.
Nesse caso tem de ter projecto e inspecção.
já agora,

porque razão? por ser um prédio colectivo?

então tenho que pedir a um projectista? e depois certificar a instalação?
tem algum projectista para me aconselhar?
na zona de lisboa
obg
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: como certificar instalação 6,9kva?

Mensagem por damon »

dsrsantos Escreveu: 25 nov 2020, 22:50 Isso do termo e da ficha é só para moradias.
Nesse caso tem de ter projecto e inspecção.

Tenho reunião com o cliente amanha,
mas ele me disse que a EDP só pede ficha electrotecnica e termo responsabilidade
e depois registar no site SRIESP, (sem ser preciso pedir vistoria do ISQ, porque =6,9kva)
não estou a perceber porque é necessario projecto??
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: como certificar instalação 6,9kva?

Mensagem por lcmmonteiro »

Por uma razão muito simples. O. Somatório das potências a receber o mesmo ramal ultrapassa 10.35KVA logo e necessário projeto com os cálculos de todas as ligações e responsabilidade da coluna que é capaz de suportar o aumento de potência.

No entanto a e por vezes existem alguns casos mais simples e com sorte e após contacto com a edpd até se consegue resolver a coisa de uma forma mais simples.

Tente obter um feedback da edpd e veja o que eles lhe pedem ou exigem para esse pequeno aumento de potência.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”